Como integrar o Google AdSense no Blogger

Já pensou em integrar o Google AdSense no Blogger para receber uma parte do valor dos anúncios veiculados? Isso é

Como integrar o Google Adsense no Blogger

Já pensou em integrar o Google AdSense no Blogger para receber uma parte do valor dos anúncios veiculados? Isso é possível com a plataforma — é só atrair tráfego qualificado. Veja o que fazer e quais dicas seguir para ter sucesso.

Investir em marketing de conteúdo é uma estratégia chave para quem quer ganhar dinheiro pela internet. E entre as diversas opções disponíveis para a criação de blogs, certamente a plataforma Blogger, do Google, é uma das mais conhecidas.

Além de ser uma alternativa prática e gratuita, você ainda pode monetizar com o seu conteúdo ao criar anúncios atraentes para o seu público. Se é esse o seu objetivo, confira o nosso artigo e saiba como instalar o Google AdSense na plataforma Blogger.

O que é o Google AdSense?

O AdSense é uma plataforma de afiliados criada pelo Google. Por meio dessa ferramenta, os donos de sites e blogs podem monetizar com seus conteúdos a partir da publicação de anúncios contratados.

Fazendo uma analogia, é como se você alugasse um espaço da página para a divulgação da campanha. Em troca, recebe um valor pago pelo anunciante.

Toda a negociação do AdSense no Blogger ou em outras plataformas é feita pelo próprio Google. O serviço é um dos maiores e mais conhecidos, além de ser bastante fácil de usar. Como não existe relação direta com o anunciante, você apenas disponibiliza o espaço e recebe os valores.

Como funciona?

O funcionamento do Google AdSense é bastante simples. Os anunciantes fazem suas campanhas e competem por um espaço em algum site ou blog. Quando você instala o recurso no Blogger, a própria plataforma identifica quais alternativas têm mais relação com o seu nicho de conteúdo e a sua persona.

Portanto, apenas os anúncios relacionados serão exibidos no seu site, já que isso aumenta a chance de conversão. Além disso, você é quem decide quais campanhas serão publicadas.

Essa liberdade garante que publicações consideradas impróprias ou divergentes aos seus princípios editoriais sejam excluídas. Ainda é possível escolher formatos e até alterar as cores dos anúncios em texto.

Assim que tiver todas as configurações definidas, deve copiar e colar os snippets do AdSense no site para o funcionamento dos anúncios. Você ganha sempre que alguém clicar no anúncio exibido.

No entanto, é preciso que o clique seja qualificado. Isso significa que, se algum usuário clicar por engano e logo fechar, o valor não será recebido. Além disso, é preciso ter uma quantia mínima para saque.

Com o tempo, são gerados relatórios que mostram a evolução das campanhas e possibilitam acompanhar os resultados. Desse modo, é possível fazer ajustes para aumentar seu retorno.

Quais tipos de anúncios são permitidos?

Podem ser usados diferentes tipos de anúncios no AdSense para o Blogger e outras plataformas. Os principais são:

  • textos, que incluem anúncios renderizados no formato de revista e estão vinculados a um site específico. Por isso, também são chamados de links patrocinados;
  • gráficos, que podem ser criados em diferentes formatos, como quadrado, horizontal e vertical;
  • rich media, que são campanhas interativas em HTML, flash ou vídeo. Permite escolher se deseja exibir dessa forma ou editar um bloco de anúncios;
  • em flash, por estarem especificamente nesse formato;
  • em vídeo;
  • gráfico animado, que são dinâmicos e podem aparecer se a opção estiver ativada;
  • de áudio;
  • blocos de links, que oferece uma lista de tópicos relevantes ao conteúdo do site. Ao clicar, o usuário é redirecionado para uma página de anúncios relacionada.

Como instalar o Google AdSense no Blogger

O processo para adicionar o Google AdSense no Blogger é bastante prático, mas é importante ter atenção no passo a passo para não ter erro. Lembrando que você também pode exibir anúncios de outras redes no seu blog, além do AdSense. 

De maneira simples, é possível instalar o AdSense no Blogger na barra lateral, no topo da página (mas abaixo do cabeçalho), canto superior esquerdo dos textos, bloco de anúncios no corpo do artigo e blocos de links no meio dos artigos. 

