CBOT: conheça a bolsa de valores de Chicago

por Remessa Online
3 minutos de leitura
CBOT: homem segurando notas de dolares com gráficos de dados na tela

Criada em 1848, a CBOT é a bolsa mais antiga do mundo no comércio de opções e futuros. Ela foi criada com o propósito de atuar nas necessidades dos investidores de futuras mercadorias. Estabelecendo um ambiente de transações centralizadas e concretizadas de forma segura.

Neste artigo, você vai ter acesso a um panorama completo sobre a bolsa de valores de Chicago – Chicago Board of Trade, e a sua importância para o mercado de investimentos.

Além disso, vamos explicar porque ela é importante, seu papel nas operações contratuais de commodities agrícolas, nos produtos comercializados e outros aspectos relevantes envolvendo a CBOT. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra!

O que é CBOT?

Como mencionamos no início desse artigo, CBOT é a sigla para Chicago Board of Trade, ou simplesmente Bolsa de Valores de Chicago. Hoje, ela é considerada a maior e mais antiga bolsa de operações de contratos futuros no mundo, em atuação há mais de 150 anos.

Nela são comercializados os maiores contratos de commodities e futuros do mundo. Na prática, os preços negociados na bolsa de Chicago são referências para os produtos do mercado mundial.

Contratos futuros

Antes de conhecer a história dessa bolsa, é importante entender o que são contratos futuros.

Os contratos futuros são acordos firmados envolvendo a compra e venda de um determinado produto ou instrumento específico, com prazo pré-determinado futuramente.

Nesse caso, o comprador e o vendedor de um contrato de futuros acordam hoje, um preço referente a um produto que será entregue em datas futuras.

Os contratos especificam qualidade, quantidade, datas, local de entrega e pagamento. O contrato é assegurado por uma câmara de compensação que exige ao comprador e vendedor garantias diárias.

A história do CBOT

Opções e mercados futuros são produtos financeiros muito antigos. Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, alguns registros históricos apontam para a existência desse tipo de negociação ainda na Grécia antiga.

Nos Estados Unidos do século XIX, existia uma preocupação muito grande dos produtores americanos que visavam garantir a venda dos seus grãos, a um preço adequado.

Naquela época, o mercado de grãos no meio oeste dos Estados Unidos era complexo. No inverno, as colheitas alcançavam resultados abaixo do esperado o que fez com que os preços dos grãos ficassem muito altos. Por outro lado, no verão, a oferta era muito grande e os preços das mercadorias baixavam significativamente.

Esse movimento contribui para o surgimento da Chicago Board of Trade para eliminar as oscilações nos preços. Desse modo, conseguiu estruturar o mercado de grãos e criar um ambiente saudável para negociar.

Um grupo de 25 homens, formado por profissionais de diferentes áreas, se reuniu na Rua da Água e ofereceu aos fazendeiros contratos de grãos, antes da colheita, com valores pré-determinados .Assim, já no plantio os produtores conseguiram negociar os preços das colheitas. 

Esse foi o início dos movimentos dos contratos futuros, no qual os membros ofereciam contratos padronizados, envolvendo tanto a quantidade quanto a qualidade dos produtos.

Por que a CBOT é tão importante?

A bolsa de Chicago é hoje a principal instituição financeira do mundo relacionada aos commodities agrícolas. Sendo a mais antiga do mundo, são comercializados mais de 50 produtos, destacando-se produtos como milho, soja e madeira.

Ela pertence ao grupo CME Group, gestor de algumas das principais bolsas americanas. Os pregões acontecem na internet, por meio de um sistema chamado CME Globex. Os corretores podem realizar compras e vendas de mercadorias e contratos em mais de 85 países do mundo.

Vale a pena investir em contratos futuros?

Entre as vantagens dos contratos futuros está a facilidade. As operações de compra e venda são feitas por meio de corretoras de valores associadas à bolsa.

Todo o processo de investimento é simples, já que os contratos futuros são padronizados e tem como referência um produto com vencimento pré-determinado. O que permite mais liquidez no investimento.

