Real vs Euro: apreciação do Real

por André Galhardo
3 minutos de leitura

Sem grandes novidades em termos de indicadores econômicos, a pauta da vez na União Europeia girou em torno da quebra das patentes das vacinas contra o novo coronavírus. 

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, referiu-se a UE como “a farmácia do mundo” e, em declaração, lembrou que até o momento a União Europeia é a maior exportadora de vacinas do mundo.

De modo complementar e em linha com o presidente estadunidense Joe Biden, Von der Leyen pediu aos outros países produtores que acabassem com as restrições para enviar as doses para outros países, de modo a reduzir o impacto sobre as cadeias de abastecimento.

Esse cenário animou o mercado e o Euro abriu o pregão de segunda-feira (3) cotado a R$ 6,5392. Na abertura desta sexta-feira (7), a cotação foi de R$ 6,3664. Estamos falando, portanto, de uma apreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 2,64%

Na comparação entre o Euro e o Dólar (GBP/USD), a moeda estadunidense enfraqueceu novamente ao longo da semana. O Euro, por sua vez, ganhou valor em aproximadamente 0,28%.

Assuntos relacionados