Mas antes de descobrir como instalar o Adsense em um dos espaços acima, saiba como se inscrever na ferramenta para exibir seus anúncios:

  1. Faça o login na sua conta do Blogger;
  2. Na parte superior, clique na seta para baixo;
  3. Em seguida, clique na página em que você deseja exibir os anúncios;
  4. No menu à esquerda, clique em “Ganhos >> Inscreva-se no AdSense”;
  5. Escolha o e-mail do Gmail associado a sua conta do Blogger;
  6. Depois, clique em “Criar conta”e preencha o formulário do AdSense;
  7. Informe os dados para pagamento do Google AdSense;
  8. Confirme o número do seu telefone e clique em “Enviar”;
  9. Então, você será redirecionado a sua conta do Blogger para concluir o processo. 

Adicionando o Google AdSense na barra lateral

A principal vantagem de usar o Google Adsense no Blogger é a inserção dos anúncios é feita automaticamente, diferente de outros CMS’s (Content Management System), onde a inserção dos anúncios é feita de forma manual a partir do código HTML.

E conforme dito acima, é possível inserir os anúncios do AdSense em diferentes lugares da página, desde que respeitadas as regras do Google. Para dar um exemplo, confira o passo a passo para adicionar os anúncios do AdSense na barra lateral do seu blog:

  1. Primeiro, acesse o painel do Google AdSense;
  2. Em seguida, obtenha seu código do bloco de anúncios;
  3. Novamente, acesse sua conta do AdSense e clique na aba “Meus anúncios” e depois em “Novo bloco de anúncios”;
  4. Na tela seguinte, faça as configurações do seu bloco de anúncios – com nome, formato (tamanho) da área na qual será exibido o anúncio e definir o tipo de anúncio;
  5. Selecione a formatação dos seus anúncios, se vai trabalhar com critérios personalizados e utilizar anúncios alternativos;
  6. Clique em “Salvar”, obtenha e copie o seu código;
  7. Por fim, acesse a sua conta do Blogger e, no menu “Layout”, clique em “Adicionar novo gadget” e selecione a opção “HTML/Javascript”;
  8. Pronto. Cole o código do AdSense e clique em “Salvar. 

Como garantir mais tráfego para o seu blog

A adição do AdSense no Blogger exige que você atente às melhores práticas para receber milhares de visitantes. Assim, aumenta suas chances de ganhar dinheiro com os anúncios no seu blog. O que fazer? Confira as dicas que preparamos!

Defina a persona do seu blog

A persona é a representação do seu cliente ideal. Uma empresa pode ter mais de uma definida — e seu blog ou site deve conversar com todas elas. 

Para definir a mais adequada, é importante fazer entrevistas com clientes para descobrir características comuns. Seja o mais detalhado possível e defina: nome, idade, hobbies, renda salarial, profissão, nível de estudos, local em que mora e mais.

Com isso, você conseguirá definir conteúdos relevantes e abordar temas de interesse. Ao conhecer a sua persona, também ficará mais fácil identificar quais tipos de anúncios estão mais alinhados a essa proposta. O resultado é a tendência de mais cliques e, por consequência, maior monetização.

Escolha um bom template

O Blogger oferece diferentes templates, alguns pagos, outros gratuitos. Você pode criar um do zero, mas também pode selecionar entre uma das opções disponíveis.

Aqui, o importante é conseguir uma diferenciação, a fim de criar uma identidade visual. Uma boa alternativa é usar um tema premium, que é mais difícil de ser escolhido e oferece mais customização.

Atente ainda aos atributos ocultos, porque um tema com estrutura sólida permite alcançar um ranqueamento melhor no Google. Assim, há mais tráfego para sua página e você ganha mais com o AdSense no Blogger.

Produza conteúdos de qualidade e relevantes para o seu público

O público-alvo, de maneira mais abrangente, e a persona, de forma específica, determinam o que os visitantes do seu blog querem ler. Por isso, crie assuntos interessantes para essas pessoas.

Coloque-se no lugar da audiência e veja se teria interesse no texto, caso fosse um leitor comum. Contextualize o conteúdo para impactar a audiência e veja quais tipos de temas trazem mais resultado. Acompanhar as métricas é essencial para ter ideias e saber se está no rumo certo.

