Como importar produtos da China?

Interessado em saber como importar produtos da China? Confira nossas dicas e saiba todos os aspectos que você precisa considerar para empreender nesse segmento e ter sucesso nas vendas.

A China é uma potência no setor industrial e grandes marcas produzem no país, favorecendo um comércio variado e repleto de produtos de qualidade. Devido à concorrência interna, os preços são competitivos. Com o avanço da tecnologia, as fronteiras e dificuldades foram eliminadas. Por isso, cada vez mais pessoas estão buscando avaliar como importar produtos da China, sobretudo itens com custo elevado no Brasil.

Acredite, é possível comprar tudo o que você deseja e receber no Brasil, sem dificuldades. Apostar na importação de itens da China para revenda é uma iniciativa que pode ser muito vantajosa para seu negócio. No entanto, é necessário planejamento e pesquisa para obter sucesso em suas escolhas e estratégias.

Para saber como fazer isso e ajudar a começar, você vai ver como importar produtos da China neste post. Aproveite o conteúdo e fique por dentro de tudo para acertar na hora de fazer uma compra no exterior.

Por que importar produtos da China?

Importar produtos da China é interessante por seu cenário industrial e político que favorece muito o comércio externo. Isso torna-se uma grande oportunidade para que pessoas físicas e jurídicas encontrem negócios com bons preços e produtos de qualidade.

A justificativa para comprar na China não está somente nos valores baixos, mas também na grande variedade de produtos de qualidade. Se os produtos chineses no Brasil já têm um valor competitivo, ao importá-los fica ainda mais em conta.

O que é bom importar da China?

Qual produto importar da China vai depender do seu tipo de negócio, dos clientes que atende ou pretende atender. A vantagem é que você tem um mercado vasto, com muitas opções de produtos para escolher.

Quais produtos posso importar da China?

Os produtos que pode importar da China são:

  • objetos de decoração para a casa;
  • roupas de moda masculina, feminina, infantil, esportiva, entre outras;
  • acessórios em geral (anéis, pulseiras, brincos, bonés etc.);
  • cosméticos, como máscaras, cremes para o corpo e cabelo etc;
  • itens de maquiagem, como batom, sombra, base, lápis, entre outros;
  • equipamentos de informática, como mouse, teclado, webcam, microfone etc.;
  • acessórios para eletrônicos, como capinha de celular, fone de ouvido, cartões de memória e outros;
  • smartphones e outros tipos de dispositivos.

Porém, alguns produtos são restringidos de importação. São eles:

  • cigarros e derivados de tabaco;
  • produtos regulados por algum órgão (Anvisa, Inmetro, Ibama…);
  • explosivos e bebidas alcoólicas;
  • medicamentos sem apresentação de receita médica;
  • grandes marcas sem laudo de autenticidade.

São itens cujo valor varia, mas que continuam atrativos para os clientes. Principalmente porque, ao importar da China, você tem uma diversidade maior de artigos e marcas.

Assim, consegue oferecer produtos para seus clientes que eles não encontrariam facilmente no Brasil.

Quais são as vantagens de importar produtos da China?

Um ponto que torna a importação de produtos da China tão vantajosa está ligado à experiência. Fornecedores chineses estão acostumados a vender para o mundo inteiro. Isso contribui para facilitar o processo de negociação, visto que estão habituados a fazer isso com alta frequência.

A negociação com fornecedores costuma ser bem próxima e direta com fabricantes e principais distribuidores. Esse detalhe permite que a negociação flua de uma forma mais benéfica, simples e transparente. Isso também possibilita conversas sobre descontos e formas de pagamento de modo facilitado. 

Empreendedores ainda têm acesso a todo histórico de vendas de um determinado fornecedor. Dessa maneira, é possível avaliar a confiança de cada um e apostar em uma estratégia assertiva e segura.

Por fim, os preços na China costumam ser muito atraentes se comparados ao mercado nacional, além de oferecerem uma ampla gama de mercadorias.

Quais são as desvantagens de importar produtos da China?

Algumas das desvantagens envolvem o planejamento das quantidades dos itens a serem importados e a limitação de vendas de algum item específico por parte dos fornecedores. Logo, a depender da sua estratégia, você terá que comprar com mais de um distribuidor, o que pode gerar variação no produto final ofertado.

Da mesma forma, alguns fornecedores trabalham com número mínimo de pedidos. Isso é relevante, especialmente se seu objetivo é trabalhar com menores quantidades.

É necessário pesquisar para selecionar fornecedores de qualidade, e deve-se atentar para alguns aspectos. Por exemplo, certos distribuidores podem não ter licença para atuar em aeroportos, e isso pode complicar a hora do transporte.

A comunicação também pode ser um desafio. A maioria das negociações é feita em inglês, e as diferenças de fuso horário podem ser um problema. Na maior parte das vezes, é preciso entrar em contato e negociar durante a noite.

Como importar legalmente produtos da China?

No processo de importação, é preciso estar atento a alguns fatores para garantir tanto a legalidade quanto a qualidade do negócio. Veja o que você deve considerar para saber como importar produtos da China!

1. Defina o produto que deseja importar

Saber exatamente o que precisa ajuda a identificar melhores preços e qualidade. Então, saiba o seu objetivo, seu público e sua mercadoria. Isso vai auxiliar em uma melhor estratégia para o seu negócio.

