Checklist de viagem para a Itália: descubra o que não pode faltar

Checklist de viagem para a Itália

O checklist é uma lista para verificação e consulta de tudo aquilo que não pode faltar em um planejamento. No caso de viagens, ele ajuda a organizar os documentos, a mala e por vezes o próprio passeio. Aprenda como montar o seu checklist de viagem para a Itália!

Viajar ao exterior é uma das experiências mais enriquecedoras para o crescimento pessoal, pois possibilita conhecer uma nova cultura e lugares incríveis — todos os ingredientes para viver momentos únicos, que jamais sairão da memória.

A Itália está entre os destinos mais desejados dos brasileiros, com seus diversos atrativos, riqueza cultural e histórica. Quando chega o tão sonhado momento de fazer as malas muitas dúvidas surgem e no entusiasmo, é comum esquecer algo importante.

Para garantir que nada fique de fora e ter a certeza de que a viagem será perfeita saiba neste post tudo que não pode faltar em um checklist de viagem para a Itália. Boa viagem!

Viajando para a Itália

A Itália é um dos países mais belos da Europa que encanta a todos os turistas com suas belas paisagens, cidades repletas de história e cultura, além da excelente gastronomia, que é reconhecida mundialmente.

De norte a sul, oferece grandes atrações que agradam a todos os gostos, desde quem procura pelas cidades históricas com seus imponentes monumentos e museus até aqueles em busca das agitadas regiões litorâneas.

Planejar um roteiro de viagem para a Itália é algo prazeroso, devido à grande oferta de pontos turísticos e lugares para visitar. Entretanto, é fundamental atentar-se a tudo que é preciso para evitar problemas que comprometam a viagem.

Para evitar transtornos, auxiliar e organizar melhor o que levar na viagem, o checklist é recurso fundamental para se lembrar do que é importante. Um bom checklist de viagem para a Itália deve abranger documentos e itens.

O objetivo é não deixar para trás o que de fato será essencial na viagem e evitar aquilo que é desnecessário ou que pode ser adquirido ao chegar em solo italiano, afinal, você vai descobrir que vale a pena investir alguns euros na Itália.

Preparando o checklist

Planejamento é algo essencial na viagem — desde o momento da decisão sobre o destino e o período, até a hora de embarcar e ter a certeza de que tudo que é importante segue com você na viagem.

Lembre-se de que é uma viagem internacional, com data e hora marcadas, e que não dá para voltar em casa e pegar o que ficou faltando. Para um checklist de viagem para a Itália, alguns itens e fatores não podem ser ignorados.

Passaporte e visto

É necessária uma longa lista de documentos para conseguir o passaporte europeu.
Não se esqueça do passaporte e do visto

Os documentos para a viagem são importantíssimos e não se limitam apenas ao passaporte. O visto e documentos como o certificado de vacinação são importantes e devem estar em dia.

Documentos pessoais válidos e seguro de viagem em dia não podem ser esquecidos. É aconselhável manter uma cópia dos documentos em outro local da bagagem separado dos originais para uso em caso de extravio.

Passagens e hospedagem

É sempre bom separar as passagens e reservas de hotéis e de carros, se for o caso. Reserve um tempo para conferir se tudo está correto — as datas, endereços e comprovantes de pagamento.

Esse ponto é relevante no checklist e um dos primeiros a serem listados. Consistem na verificação da confirmação de reserva da hospedagem, horário do check-in e ficar atento às possíveis alterações de horários.

Roteiro de viagem

Por ser um país repleto de pontos turísticos, para aproveitar ao máximo defina um roteiro de viagem com todas as informações sobre as atrações, locais de entradas gratuitas, tempo de permanência em cada uma delas, além dos meios de locomoção.

Planeje inclusive os trechos rodoviários de sua viagem à Itália
Planeje inclusive os trechos rodoviários de sua viagem

O roteiro é muito importante para organizar tudo o que precisa e assegurar que nada faltará durante a estadia. O roteiro de viagem influencia em tudo, desde o orçamento ao tipo de roupa.

Para um checklist mais abrangente tenha sempre o máximo de informações sobre cada destino, como os horários do transporte, pontos de referência e telefones úteis. É muito mais seguro caso surja algum contratempo.

Preparação da mala

Arrume suas malas na viagem à Itália
Na hora de arrumar as malas considere o limite máximo de bagagem determinado pelas companhias aéreas

É natural no entusiasmo de planejar e fazer as malas se deparar com várias dúvidas sobre o que levar. Ainda mais que o turista deve considerar o limite máximo de peso da bagagem determinado pelas companhias aéreas. 

O clima não pode ser ignorado, pois, apesar de a Itália ser um país com estações bem definidas, pesquisar a previsão do tempo nas cidades que estão no roteiro de viagem e sair do país com as roupas separadas na mala vai dinamizar o tempo, sobrando mais para se dedicar ao que de fato interessa.

Organização financeira

O planejamento financeiro deve ser descrito passo a passo, sempre levando em consideração que despesas extras podem acontecer e estar preparado é essencial, para não ser surpreendido, principalmente se você estiver acompanhado da família.

Lembre-se de pesquisar as formas de pagamento na Itália. Cheque se os cartões são aceitos e se estão desbloqueados. É importante ter uma quantia da moeda local disponível, no caso o euro. Essa é uma das etapas que devem encabeçar o checklist de viagem para a Itália. 

Prepare tudo com antecedência e evite contratempos. Dê preferência às transferências internacionais priorizando a segurança. Se movimentar com dinheiro em espécie pode ser um chamariz mesmo em países considerados seguros.

Você pode abrir uma conta internacional e utilizar um cartão que seja aceito na maioria dos estabelecimentos e atrações. Para esse processo, umas das melhores opções é a Remessa Online, onde você envia dinheiro de forma rápida e prática, pelas menores taxas do mercado, sem burocracias.

Se você curtiu o post e deseja saber mais sobre transações internacionais não deixe de ler sobre transferência instantânea para a Europa e tenha informações exclusivas para organizar sua vida financeira no exterior!

Resumindo

É necessário o checklist de viagem para a Itália?

Todo brasileiro que vai viajar para a Itália precisa de visto, ter todos os documentos em dia e principalmente estar com a organização financeira bem definida. Para tanto, o cheklist é uma ferramenta essencial.

Como levar dinheiro para a Itália?

O ideal é que você abra uma conta internacional e faça transferência online. Para pagar menores taxas, o melhor é contar com uma plataforma de remessa online, assim, terá apoio e menos burocracia no processo de transações do dinheiro que você precisa para custear a sua viagem.