Como colocar seu game no XBox Marketplace

Como colocar seu jogo no XBOX Marketplace

Conheça o XBOX Marketplace, plataforma de compra online do XBOX Live da Microsoft, e veja como você pode colocar seu jogo à venda lá.

Lançada em 2010, a Xbox Marketplace é a plataforma de compra online do Xbox Live. Nela, os usuários podem comprar e fazer o download dos seus jogos preferidos e dos novos lançamentos da marca.

Mas se você é um desenvolvedor e deseja vender seu próprio game na plataforma, confira o artigo abaixo e descubra como participar do programa de desenvolvedores da Xbox. Vamos lá?

O que é o Xbox Marketplace?

O Xbox Marketplace é considerado um dos principais recursos do Xbox. Essa rede 100% online está disponível no Brasil desde novembro de 2010 e conquistou a preferência de diversos amantes de games.

Nela, os usuários podem organizar partidas online com seus amigos e outros jogadores. Além disso, a plataforma permite que eles conversem entre si e façam o download de demonstrações de games ou das versões completas dos seus títulos favoritos. 

Requisitos para publicar o jogo no Xbox

Por meio do XBOX Marketplace você pode disponibilizar seu jogo para ser comprado em qualquer console XBOX
Por meio do XBOX Marketplace você pode disponibilizar seu jogo para ser comprado em qualquer console XBOX

O programa de criadores do Xbox Live é acessível para desenvolvedores amadores e profissionais. A plataforma é intuitiva e fácil de ser usada pelos usuários. 

Além disso, eles têm acesso a kits de desenvolvimentos e fóruns que ajudam na programação do jogo. Para publicar o game na plataforma, os usuários precisam respeitar as políticas do Xbox

Passo a passo: como colocar meu game no Xbox Marketplace

Para colocar o game no Xbox Marketplace, os desenvolvedores precisam se inscrever no programa [email protected] O procedimento é simples e pode ser realizado em alguns passos simples: 

  1. Preencha o formulário do [email protected];
  2. Entre em contato e assine o contrato de confidencialidade;
  3. Acesse os fóruns dos SDKs e os kits de desenvolvimento;
  4. Crie o game no Centro de Desenvolvimento e integre ao Xbox Live;
  5. Habilite o Modo Desenvolvedor no Xbox One para testar o console;
  6. Publique e atualize o game no Xbox Marketplace;

Os desenvolvedores cadastrados não precisam pagar taxas para se inscrever no [email protected] Apenas é cobrado um custo único associado ao desenvolvimento na Plataforma Universal do Windows. 

Benefícios de desenvolver no Xbox Live 

Os jogos no Xbox Marketplace são acessados por mais de 55 milhões de gamers em todo o mundo. Isso é, sem dúvida, um grande atrativo para os desenvolvedores. 

A plataforma dos criadores incluem recursos modernos que garantem um jogo atrativo e interessante para quem vai participar. Algumas dessas funcionalidades são: 

  1. presença no Xbox Live;
  2. games salvos no ambiente virtual;
  3. placares de líderes;
  4. comunidade global de desenvolvedores;
  5. DVR de Jogos. 

Outro benefício de desenvolver um jogo pelo Xbox Live é a fácil integração do game em consoles, PCs e dispositivos móveis. Com isso, as chances do jogo ser baixado por mais jogadores é maior. 

Ferramentas disponíveis 

Os usuários podem criar games exclusivos de maneira prática e sem complicação. A plataforma dispõe de recursos modernos e softwares de alto nível como: 

  1. Visual Studio;
  2. Unity;
  3. XBLC;
  4. Construct3;
  5. MonoGame;
  6. Xenko

Vale destacar que essas funcionalidades são intuitivas e podem ser usada tanto por desenvolvedores amadores, quanto profissionais. 

Pagamento por jogo publicado no Xbox Marketplace

Antes de lançar o jogo no Xbox Marketplace, os usuários podem definir o preço do game ou até mesmo disponibilizá-lo gratuitamente.  

É possível vender os jogos e aplicativos na Store a partir de USD 0,99. Caso deseje, o desenvolvedor pode converter esse valor em mais de 60 moedas em todo o mundo. 

Porém, o Xbox cobra uma taxa em cima de cada venda realizada. As tarifas estão estipuladas no Contrato de Desenvolvedor de Aplicativos, assinado no ato da inscrição. 

Normalmente, os pagamentos são efetuados até o 15º dia útil de cada mês. Porém, o prazo de compensação varia entre 1 a 10 dias úteis, de acordo com o método e país escolhido pelo usuário. 

Portanto, colocar o seu game no Xbox Marketplace não é uma tarefa difícil. Você só precisa acessar a plataforma e se inscrever no programa de desenvolvedores do Xbox. Em seguida, basta acessar a plataforma, criar e publicar o seu jogo para gamers do mundo inteiro.

Remessa Online: como receber pagamentos no exterior

Se você é um desenvolvedor independente de game, e presta serviço para studios de games no exterior, pode utilizar a Remessa Online para receber o pagamento pelo seu serviço. A plataforma oferece o menor custo do mercado. 

Veja como é simples receber seu pagamento do exterior

Faça seu cadastro na Remessa Online agora mesmo. E se quiser saber mais, veja vários caminhos para monetizar o seu game.

Resumindo

O que é o [email protected]?

O [email protected] é o programa de desenvolvedores do XBOX. Por meio dele você pode disponibilizar o seu jogo na XBOX Marketplace

Quanto o XBOX Marketplace paga?

É possível vender os jogos e aplicativos na XBOX Marketplace a partir de USD 0,99. Contudo, de acordo com o Contrato de Desenvolvedor de Aplicativos da Microsoft, é cobrado 30% de taxa sobre venda de aplicativos adquiridos em um console XBOX, 15% sobre assinaturas de aplicativos adquiras em console XBOX, 15% sobre a venda de aplicativos em outros dispositivos Windows 10, e 5% sobre assinaturas adquiras em outros dispositivos Windows 10.