Como enviar a declaração de Imposto de Renda e o recibo de entrega para a Remessa Online?

por Remessa Online
3 minutos de leitura
Entenda como enviar a declaração de Imposto de Renda e o recibo de entrega para a Remessa Online

Com o upgrade para Cadastro Completo, de acordo com as normas do Banco Central, o limite para envio e recebimento de remessas é calculado com base na declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, e equivale a 100% dos bens líquidos declarados ou 40% do patrimônio total. 

Por este motivo, o envio anual da declaração completa de IR e do recibo que comprova a entrega são obrigatórios para definir seu limite e permitir o envio e recebimento de remessas.

Como enviar a declaração de Imposto de Renda e o recibo de entrega?

A declaração de Imposto de Renda serve para comprovar seus rendimentos e deve ser enviada completa, contendo todas as páginas, com numeração e todos os dados legíveis. Salve as páginas em um único arquivo PDF e anexe o documento no campo Declaração de Imposto de Renda no envio de documentos do Cadastro Completo.

Já o recibo de entrega da declaração serve para comprovar que seu IRPF foi recebido pela Receita Federal. Precisamos que seja enviada apenas a primeira página, pois a segunda página contém dados pessoais sigilosos sobre sua declaração, como o seu número de identificação.

Não tem mais os arquivos salvos? Veja alguns caminhos para recuperá-los:

Pelo computador utilizado para enviar a declaração

Veja se o programa da Receita ainda está salvo no seu computador. O nome será ‘IRPF’ mais o ano da declaração. Depois, é só abrir o programa e imprimir a declaração do imposto de renda e o recibo. 

Mesmo que não tenha mais o programa, o arquivo ainda pode estar salvo na memória do computador usado para fazer a declaração. Para procurar, abra a pasta “Meu computador”, acesse “Disco Local (C:)”, busque a pasta “Arquivos de programas” e então “IRPF”. A declaração deve estar na pasta “Transmitidas”.

Caso tenha feito sua declaração com um contador, peça para que lhe envie uma cópia do documento.

Pelo celular ou tablet utilizado para enviar a declaração

Para localizar a declaração, é preciso que o app IPRF ainda esteja instalado no aparelho e a cópia da declaração e recibo tenham sido baixados e mantidos no seu dispositivo na hora do envio.

Para aparelhos com sistema operacional Android, procure os arquivos na pasta download. Já para aparelho com sistema operacional iOS, é só procurar a pasta de arquivos do programa do Imposto de Renda pelo iTunes.

Pelo portal e-Cac da Receita Federal

Neste caso, é preciso possuir ou criar um cadastro ou usar um certificado digital. Acesse o site da Receita Federal, no serviço “Declaração IRPF” e siga as instruções para obter os arquivos.

Entenda como enviar a declaração de Imposto de Renda e o recibo de entrega para a Remessa Online - Como enviar a declaração de Imposto de Renda e o recibo de entrega para a Remessa Online?
Caso não consiga recuperar sua declaração de Imposto de Renda pelos meios virtuais, será necessário comparecer a um posto da Receita Federal.

Em um dos postos da Receita Federal

Se não for possível recuperar o arquivo da Declaração do IR pelo computador ou dispositivo móvel e você não possuir um certificado digital nem conseguir se cadastrar no portal e-Cac, será necessário comparecer a uma das unidades de atendimento da Receita Federal espalhadas por todo o país. Confira aqui os endereços.

Porque o Imposto de Renda é importante para sua conta na Remessa Online

O seu Imposto de Renda 2020 será útil para sua conta da Remessa Online em dois casos:

  1. Ao solicitar um Cadastro Completo: quando você cria uma conta na Remessa Online você passa a ter um limite de R$75.000 por ano. Para aumentar esse limite, você precisará solicitar um Cadastro Completo, enviando uma cópia da sua Declaração do Imposto de Renda. Seu novo limite terá como parâmetro os valores declarados.
  2. Para renovar seu Cadastro Completo: você precisa enviar sua Declaração de Imposto de Renda atualizada todo ano para que seu Cadastro Completo continue ativo – e os limites possam até ser aumentados. Se não entregar a declaração, você poderá ter sua conta bloqueada e ficará impedido de operar. O envio da declaração é feito online, na própria plataforma da Remessa Online.

O prazo para enviar a cópia da declaração de imposto de renda 2020 para a Remessa Online é até 15 de julho.

Declaração de Imposto de Renda é um assunto complexo, por isso é importante contar com o auxílio de um contador de sua confiança para te assessorar. Além do mais, sempre que tiver dúvidas sobre declaração de transações internacionais ou criação/atualização de Cadastro Completo, pode entrar em contato com a Remessa Online. Estaremos à postos para esclarecer suas dúvidas.

Você pode usar o chat no canto inferior direito de sua tela, ele funciona de segunda a sexta das 9h às 20h e conta com profissionais da Remessa Online à postos para esclarecer suas dúvidas.

Assuntos relacionados