O que é moeda forte?

Neste artigo, vamos explicar o que significa o termo “moeda forte” e te ajudaremos a entender melhor sobre o assunto

entenda o que é moeda forte

Neste artigo, vamos explicar o que significa o termo “moeda forte” e te ajudaremos a entender melhor sobre o assunto e como ele impacta sua vida. Vamos lá?

Não precisa ser muito familiarizado com a economia do Brasil e do mundo para ter ouvido o termo “moeda forte”. Na prática, muitas pessoas até saberiam dar um exemplo de moeda forte. Provavelmente, essas pessoas responderiam “dólar” ou “euro”. Entretanto, será que saberiam responder o que é o conceito de moeda forte?

Moeda forte: o que significa esse termo?

Moeda forte é aquela emitida por um país estável, que consegue manter ou aumentar o valor da sua moeda, mesmo com as oscilações da economia mundial. Para isso, o país precisa apresentar desempenho consistente no mercado financeiro e permitir que as suas empresas tenham poder de compra e negociação em outros países. 

Além disso, uma moeda forte é aquela que consegue ser usada como poder de compra em diversos países ao mesmo tempo, como é o caso do euro e do dólar americano, por exemplo. Outro fator que influencia na moeda é a estabilidade política do seu país.

Nações fortes, com influência em todo o mundo, ou grande parte dele, têm maior poder de negociação em outros países e sua opinião ou decisões refletem na economia do resto do mundo. 

Quais são as vantagens de uma moeda forte?

Para a economia do país há inúmeros benefícios. Um deles é a valorização da moeda que está sempre em alta e, mesmo em momentos de crise econômica – que podem resultar em uma queda de sua valorização, a moeda continua entre as mais fortes do mercado.

Países com moedas fortes são mais influentes na economia mundial e, muitas vezes, ditam as regras da economia, sendo os principais envolvidos em questões importantes. Com isso, o natural é que esses países sejam sempre consultados.

Para a população, o poder de compra ao redor do mundo é maior. Um viajante pode aproveitar melhor a sua viagem em países onde a sua moeda é mais valorizada do que a local. 

Lei também: Tudo o que você precisa saber antes de viajar ao exterior

Além disso, uma moeda que tem força não tem restrições de uso em outros países ou no comércio. Todos os países querem receber uma moeda forte em sua economia. Aqueles que também têm sua própria moeda, ainda estarão em vantagem, pois uma moeda forte é fácil de ser negociada, vendida, trocada ou aceita no mercado. 

Leia mais: O que é dólar turismo, comercial e paralelo?

Se precisar enviar dinheiro para o exterior, use a Remessa Online. A plataforma é simples, segura e rápida. Você envia dinheiro para fora pagando as menores taxas do mercado e a cotação usada na transação é o dólar comercial, mais barato que o dólar turismo.

Você pode acompanhar a cotação de moedas como euro, dólar e outras moedas na nossa plataforma de cotações. Conheça a ferramenta e faça as suas cotações