Saiba como obter uma carteira de motorista nos EUA

Se você vai tirar férias ou pretende morar nos Estados Unidos, é importante conhecer as regras em vigor com relação a carteira de motorista dos EUA, chamada no país de Drive License. Neste post, você vai ter acesso a um panorama completo sobre o assunto.

Saiba como obter uma drive license, a carteira de motorista nos EUA

Se você vai tirar férias ou pretende morar nos Estados Unidos, é importante conhecer as regras em vigor com relação a carteira de motorista dos EUA, chamada no país de Drive License. Neste post, você vai ter acesso a um panorama completo sobre o assunto, com dicas e informações que vão ajudá-lo a requerer o documento em terras norte americanas. Acompanhe!

Assim como acontece no Brasil, ter uma carteira de motorista nos EUA, além de permitir que você dirija, também serve como documento de identificação. Com isso, não há necessidade de andar com o passaporte em mãos ou outro documento de identificação.

Nos Estados Unidos, o processo para obtenção do documento é mais fácil e rápido, diferente da burocracia e das exigências brasileiras. 

É possível usar a CNH brasileira para dirigir nos Estados Unidos. Basta emitir uma permissão chamada PID - Permissão Internacional para Dirigir (PID).
É possível usar a CNH brasileira para dirigir nos Estados Unidos. Basta emitir uma permissão chamada PID – Permissão Internacional para Dirigir (PID). 

Carteira Nacional de Habilitação e Permissão Internacional para Dirigir

Antes de entender o que é a Drive License, é importante destacar que a Carteira Nacional de Habilitação emitida no Brasil é aceita no país

Para que a CNH brasileira seja aceita nos Estados Unidos, basta que o documento esteja dentro do prazo de validade. Dessa maneira, o turista consegue dirigir usando a CNH durante o tempo de permanência concedido pela imigração durante a entrada no país. 

Entretanto, é importante salientar que muitas locadoras americanas exigem dos viajantes uma Permissão Internacional para Dirigir (PID)

A PID é um documento emitido no Brasil e que é aceito em mais de cem países, seguindo normas da Convenção de Viena. 

Para emitir a PID é necessário que o interessado tenha uma CNH válida, sendo que toda a solicitação do documento pode ser feita no site do DETRAN do seu estado. Os departamentos de trânsito costumam solicitar informações como nome, CPF, município de residência e data de emissão da primeira CNH.

Após preencher as informações e realizar o pagamento da taxa incidente sobre a emissão do documento, você recebe a PID diretamente no seu endereço

A PID segue as mesmas regras da CNH, por isso, o prazo de validade, a categoria e as restrições médicas se estendem ao documento. 

O que é a Drive License (DL)?

A Drive License é o documento que corresponde à carteira de motorista nos EUA. Nos país, cada estado possui regras e procedimentos distintos com relação à emissão do documento, por isso é necessário conhecer o órgão responsável pelo trânsito e a legislação aplicável no estado em que você irá fazer a solicitação do documento.

À rigor, qualquer estrangeiro pode tirar a Drive License. Entretanto, ela costuma ser mais solicitada por pessoas que residem no país de forma permanente, já que a CNH é aceita para turistas brasileiros.

É importante que você busque informações antes de alugar um carro no país, verificando quais são as regras de trânsito e as exigências do estado que você vai visitar.

Quais são os documentos necessários para emitir uma DL?

Nos Estados Unidos você não vai encontrar autoescolas como as que encontramos no Brasil. Lá, o processo é mais simples e rápido.

Para começar, o estrangeiro deve apresentar ao departamento de trânsito o seu passaporte com visto válido, dois comprovantes de endereço nos Estados Unidos e o Cartão do Social Security Number (SSN).

Como comprovante de endereço são aceitas correspondências de instituições bancárias, contas de luz e água e até mesmo o contrato de locação do imóvel onde você mora.

Ainda, se você não tiver o SSN, é necessário comparecer antes ao escritório do seguro social (Social Security Office) para obter um documento que justifique a ausência do SSN. Lembrando que dependendo do tipo de visto, algumas pessoas não têm o Social Security Number.