Divulgue o conteúdo do seu blog nas redes sociais

A melhor forma de aumentar o tráfego — e potencializar sua remuneração com o AdSense no Blogger — é usar as redes sociais a seu favor. Promova os conteúdos e crie um calendário de divulgação. Por exemplo, cada post receberá 3 chamadas diferentes e serão publicados em 3 dias com horários diversos.

Essa é uma forma de atingir um número maior de pessoas e ver quais datas e períodos do dia trazem mais resultados. A partir disso, você ajusta sua estratégia para alcançar uma monetização maior.

Insira links internos e externos em cada artigo

Uma das boas práticas no marketing de conteúdo é fazer linkagens. As internas têm como objetivo aumentar o tempo de permanência do usuário no seu site. As externas aumentam a chance do seu blog ser uma referência. Por isso, ambas ajudam a atrair visitantes e aumentar o potencial dos anúncios serem clicados.

Otimize os seus artigos com técnicas de SEO

O marketing de conteúdo e todas as suas variáveis, inclusive o SEO, precisam ser bem trabalhados. O objetivo é aliar as boas práticas à experiência do usuário. Para alcançar esse propósito, algumas ações a serem realizadas são:

  1. definição da palavra-chave, que deve ser feita com a ajuda de uma ferramenta especializada;
  2. otimização de tags, como o meta title e o meta description, que ajudam a atrair e reter visitantes no blog. Lembre-se ainda das heading tags, ou seja, os intertítulos, que auxiliam na escaneabilidade;
  3. densidade da palavra-chave, sempre lembrando de que é necessário trabalhar o Latent Semantic Index (LSI);
  4. imagens, porque elas atraem os usuários;
  5. tamanho do texto, que deve estar adequado ao objetivo do conteúdo. Por exemplo, se a ideia é aprofundar o conteúdo, o post não pode ser de 500 palavras.

Receba dinheiro do AdSense pela Remessa Online

Você sabia que é possível receber seu dinheiro ganho com os anúncios do Google AdSense por meio da Remessa Online? Sim! Para isso, basta criar a sua conta gratuita na plataforma de maneira prática e rápida. Quer saber como? Acompanhe o nosso passo a passo abaixo:

  1. Realize seu cadastro simples ou completo na página ou aplicativo da Remessa Online;
  2. Acesse o painel do Google AdSense – Configurações >> Pagamentos >> Gerenciar formas de pagamento >> Adicionar forma de pagamento. Então, basta preecher os dados bancários da sua conta na Remessa Online;
  3. Assim que você receber um e-mail de confirmação de que o dinheiro está diposnível na plataforma, vincule a sua conta bancária no Brasil ao seu perfil na Remessa Online;
  4. Por fim, confirme o resgate do dinheiro.

Acesse o site da Remessa Online e comece agora mesmo!

Resumindo

Como usar o Google Adsense no blog?

1. Primeiro, acesse o painel do Google AdSense;
2. Em seguida, obtenha seu código do bloco de anúncios;
3. Novamente, acesse sua conta do AdSense e clique na aba “Meus anúncios” e depois em “Novo bloco de anúncios”;
4. Na tela seguinte, faça as configurações do seu bloco de anúncios – com nome, formato (tamanho) da área na qual será exibido o anúncio e definir o tipo de anúncio;
5. Selecione a formatação dos seus anúncios, se vai trabalhar com critérios personalizados e utilizar anúncios alternativos;
6. Clique em “Salvar”, obtenha e copie o seu código;
7. Por fim, acesse a sua conta do Blogger e, no menu “Layout”, clique em “Adicionar novo gadget” e selecione a opção “HTML/Javascript”;
8. Pronto. Cole o código do AdSense e clique em “Salvar. 

Como criar um blog com o Blogger?

Basta fazer a sua conta, escolher um template e personalizar o blog. Depois, é importante ter conteúdo de qualidade para atrair tráfego qualificado.

Como fazer um anúncio no Google AdSense?

Você precisa ter uma conta e definir o tipo de anúncio a ser veiculado. A depender do formato, as diretrizes são diferentes. É só seguir o passo a passo do Google.