Checklist Intercâmbio: 12 Itens para não esquecer antes de viajar em 2020

Quando estamos próximos de uma viagem de intercâmbio é normal ter muitas coisas para fazer. Confira o checklist com 12 itens para você fazer sua viagem de intercâmbio em 2020 ser mais tranquila, produtiva e com a certeza de que você não esqueceu nada.

Fazer um intercâmbio é um sonho para muitas pessoas e o planejamento requer cuidado e muita pesquisa para não deixar itens importantes de fora, que serão extremamente necessários durante a permanência, afinal, não dá para voltar e buscar.

O checklist é uma ferramenta muito útil para evitar esse problema, pois relaciona tudo que você vai precisar. É uma ferramenta essencial para não esquecer nada nessa correria, que envolve tensões e ansiedade.

É recomendável fazer uma lista de coisas indispensáveis para não esquecer antes da tão sonhada viagem. Para facilitar as coisas, confira 12 itens que você precisa checar antes de fazer sua viagem de intercâmbio em 2020!

Confira o checklist de 10 itens para você fazer sua viagem de intercâmbio ser mais tranquilo, confiante e com a certeza de que não esqueceu nada.
Seguindo esse checklist com dez itens, você ficará muito mais tranquilo para fazer seu intercâmbio.

1. Faça um check-up para ver como anda sua saúde

Como você vai para um país estrangeiro, é essencial verificar se está tudo certo com a sua saúde. Isso também se aplica em caso de você fazer algum tipo de tratamento contínuo e precisar de receituário enquanto estiver fora.

Fazer um check up é importante, pois pode ser mais complicado entender em outra língua os termos médicos. Se você tomar algum remédio regularmente procure saber se ele está disponível no país de destino, assim como possíveis alterações no nome e concentração do medicamento.

É imprescindível fazer a verificação de seu cartão de vacinas antes de viajar e se o país de destino exige alguma vacina específica. Febre amarela costuma ser um problema — a imunização deve ser feita alguns dias antes da viagem, então nem pense em tomar a vacina minutos antes de ir para o aeroporto.

Em relação à saúde, recomenda-se organizar uma caixa ou bolsa com os remédios que você costuma tomar e levar em quantidade suficiente para o tempo de seu intercâmbio.

Como você vai passar algum tempo fora do país durante a viagem de intercâmbio é de extrema importância saber se está tudo certo com a sua saúde.
Como você vai passar algum tempo fora do país durante a viagem de intercâmbio é de extrema importância saber se está tudo certo com a sua saúde.

2. Tenha um guia de viagens

Você certamente já pesquisou muito sobre o país que você escolheu como destino para sua viagem de intercâmbio em 2020. Contudo, ter um guia de viagens é uma forma de saber mais sobre o endereço de pontos turísticos e locais interessantes para ir.

Esta também é uma forma de você saber mais sobre a cultura local, como entretenimento, gastronomia e etc.

3. Arrume sua mala com antecedência

Se você for deixar para arrumar a mala muito próximo da viagem, certamente vai correr o risco de esquecer algo, por isso, comece arrumando bem antes e inclua aos poucos tudo que vai precisar.

Para não se esquecer de nada, faça uma lista e organize tudo em relação ao vestuário, acessórios, cosméticos e itens de higiene pessoal.

Deixar a mala de sua viagem de intercâmbio para arrumar em cima da hora aumenta os riscos de esquecer coisas importantes.
Deixar para arrumar a mala de sua viagem de intercâmbio em cima da hora aumenta os riscos de esquecer coisas importantes.

4. Separe os documentos da sua viagem de intercâmbio

Essa parte certamente é uma das mais fundamentais antes de viajar. É essencial verificar se está tudo certo com seu passaporte, visto, seguro viagem internacional, passagens e outros documentos.

Faça uma cópia de seu passaporte e leve para autenticar no cartório, para se caso acontecer algo com o original, como perda e extravio, seja mais fácil realizar os trâmites necessários junto ao consulado. Deixe essa cópia guardada em local diferente de onde estiver o documento original.

É importante também ter uma cópia digitalizada do seu passaporte e da página de visto armazenada em um pendrive, celular ou e-mail. Verifique também a documentação relativa ao programa de intercâmbio que você vai fazer — o ideal é deixar tudo organizado em uma pasta de fácil manuseio.

5. Organize o dinheiro que você vai levar

Confira e separe o dinheiro em espécie que vai levar, bem como cartões de débito e crédito. É recomendado fazer a conferência com o seu banco em relação ao saldo e como proceder em situações de saque e transferência de dinheiro para o exterior. 

Tenha ainda anotado o número 0800 do cartão de débito e crédito para o caso de extravio ou roubo. Deixe este número em um local fácil e separado do cartão. Você também pode fazer a sua compra de moeda estrangeira ou cartão pré-pago.

6. Abra uma conta no exterior

Certamente ter uma conta no país que você vai viajar vai facilitar na hora de fazer transações bancárias, e também será uma forma de economizar em IOF e taxas.

Ter uma conta no exterior é uma maneira de economizar em transações bancárias enquanto estiver fora.
Ter uma conta no exterior é uma maneira de economizar em transações bancárias enquanto estiver fora.

Pergunte ao seu gerente se o banco que você opera possui filial no país que você está indo. Caso haja, certamente será mais fácil o processo de abertura de uma conta no exterior.

Se não tiver, pesquise os bancos mais populares do país para onde você vai e como estrangeiros podem abrir uma conta. Atualmente, com a popularidade dos bancos digitais, a abertura tende a ser rápida, mais barata e totalmente online.

Na hora de fazer as transferências para a sua conta bancária fora do Brasil, você não vai precisar se preocupar com burocracias e taxas altas, o processo de envio com a Remessa Online é fácil e 100% online.

