4 dicas para encontrar o melhor câmbio para dólar

por Remessa Online
3 minutos de leitura

Vai fazer uma viagem internacional, um curso no exterior, investir em ações de empresas globais, mas está preocupado com a alta do dólar? As notícias têm mostrado que a moeda nunca esteve tão valorizada como nos últimos tempos.

O que fazer para encontrar o melhor câmbio para dólar? 

Neste artigo, listamos algumas dicas que podem te ajudar a fazer a compra da moeda. Acompanhe! 

O que é casa de câmbio, afinal?

Antes de saber as dicas para encontrar as melhores taxas de câmbio, precisamos estabelecer alguns conceitos básicos, como o da casa de câmbio.

Uma casa de câmbio nada mais é do que uma empresa que oferece a troca de uma moeda por outra. A expressão tem origem na língua francesa, “bureau de change”, e é amplamente usada na Europa e nas regiões do Canadá que falam francês.

Trata-se de instituições financeiras dedicadas à compra e venda de divisas de diferentes países que podem ou não estar vinculadas a bancos ou outras instituições financeiras.

Como funcionam as negociações de lances online?

Existem diversos sites que, além de mostrar a cotação da moeda em diversas casas de câmbio, também realizam uma espécie de “leilão” entre as casas.

Funciona assim, o cliente oferece um “lance” para comprar a moeda. O lance é enviado para as casas de câmbio e a primeira a acertar a oferta consegue os contratos com o cliente para tratar direto com ele.

É uma ótima forma para comprar quantidades de dólar exatas pelo preço que cabe melhor no seu bolso.

Encontre o melhor câmbio para dólar em 4 passos

Para encontrar a empresa com a melhor oferta de câmbio para dólar, você vai precisar seguir 5 passos para se certificar de que está fazendo a escolha certa e conseguir uma boa cotação.

Por isso, veja como colocar tudo isso em prática nos 5 passos a seguir:

1. Verifique se a empresa é autorizada pelo Banco Central 

É bastante comum ver pessoas que já viajaram muito orientando o viajante a comprar a moeda no país de destino. Essa prática é um erro, pois o viajante fica a mercê de operadores ilegais e de práticas abusivas. Por isso, compre o dólar no Brasil e procure empresas autorizadas pelo Banco Central a operarem no mercado de câmbio.

2. Entenda o valor efetivo total

Instituições que oferecem remessas sem tarifas podem esconder custos ocultos na cotação da moeda. É o caso do spread cambial, que é a diferença entre a taxa de câmbio comercial e o valor efetivamente praticado pela instituição.

No início da transação, solicite que o operador apresente o Valor Efetivo Total (VET), que inclui a taxa de câmbio, suas tarifas e impostos (IOF). Dessa forma, você evitará surpresas na hora de fechar a operação. 

3. Custos adicionais

Além das taxas, tarifas e impostos, outros custos podem prejudicar a sua compra. Como por exemplo, o frete de entrega. Quem compra moeda estrangeira e opta por receber em casa, pode sofrer com a cobrança de frete.

4. Use a tecnologia para encontrar o melhor câmbio para dólar

Hoje em dia existe uma série de recursos que te ajudam a acompanhar as variações das moedas internacionais. 

Aplicativos, plataformas, sites, entre outras ferramentas informam qual é o melhor câmbio para dólar, fazem comparativos e até permitem que o cliente faça a compra sem sair de casa. 

Com a Remessa Online você acompanha a cotação do dólar comercial em tempo real. Basta acessar o nosso site para conferir a variação cambial das principais moedas do mundo.

Além disso, através da nossa plataforma você realiza transferências internacionais com taxas justas. Envie e receba dinheiro do exterior com segurança, agilidade e economizando até 8x em relação aos bancos tradicionais.

Principais dúvidas sobre câmbio

Ficou com alguma dúvida a respeito do câmbio para dólar? Veja a seguir nossa lista de perguntas frequentes:

Preciso de qual documento para comprar moedas estrangeiras?

Para comprar moedas estrangeiras, você vai precisar apresentar o documento de identificação RG e o seu CPF. A compra deve ser feita pela própria pessoa.

No caso de estrangeiros vivendo no Brasil, pode ser necessário a apresentação do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e o CPF. Para estrangeiros do Mercosul, basta apresentar o documento de identificação do seu país equivalente ao RG.

Por fim, estrangeiros que só estão de passagem no Brasil só precisam apresentar o passaporte.

Preciso declarar algo para a receita?

Depende. Algumas operações não precisam ser declaradas no IRPF. Contudo, existem algumas exceções, como a compra de moeda estrangeira para turismo, cartões pré-pagos cujo saldo já foi utilizado em sua totalidade ou o que restou do valor da viagem e o câmbio realizado por cônjuges que não são dependentes.

Consigo comprar moedas pelo cartão de crédito?

Sim. E uma das principais vantagens é proteger contra a variação cambial, uma vez que a quantia paga pelo cliente é referente ao valor da moeda na hora da compra.

Receba dinheiro do exterior com melhores taxas e prazos

Conclusão

Encontrar o melhor câmbio para dólar é uma tarefa um pouco complicada de se fazer por conta própria. Por sorte, as inovações tecnológicas das últimas décadas possibilitaram uma checagem mais precisa e eficaz.

Hoje em dia, utilizando-se da tecnologia, é possível acompanhar  a cotação do dólar instantaneamente. A Remessa Online, por exemplo, oferece um serviço que te permite acompanhar a cotação do dólar com informações atualizadas em tempo real. Faça uma teste!

Assuntos relacionados