Como monetizar seu blog usando Google AdSense

como monetizar seu blog usando adsense

Com o avanço da tecnologia, hoje você têm diversas ferramentas para ganhar dinheiro com o seu blog, seja ele pessoal ou profissional. Entre as alternativas disponíveis, certamente o Google AdSense é uma maneira prática de gerar renda com acessos aos anúncios da sua página.

Por isso, confira o nosso artigo abaixo e entenda como usar o Google AdSense em blogs e gerar receita por meio do seu conteúdo. 

O que é o Google AdSense?

De maneira simples, o Google AdSense é um programa de publicidade online do Google usado para exibir anúncios em seu blog. Mas não pode ser qualquer anúncio, já que as propagandas  devem ser criadas do Google Adwords. 

Para se cadastrar, basta ter uma conta de e-mail do Google, além de um blog de conteúdo com domínio próprio, telefone e endereço postal. Também é importante cadastrar o número da sua conta para que sejam feitos os depósitos. 

Como ganhar dinheiro com o Google AdSense em Blogs?

Certamente o Google AdSense é uma excelente ferramenta para quem quer ganhar dinheiro com um blog de conteúdo, mesmo que a sua página ainda possua um baixo volume de visitas. A principal vantagem de usar o AdSense em blogs é que o programa vai enviar anúncios específicos e relevantes para o público-alvo da sua página.

Assim, você pode gerar renda com anúncios de duas formas:

  • Custo por clique (CPC): aqui você monetiza toda vez que um usuário qualificado clicar em um anúncio exibido no seu blog. Mas cuidado, porque você não será pago se alguém clicar no anúncio e fechar a página logo em seguida;
  • Custo por mil impressões (CPM): você ganha dinheiro de acorco com o número de visitantes que acessam o blog. O valor é repassado para a sua conta, de forma automática, sempre que um usuário acesse a sua página. 

Pensando no seu anúncio do Google AdSense

É possível utilizar diversos formatos de anúncios – textos, links patrocinados, peças gráficas, rich media, gifts e vídeos. Para isso, você deve apenas escolher o formato e as dimensões e o Google AdSense vai definir qual é o tipo de anúncio mais adequado para o seu blog e perfil de público. 

Também é muito importante levar em consideração o posicionamento dos anúncios, já que isso é um dos pontos que mais influenciam no quanto você pode ganhar usando o Google AdSense no seu blog. Você pode colocar quantos anúncios desejar, mas cuidado para que eles não ocupem mais espaço do que o conteúdo. 

Além disso, coloque-os em uma posição para que sejam vistos pelos visitantes do seu blog, mas com o cuidado de não atrapalhar a experiência do usuário e violar as regras do Google AdSense. É importante fazer testes com os anúncios em diferentes lugares da página uma vez por mês e compare a quantidade de cliques de cada um. 

Outras formas de monetizar com o seu conteúdo

É importante apontar, no entanto, que usar o AdSense em blogs não é a única maneira de ganhar dinheiro com conteúdo na internet. Além de produzir conteúdo de qualidade e relevante para a sua audiência, utilizar as palavras-chaves corretas e pensar na experiência do usuário também podem aumentar o número de visitas do seu blog e, consequentemente, aumentar as chances de garantir mais cliques. 

Ainda, o AdSense deve funcionar como um complemento para atrair visitantes qualificados e monetizá-lo, junto com outras alternativas, como:

  • Programa de afiliados
  • Publicidade de produtos físicos
  • Venda de produtos digitais
  • Reviews de produtos

Dicas para usar o Google AdSense

Lembre-se sempre de usar o Google AdSense no seu blog com bom senso, ou seja, jamais clique – ou permita que pessoas façam isso do seu computador – em seus próprios anúncios. A prática é considerada fraude e você pode ser expulso do programa, no mínimo. 

Além disso, evite colocar qualquer anúncio do Google AdSense caso você esteja vendendo algum produto ou serviço no seu blog. Isso porque você pode, sem querer, anunciar os seus concorrentes. Ainda, os anúncios podem distrair o foco do seu real objetivo, que é vender alguma coisa. Então, nesse caso, menos é mais. 

E lembre-se que para ganhar dinheiro usando o AdSense em um blog também é preciso paciência e muita persistência. Se você está apenas começando, pode demorar um pouco para que sua página gere receita. Ainda, você só vai conseguir retirar o valor obtido com os anúncios quando ultrapassar US$100 até o dia 21 de cada mês. 

Como receber dinheiro do Google Adsense pela Remessa Online

Sim! Se você ganha dinheiro com os anúncios do Google Adsense, seja em seu site ou blog, é possível receber os valores usando a Remessa Online. Para isso, basta fazer seu cadastro na plataforma – simples ou completo, caso deseje receber acima dos valores limites. Também não esqueça de cadastrar sua conta bancária brasileira. 

Com o cadastro realizado, você precisa acessar o painel do Google Adsense e preencher as informações de pagamento com os dados bancários da sua conta na Remessa Online. Assim que o dinheiro estiver disponível na plataforma, você pode confirmar o resgate do pagamento quando achar necessário. 

Resumindo

Como usar o Google Adsense no blog?

Para blogs construídos no WordPress, você precisa instalar um plug-in, como Ad Inserter ou Ad Injection, para inserir a estrutura onde o anúncio será veiculado. Em blogs construídos na plataforma Blogger, do próprio Google, basta seguir as etapas de configuração do Adsense na sua conta Blogger.

Como me cadastrar no Adsense

Basta ter uma conta de e-mail do Google, além de um blog de conteúdo com domínio próprio, telefone e endereço postal.