Real vs Euro: apreciação do Real

Na última semana, observamos uma leve apreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 0,17%.

Os dados da semana não foram positivos para a Zona do Euro. O resultado preliminar do Purchasing Managers Index (PMI) composto da Zona do Euro, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 50,4 em setembro para 49,4 em outubro.

Complementarmente, o resultado do índice de confiança do consumidor da zona do euro caiu para -15,5 pontos em outubro, em comparação aos -13,9 divulgados anteriormente, de acordo com a Comissão Europeia. Claramente, o bloco ainda encontra problemas severos com a retomada econômica.

Sob essa perspectiva, o Euro abriu o pregão de segunda-feira (19) cotado a R$ 6,6184. Trata-se de patamar de abertura semanal 1,28% maior do que o registrado na semana anterior, mostrando apreciação do Real entre uma semana e outra.

Contudo, na abertura desta sexta-feira (23), a cotação foi de R$ 6,6074. Estamos falando, portanto, de uma leve apreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 0,17%. Desse modo, com relação ao Dólar (EUR/USD), a moeda europeia se fortaleceu em aproximadamente 0,78%.

Confira o De Olho no Câmbio #94, a relação Real vs Dólar e do Real vs Libra Esterlina.