PTAX: descubra o que é e como ela é aplicada

O que é a taxa PTAX

Se você tem um certo grau de proximidade com o Dólar ou qualquer outra moeda estrangeira, seja como investidor ou simplesmente como usuário de serviços de transferência e remessas internacionais, saiba que é muito importante que você entenda o que é PTAX.

Neste artigo, apresentaremos a você as principais informações a respeito da oscilação de moedas estrangeiras e a influência da PTAX nestas variações.

Além de conhecer o conceito, você verá também onde a PTAX é aplicada, quais são as principais influências sobre ela, como é calculada e outras questões relevantes a respeito do tema.

Acompanhe e entenda!

O que é PTAX e onde ela é aplicada?

A PTAX é uma taxa de câmbio utilizada como referência para a cotação do Dólar. Calculada pelo Banco Central do Brasil, ela consiste na média de taxas informadas pelos dealers de Dólar durante quatro janelas ao longo do dia.

Lembramos que os dealers são as instituições financeiras — bancos ou corretoras — que intermediam as operações entre o Banco Central e o mercado aberto.

Assim, a PTAX é uma taxa que representa o preço de uma moeda estrangeira — taxa de câmbio —, ou seja, a quantidade de moeda nacional que é necessária para comprar uma moeda estrangeira.

No caso da PTAX estamos falando especificamente da taxa de câmbio do Dólar com relação ao Real.

Como a PTAX é calculada?

O cálculo da PTAX é feito considerando as médias aritméticas das taxas de compra e venda em quatro janelas ao longo do dia.

As janelas de consulta são realizadas ao longo do dia nos seguintes horários: entre as 10h e 10h10; entre às 11h e as 11h10; entre às  12h e 12h10; e, entre as 13h e às 13h10.

Cada janela de consulta tem duração de dois minutos, e, as taxas de câmbio de compra e venda referente às consultas correspondem à média das cotações de compra e venda fornecidas pelos dealers.

O cálculo da PTAX na prática

O Banco Central é responsável por calcular e determinar a PTAX
O Banco Central é responsável por calcular e determinar a PTAX

O Banco Central determina qual é a média ponderada das taxas de compra e venda informadas pelos dealers do dólar através do Sisbacen.

Desta maneira, após a realização das consultas dentro das quatro janelas de tempo informadas, o BC divulga a PTAX do dia para o mercado.

Onde acompanhar a taxa?

A cotação é calculada e divulgada para todo o mercado pelo Banco Central do Brasil. Como ela é considerada a cotação oficial de compra e venda de Dólares em relação à moeda brasileira, as informações são replicadas em diversos outros canais e plataformas financeiras.

Como a PTAX é utilizada?

A PTAX é utilizada de forma bastante extensiva, desde acordos entre empresas, até contratos em dólar, compra e venda de moeda, definição do dólar turismo e contratos futuros.

O que você precisa saber, na prática, é que as taxas PTAX de compra e de venda correspondem, às médias aritméticas oriundas dos cálculos divulgados diariamente pelo Banco Central e que eles impactam todo o mercado.

Por que é preciso conhecer a PTAX?

A PTAX é importante pois refere-se a uma métrica cambial que influencia todas as operações financeiras atreladas ao dólar. E isso não se limita à compra e venda e transações de moeda, já que tudo aquilo que está vinculado com variações cambiais, está associado a PTAX.

Por exemplo, um aumento da PTAX não afeta apenas o custo de uma viagem de férias para o exterior, mas também todos os produtos, insumos e serviços que estejam direta ou indiretamente vinculados ao Dólar. 

A farinha de trigo, por exemplo, é um produto muito importado pelo país. Quando o dólar apresenta aumentos na taxa PTAX, consequentemente, o consumidor final sente um acréscimo no valor final do pão.

Como você pode ver, as oscilações do dólar estão diretamente associadas à taxa PTAX, por isso, entender sobre o assunto e conhecer as principais informações a respeito do tema ajudam a lidar com diversas questões do seu dia a dia. 

Resumindo

Para que serve Ptax?

Ela é utilizada para diversas definições o valor em transações fechadas em dólar, desde a definição do dólar turismo a contratos empresariais.

Que horas sai a Ptax do dia?

A Ptax sai em 4 janelas ao longo do dia: entre as 10h e 10h10; entre às 11h e as 11h10; entre às  12h e 12h10; e, entre as 13h e às 13h10.