7. Confirme se está tudo certo com a moradia

Uma semana antes de viajar, entre em contato com o hotel, residência estudantil ou família onde você ficará hospedado e assegure se está tudo confirmado para sua chegada, afinal, você não quer correr o risco de chegar a um país estrangeiro e não ter onde ficar.

Em caso de problemas, se hospede em algum hotel por alguns dias até resolver todos os empecilhos — um hotel será sempre a opção muito mais segura do que ficar em casa de pessoas que não sejam 100% de confiança.

Caso opte por alugar um imóvel em sites como o AirBnb, use a Remessa Online para enviar dinheiro ao exterior e efetuar o pagamento. O custo de envio do dinheiro pela Remessa Online é o mais baixo do mercado, apenas 1,3%. Sem dúvidas gerará uma economia significativa, especialmente se comparado a opções como o hotel.

8. Confira seu programa de aulas do intercâmbio

Antes de viajar, faça a conferência das aulas/disciplinas que vai fazer e se está tudo certo em relação a horários, matricula e etc. Anote no seu celular ou em um caderninho endereços, número de salas, blocos e etc.

9. Pesquise como anda o clima e a temperatura

Para não ser pego de surpresa, pesquise como anda o clima na cidade que você está indo nos dias que antecedem a viagem. Se for possível fale com alguém que já está lá para saber como anda a temperatura, umidade e condições climáticas no geral.

Esta é uma forma de você começar o seu processo de adaptação na cidade nova da melhor forma possível, além de escolher as roupas certas na hora de arrumar a mala.

10. Arrume a bagagem de mão com atenção

Na bagagem de mão você deve levar seus documentos, medicamentos, dinheiro, equipamentos como notebook, tablet, câmera fotográfica e algum lanche rápido, como snacks ou barra de cereal.

Os casos de extravios de bagagem não são raros, por isso, recomendamos levar na bagagem de mão uma troca de roupa. Organizar a bagagem é uma parte importante na hora de arrumar as malas e que deve ser feita com muito cuidado.

Além disso, é preciso atentar para a franquia de bagagem de mão junto à companhia aérea que você vai viajar, para não correr o risco de ter que deixar algo para traz pelo excesso de peso ou volume.

Adicione uma muda de roupa à sua bagagem de mão para em caso de extravio da bagagem despachada.
Adicione uma muda de roupa à sua bagagem de mão para em caso de extravio da bagagem despachada.

11. Pesquise sobre a cultura do país de destino

A cultura de um país é um grande influenciador na adaptação dos estrangeiros. Os costumes podem ser muito diferentes do que você está acostumado aqui no Brasil. As diferenças culturais vão desde a forma se se portar nos lugares à gastronomia.

Para que você tenha uma estadia mais agradável, manter bons relacionamentos pessoais e se adaptar mais rápido é interessante pesquisar a fundo sobre a cultura do país.É aconselhável também pesquisar sobre o passado e história do país, isso vai ajudar a entender melhor a cultura.

Ler o noticiário e saber qual a situação atual em relação às políticas públicas, saúde, educação e economia é a garantia de que você não será surpreendido quando chegar ao destino. Assim fica mais fácil até para calcular o custo médio de vida.

12. Faça um seguro viagem

O seguro de viagem é uma forma de garantir sua proteção e tranquilidade durante a permanência em outro país. Imprevistos podem acontecer e você precisa estar preparado para resolvê-los sem comprometer todo o processo de intercâmbio.

Para isso é fundamental contar com um bom seguro, de uma empresa qualificada. Você pode contratar uma especializada que tenha uma boa assistência a um preço justo. Algumas coberturas disponíveis são:

  1. assistência médica;
  2. extravio de bagagem;
  3. cancelamento de viagem;
  4. atrasos da companhia aérea; 
  5. indenização em caso de perda da bagagem;
  6. despesas jurídicas;
  7. atendimento odontológico.

Alguns países já solicitam o seguro para imigrantes como quesito obrigatório para entrada no país. Mas mesmo que não seja obrigatório, investir em um bom seguro viagem proporciona bons benefícios que são muito bem-vindos em caso de emergências.

Melhores formas de levar dinheiro para o exterior

Fazer um intercâmbio agrega muito para a carreira de qualquer pessoa, para isso, planejamento é tudo, principalmente quanto a questão financeira. Atualmente existem muitas formas de levar dinheiro para o exterior e é preciso saber qual a melhor para garantir que você não passe por apertos.

É importante levar uma pequena quantidade de dinheiro em moeda física, especialmente para emergências. Mas por questão de segurança e economia, fazer transferência internacional para uma cota no exterior é mais vantajoso. Os meios de transferência são:

  1. bancos;
  2. correios;
  3. cartões pré-pagos;
  4. plataforma digital. 

Algumas fintechs como a Remessa Online buscam oferecer praticidade e economia ao usuário. As transferências internacionais via Remessa Online são exemplo disso: um processo totalmente online, rápido, sem burocracia e com muita comodidade. Sua transferência é concluída e o dinheiro chega ao destino em até 1 dia útil. O custo de envio é o mais barato do mercado, apenas 1,3%. Faça uma simulação e comece a operar na plataforma. O cadastro é simples e rápido.

Como você pode perceber, fazer o checklist antes de sua viagem de intercâmbio é uma forma de se livrar de imprevistos — uma excelente estratégia de partida tranquila e sem sobressaltos para qualquer destino em que você deseje estudar.

Curtiu o post? Agora que você sabe como elaborar um checklist para sua viagem de intercâmbio, conheça os principais tipos de intercâmbio existentes e fique ainda mais informado para fazer a melhor escolha!

Conheça a melhor forma de realizar transferências internacionais. Comece agora a sua vida global!

Conheça a Remessa Online