Como encontrar o melhor câmbio para iene?

Veja como encontrar o melhor câmbio para iene

Veja neste artigo como encontrar o melhor câmbio para iene, seja para turismo, seja para remessas internacionais

No próximo ano acontecem as Olimpíadas de Tóquio e tem muito brasileiro se programando para acompanhar as competições. Por isso, já estão comprando ienes. Se você também pretende ir para o Japão em julho de 2020, mas ainda não adquiriu a moeda estrangeira, leia este conteúdo.

Neste texto, vamos te orientar sobre como encontrar o melhor câmbio para ienes. Confira!

Onde encontrar o melhor câmbio para iene?

Primeiramente, é importante entender que existe cotação do iene tanto na versão turismo quanto na comercial. O câmbio comercial é controlada pelo Banco Central e é usada em transações de exportação e importação. 

O câmbio turismo é determinado por cada corretora, por isso que costuma ser mais alta. Esse câmbio é utilizado para venda de moedas e viagens. Entre o preço de compra e o preço de venda do câmbio há uma variação, chamada de spread

Quando falamos em variação cambial, estamos mais acostumados a lidar com moedas mais conhecidas, como dólar, libras esterlinas e euro, por isso é natural se confundir com as conversões. Também por isso, o iene não é uma moeda tão popular no Brasil, isso acaba encarecendo a sua cotação turismo.

No caso de remessas internacionais este problema é menor. Ainda assim, nem todo serviço permite enviar ou receber dinheiro diretamente em iene. A Remessa Online é uma das poucas empresas a oferecer esta solução para brasileiros.

Os bancos e agências têm todo um trâmite para adquirir e manter a moeda no país, que acaba encarecendo o seu preço de comercialização. Veja quais são as dicas que preparamos para te ajudar a encontrar o melhor câmbio para ienes. Confira!

Cartão de crédito ou cartão pré-pago

Diferentemente de outras moedas, no caso do iene o custo-benefício pode ser melhor se o viajante optar por usar o cartão de crédito ou pré-pago. Isso porque o custo da compra de moeda em espécie no Brasil acaba sendo muito alto.

Em compras realizadas no exterior, com cartão de crédito, o IOF pago é de 6,18%. A troca pelo dinheiro em espécie é de 1,1%. Entretanto, a margem que as corretoras cobram para vender o iene pode chegar a 15%. Isso sem falar nas taxas, que também ficam em torno dos 15% ou até mais, dependendo da corretora. Avalie a compra da moeda em espécie ou do cartão pré-pago na Beecâmbio.

Nesse caso, o cartão de crédito ou o pré-pago acaba sendo mais vantajoso.

Troca por dólar

Outra alternativa mais econômica é comprar dólar no Brasil e fazer a troca pela moeda local no Japão. O viajante pagará o câmbio do dólar com taxas, que são bem menores do que as taxas cobradas no câmbio para ienes. 

Ao chegar no Japão, basta procurar uma casa de câmbios e fazer a troca de dólar para ienes. Além disso, o turista não terá que arcar com o custo de IOF, cobrado nas transações com cartão de crédito ou pré-pago. Porém, terá que pagar as taxas e margens de lucro cobradas pelas corretoras no Japão, na hora de fazer a troca dos dólares por ienes. 

Aproveite para conferir nossas dicas para te ajudar a encontrar o melhor câmbio para dólar e acompanhe a nossa ferramenta de cotação de iene. Clique e confira.