Modelo de Drive License, a carteira de motorista americana. Ela é bem parecida com a CNH brasileira e também serve como documento de identificação.
Modelo de Drive License, a carteira de motorista americana. Ela é bem parecida com a CNH brasileira e também serve como documento de identificação.

Qual é o procedimento que deve ser adotado por quem quer tirar uma DL?

Após a apresentação dos documentos e o respectivo pagamento das taxas já é possível fazer o teste teórico, que vai abranger a legislação de trânsito americana. É imprescindível que você estude o assunto antes de realizar a prova. Como ela pode ser aplicada no mesmo dia em que você entregar os documentos, já vá preparado para responder às perguntas.

Aprovado na primeira prova, você será encaminhado para o exame médico oftalmológico. Depois disso, você já recebe uma permissão provisória (30 dias) para dirigir. Decorrido este prazo você terá que realizar uma prova prática, que vai avaliar sua capacidade de dirigir.

Nos Estados Unidos não existem aulas práticas de habilitação, entretanto, é preciso fazer a prova prática de direção. Por isso o período da permissão provisória serve para que as pessoas pratiquem direção, sempre acompanhadas de uma pessoa habilitada. Somente a aprovação na prova prática concede o direito de receber a Drive License.

Se você já dirige e conseguir comprovar isso apresentado uma PID ou o seu documento de habilitação traduzido, não será necessário aguardar os 30 dias para a realização da prova prática.

É importante destacar que quem vai morar nos Estados Unidos e pretende dirigir, deve pesquisar a respeito de todas as regras relacionadas ao novo país. Conhecer a legislação e entender as particularidades, a cultura e as características do país de destino evita dores de cabeça e facilita a sua adaptação.

O planejamento financeiro é um aspecto importante durante o período de mudança, por isso, lembre-se de abrir uma conta bancária no país e faça remessas internacionais de dinheiro mediante a intermediação de empresas especializadas no assunto.

Se for viajar aos Estados Unidos, use a Remessa Online para enviar pagamentos ao país. A Remessa é uma plataforma digital brasileira regulamentada pelo Banco Central. Através da plataforma você pode realizar transações internacionais pagando o menor custo do mercado.

Agora que você já sabe como tirar uma carteira de motorista nos EUA, que tal aprofundar o seu conhecimento sobre o país? Então confira este post com dicas sobre como comprar passagens aéreas baratas.

Resumindo:

É possível dirigir nos EUA com a CNH brasileira?

Sim, é possível. Mas antes de viajar veja se o lugar para onde você vai exige um documento chamado Permissão Internacional para Dirigir (PID).  Esse documento é facilmente emitido no Brasil e precisa ser levado com você em sua viagem para que sua CNH seja válida no exterior.

O que é PID?

É a sigla para Permissão Internacional para Dirigir (PID).  É um documento que brasileiros emitem antes de viajar ao exterior para que a CNH seja válida lá fora e eles possam dirigir no país enquanto durar a permissão de estadia.

Brasileiros podem tirar a Drive License americana?

Sim, mas isso só é necessário se a pessoa for residir nos EUA por um longo período. Por curtos períodos é melhor emitir a PID ( Permissão Internacional para Dirigir) pois isso já resolve a situação e permite que o motorista dirija em solo americano usando a CNH brasileira.

Quais são os documentos necessários para emitir a Drive License?

Passaporte com visto válido, dois comprovantes de endereço nos Estados Unidos e o Cartão do Social Security Number (SSN).

Quais são os procedimentos para emitir a Drive License?

Após a apresentação dos documentos e o respectivo pagamento das taxas já é possível fazer o teste teórico, que vai abranger a legislação de trânsito americana. Se for aprovado na primeira prova, o requerente será encaminhado para o exame médico oftalmológico. Depois disso, ele já recebe uma permissão provisória (30 dias) para dirigir. Decorrido este prazo é preciso retornar para realizar a prova prática.