Como declarar contratos de câmbio no Imposto de Renda

por Remessa Online
3 minutos de leitura
Entenda como Declarar contratos de câmbio no Imposto de Renda

Toda vez que uma pessoa realiza uma operação envolvendo moeda estrangeira, ela recebe um contrato de câmbio. Trata-se de um documento que comprova que, ao realizar aquela operação, a pessoa fez tudo dentro das normas estipuladas pelo Banco Central.

Os contratos de câmbio são emitidos pela intermediadora da operação. Clientes da Remessa Online, por exemplo, recebem contratos de câmbio emitidos pelo Banco Master, nosso parceiro. Mas o que fazer com esses contratos e por que eles são importantes? Entenda mais detalhes a seguir.

O que são contratos de câmbio

Realizar operações com moeda estrangeira se tornou mais simples com a chegada de fintechs como a Remessa Online, por exemplo. Mas por trás de cada uma dessas empresas sérias, há o Banco Central supervisionando operações e garantindo que as coisas sairão dentro daquilo que é estipulado por lei. 

Os contratos de câmbio são documentos emitidos pelo banco ou pela operadora e que atestam que a operação realizada com moeda estrangeira esteve dentro da lei e foi feita corretamente. Cada contrato de câmbio possui um número único que diz respeito àquela operação.

Há uma diferença entre contrato de câmbio e recibo de câmbio. O contrato é reconhecido pelo Banco Central, já o recibo é apenas um comprovante da operação entre cliente e empresa – sem reconhecimento do Bacen.

Ao lançar informações na Declaração do Imposto de Renda, o documento usado será o contrato de câmbio, e não o recibo. Se a operadora com quem você operou não te deu o contrato, solicite pois será importante.

Como os contratos de câmbio serão usados na declaração do imposto de renda?

Você precisará declarar suas transações ao exterior no imposto de renda, sejam elas compra de imóvel, pagamento de serviços ou cursos, compras de ações e por aí vai. Na hora de discriminar essas operações, o número do contrato de câmbio será o documento que validará a informação prestada à Receita Federal.

Justamente por isso, informar o número do contrato de câmbio na sua declaração de imposto ajudará a garantir que as informações que você está prestando são verídicas e que você não omitiu nada e nem alterou/ocultou valores. A declaração de operações com moeda estrangeira sem a devida comprovação por meio do contrato de câmbio pode fazer com que você venha a cair na malha fina.

Onde declarar os contratos de câmbio no imposto de renda?

Geralmente os números dos contratos de câmbio são colocados na aba ‘Bens e direitos’ no seu imposto de renda. É nesta aba que você declarará operações como compra de imóvel no exterior, movimentação de conta bancária no exterior e envios de dinheiro para sua conta no exterior, por exemplo.

Há campos para cada uma dessas operações e a maneira como você comprovar as informações prestadas é informando o número do contrato de câmbio na linha “discriminação”.

Saiba como Declarar contratos de câmbio no Imposto de Renda 1395298508 - Como declarar contratos de câmbio no Imposto de Renda
O número do contrato de câmbio serve como comprovante da operação que você realizou com moeda estrangeira.

Em quais operações internacionais se faz necessário usar o contrato de câmbio na declaração do IR?

Em linhas gerais, você vai discriminar o número do contrato de câmbio toda vez que for declarar no Imposto de Renda uma operação realizada com moeda estrangeira. Isso inclui:

  1. Ações negociadas no exterior;
  2. Compra de imóveis fora do país;
  3. Compra de outros bens de valor;
  4. Pagamentos de serviços de educação e saúde no exterior;
  5. Depósito em conta bancária de mesma titularidade no exterior.

O envio de dinheiro ao exterior para manutenção de residentes é um dos únicos casos em que não é necessário informar o número do contrato de câmbio na hora de realizar a declaração. Em qualquer outro caso, por via das dúvidas, coloque o número do contrato de câmbio – é melhor sobrar informação do que faltar.

A Remessa Online passa o contrato de câmbio por cada operação realizada

O Banco Master, parceiro da Remessa Online, fornece aos clientes um contrato de câmbio registrado no Banco Central para cada operação realizada pela plataforma. Dessa maneira, clientes Remessa Online têm a sua disposição de maneira transparente um documento que comprove a operação efetuada.

Algumas plataformas de transferências internacionais não oferecem contratos de câmbio a seus clientes, dificultando as coisas na hora de prestar contas ao fisco e tornando maiores as chances de a pessoa cair na malha fina. 

Eis mais um motivo para você usar a Remessa Online ao realizar operações de transferências internacionais: além de ter o menor custo de serviço do mercado, a plataforma também preza pela transparência.

Envie seu Imposto de Renda para a Remessa Online

Se você já é um cliente da Remessa Online, o seu Imposto de Renda 2021 será fundamental em duas situações:

  1. Ao solicitar um cadastro completo: para aumentar seu limite na Remessa Online, você precisará solicitar um cadastro completo, enviando uma cópia da sua Declaração do Imposto de Renda. Seu novo limite terá como parâmetro os valores declarados.
  2. Para renovar seu cadastro completo: você precisa enviar sua Declaração de Imposto de Renda atualizada todo ano para que seu cadastro completo continue ativo. Se não entregar a declaração, você poderá ter sua conta bloqueada e ficará impedido de operar. O envio da declaração é feito online, na própria plataforma da Remessa Online.

Imposto de Renda é um assunto complexo, ainda mais quando envolve a declaração de transações internacionais. É importante contar com o auxílio de um contador de sua confiança.

Além disso, sempre que tiver dúvidas sobre declaração de transações internacionais ou criação/atualização de cadastro completo, pode entrar em contato com a Remessa Online. Estaremos à postos para esclarecer suas dúvidas.

Você pode usar o chat no canto inferior direito de sua tela, ele funciona de segunda a sexta das 9h às 20h e conta com profissionais da Remessa Online à postos para esclarecer suas dúvidas.

Assuntos relacionados