Outro aspecto que destaca os contratos futuros, é que eles podem ser encerrados antes de sua data de vencimento, para isso, é necessário realizar uma operação inversa à inicial.

Na prática, isso representa flexibilidade, segurança quanto ao preço e ótimas oportunidades para os investidores envolvidos na operação.

A possibilidade dos negociantes fixarem preços na mercadoria mitigando os riscos de prejuízo, é outro ponto vantajoso. Normalmente, negociadores do mercado lançam os pregões da CBOT, pois se encontra a melhor liquidez no mercado de commodities.

A soja, por exemplo, é um dos principais negócios da bolsa de Chicago, sendo a principal bolsa a negociar esse grão em grandes volumes no mundo.

Como a Remessa Online pode ajudar nos seus investimentos internacionais?

Muitos investidores têm dúvidas com relação à possibilidade de investir no mercado internacional. O que pouca gente sabe é que não é necessário ter grandes quantias de dinheiro para poder aplicar no mercado internacional.

Fazer investimentos no exterior, é visto como uma forma de diversificação de portfólio. Ou seja, uma maneira de diluir os riscos investidos,com segurança e possibilidade de retorno satisfatório. Tendo isso em mente, você deve abrir uma conta investimento no exterior.

Para começar a investir no exterior você deve abrir uma conta em uma corretora estrangeira. Esse processo é muito simples, já que geralmente as corretoras oferecem áreas de atendimento e todo suporte aos novos clientes que buscam abertura de conta.

É muito importante que você dedique um tempo para pesquisar quais são as melhores corretoras disponíveis no país de sua escolha. Você deve conhecer bem os termos, taxas e os pacotes de corretagem da instituição a qual depositará o seu dinheiro, para que não tenha nenhuma surpresa desagradável depois.

Além disso, buscar o suporte de empresas para enviar dinheiro ao exterior é um processo importante no desenvolvimento das suas estratégias de investimentos. É justamente aqui que entra a Remessa Online.

A Remessa Online é a melhor alternativa do mercado brasileiro para enviar dinheiro ao exterior. Para usar os serviços, o cliente precisa fazer um cadastro simples que em poucos instantes tudo vai estar pronto para enviar dinheiro com facilidade.

Com a Remessa Online, você envia dinheiro para a sua conta de investimentos internacionais e recebe seus ganhos na conta do Brasil, de um jeito simples e com as melhores cotações.

A bolsa de Chicago é um ambiente seguro e totalmente favorável para quem busca alternativas para investir no exterior, com foco no mercado de contratos futuros. Já que eles são produtos flexíveis, rentáveis e seguros.

Conhecer as oportunidades e estar atento às ofertas de investimento no mercado exterior, pode fazer toda a diferença na sua estratégia de investimentos. Antes de escolher o produto para investir, lembre-se de considerar o seu perfil de investidor e os objetivos que pretende alcançar.

Você gostou desse artigo sobre a Bolsa de Valores de Chicago? Então aproveite para se cadastrar na plataforma Remessa Online e comece a usar nossos serviços na sua rotina de investimentos internacionais.

Resumindo

O que é a CBOT?

Como mencionamos no início desse artigo, CBOT é a sigla para Chicago Board of Trade, ou simplesmente Bolsa de Valores de Chicago. Ela é considerada a maior e mais antiga bolsa de opções de contratos futuros no mundo, em atuação há mais de 150 anos.

O que são contratos futuros?

Os contratos futuros são acordos firmados envolvendo a compra e venda de um determinado produto ou instrumento específico, com um prazo futuro. Nesse caso, o comprador e o vendedor de um contrato futuro acordam hoje, um preço referente a um produto que será entregue e liquidado em outra data.

Quais são os produtos que se destacam na CBOT?

São comercializados mais de 50 produtos, destacando-se produtos como milho, soja e madeira.

Por que contratar os serviços da Remessa Online?

A Remessa Online é a melhor alternativa do mercado brasileiro para envio de dinheiro ao exterior. Para usar os serviços, o cliente precisa fazer um cadastro simples, que em poucos instantes tudo vai estar pronto para enviar dinheiro com facilidade.

Assuntos relacionados