Vitória de Joe Biden e os impactos na economia brasileira

por Remessa Online
3 minutos de leitura
Vitória-de-Joe-Biden-e-os-impactos-na-economia-brasileira

O mundo inteiro passou a semana na expectativa do resultado das eleições americanas, uma das maiores potências da economia mundial, que apresenta fortes influências no mercado externo.

Agora, com a confirmação do democrata eleito nos Estados Unidos, voltamos os olhos aos possíveis impactos que serão sentidos na economia brasileira.

Quer entender melhor o que pode acontecer com a nossa economia, a partir da vitória de Joe Biden? Selecionamos 4 grandes impactos que a eleição do novo presidente dos Estados Unidos pode provocar.

4 impactos na economia brasileira que podem ser causados pela vitória de Joe Biden

1. Conflitos diplomáticos

Biden tem uma postura muito clara sobre questões ambientais e não vê com bons olhos a situação da Amazônia e do Pantanal brasileiro. Em seu primeiro discurso, falou sobre a união com outros países para levantar fundos para preservação dessas áreas

Se o governo brasileiro continuar agindo com despreocupação com relação a essas questões, terá dificuldades para estreitar laços com o novo presidente.

Além disso, Biden e Bolsonaro têm linhas ideológicas bem diferentes. O primeiro é de esquerda e defende direitos humanos, por exemplo. Isso pode afetar outras políticas e acordos. 

2. Oportunidades de exportação

Durante a campanha eleitoral, Donald Trump, prometeu que agiria para proteger a economia dos Estados Unidos. Para isso, aumentaria as tarifas dos produtos importados para privilegiar a produção interna. 

Essa política afetaria diretamente o Brasil, reduzindo a entrada de produtos produzidos aqui, o que poderia prejudicar o desempenho econômico e gerar mais desemprego.

Biden, no entanto, defendeu as relações internacionais e deve investir em políticas para melhorar o relacionamento dos Estados Unidos com outros países. 

3. Crescimento tecnológico limitado

Neste campo, Biden se assemelha às opiniões de Trump com relação à China. Se for eleito, Biden também vai tentar interferir na participação da China no leilão do 5G no Brasil. O objetivo do candidato seria limitar o crescimento tecnológico chinês.

No entanto, isso também poderia afetar o desenvolvimento no Brasil. A China é referência em desenvolvimento tecnológico e poderia contribuir com a criação de uma rede mais inteligente e eficiente no Brasil. Isso impactaria outras áreas econômicas do país.

4. Valorização da moeda brasileira

Caso os democratas consigam apoio da maioria na Câmara e no Senado, especialistas avaliam que pode haver queda do dólar. O novo governo vai gastar mais aumentando os impostos e o partido de Biden tem um histórico de gastar mais. 

Assim, a moeda norte-americana deve recuar após a eleição, favorecendo outras moedas, como o real. 

Quer ficar por dentro das novidades e dos impactos que podemos esperar com Biden na Casa Branca? Continue acompanhando o nosso blog.

Assuntos relacionados