2. Conheça o mercado

Conhecer o mercado chinês é o segredo para saber quais são os melhores sites para compra e importação. Também é interessante entender quais as marcas mais conceituadas e com maior solidez no mercado internacional. Se você não tiver muito conhecimento acerca do assunto, conte com um consultor exclusivo na Remessa Online!

3. Selecione fornecedores confiáveis

Independentemente do tipo de produto, é comum encontrar uma imensa quantidade de fornecedores, e isso não significa qualidade. Portanto, é aconselhável buscar referências e comentários sobre a experiência de compra de outras pessoas. Assim, fica fácil saber a confiabilidade do fornecedor.

Para garantir mais segurança da importação, é interessante comprar a mercadoria em uma quantidade menor para garantir a qualidade do produto e do fornecedor. Portanto, procure saber sobre a credibilidade da empresa, o atendimento ao consumidor na pós-venda e a qualidade dos produtos a serem adquiridos.

4. Pesquise bem os preços para economizar

Como importar produtos da China é um processo digital, assim como em outras importações, nem sempre são necessários intermediários. Assim, fica ainda mais fácil analisar detalhes como valores do produto, condições de pagamento e transporte, a fim de reduzir custos.

5. Analise os custos logísticos

A logística é fundamental em uma importação e com produtos da China não deve ser diferente. A fim de tornar o processo mais produtivo e competitivo possível, é necessário atenção. Por exemplo, considerar tarifas do frete internacional, custos com impostos e encargos para compor melhor o planejamento financeiro.

O que é drop shipping e como ele pode ajudar na importação?

Drop shipping é um formato de negócios online, que garante preços baixos e menos riscos quando comparados a outras formas. Nele, quem deseja importar produtos da China faz a aquisição em um e-commerce, que recebe o pedido e envia a ordem da transação para uma empresa parceira.

Essa empresa parceira envia a mercadoria para o cliente em nome do site que efetuou a venda. A companhia funciona como um intermediador e o lucro da empresa é dado pela diferença de valores entre o que é cobrado do cliente e do parceiro. É uma forma moderna e mais em conta de importar produtos.

Qual é o melhor site para importar da China?

A escolha do melhor site para importar da China vai depender do público que você quer atender, do seu tipo de negócio e objetivos.

Confira uma lista com os sites mais utilizados para comprar da China:

1. AliExpress

O AliExpress é o maior site de vendas da China. Ele conta com uma grande variedade de produtos e está entre os mais confiáveis. Já é bastante conhecido pelos brasileiros, pois muitas pessoas fazem compras pessoais no site.

No AliExpress, você encontra diversos fornecedores e consegue fazer algumas compras menores para testar o relacionamento e o produto. Antes de comprar, atente-se para a reputação do vendedor, se os comentários são positivos e avalie o prazo de entregas médio informado pelo site.

2. DealeXtreme

No DealExtreme, você encontra uma plataforma de venda de produtos próprios, ou seja, você não precisa avaliar e manter contato com cada fornecedor. Uma das vantagens é que, por ter produção própria, você tem a garantia de que os produtos terão sempre a mesma qualidade e procedência.

O DealExtreme é o principal concorrente do AliExpress, mas conta com alguns diferenciais. Um deles é que mesmo que você faça múltiplos pedidos na plataforma, receberá tudo em um só pacote, no prazo de 20 a 40 dias.

3. BangGood

Para quem quer comprar e ter um lucro maior nas vendas, o BangGood pode ser a melhor alternativa, por ser um site focado em atacado. No BangGood, você encontra aparelhos eletrônicos a preços realmente baixos, principalmente quando adquire mais de uma peça. O site também oferece uma variedade de fretes, inclusive gratuitos para o transporte aéreo.

O prazo de entrega dura em média de 30 a 40 dias. Além disso, a loja sempre tem ofertas e promoções que mudam diariamente. Antes de efetuar a compra, você pode conferir a comunidade aberta do site. Assim, dá para ver a opinião de clientes sobre a experiência que tiveram, com fotos e vídeos dos produtos que compartilharam.

4. GearBest

O site GearBest funciona como um marketplace e atende a mais de 200 países na área de eletrônicos. Devido a seu modelo de negócios, existem muitas opções de fornecedores e fabricantes.

Uma vantagem é que a plataforma conta com opções que oferecem mais segurança ao comprador. Por exemplo, existe uma função que concede reembolso integral do pedido em caso de não recebimento. Isso é feito sem grandes burocracias e comprovações.

Outra vantagem é o prazo de entrega. O GearBest consegue entregar em até 20 dias, dependendo do distribuidor, sendo considerado um prazo reduzido. Além disso, outro benefício é que muitos lojistas oferecem frete grátis, o que facilita os custos da importação.

5. Alibaba

O Alibaba é um site famoso e tradicional na China, um gigante do comércio eletrônico. Seu foco é B2B, ou seja, vender para outras empresas. Logo, assim como o BangGood, é uma boa aposta para compras em atacado. Por causa disso, compradores com CNPJ têm vantagens nas condições de pagamento e prazos de entrega.

O Alibaba é focado na importação de mercadorias para revenda e é uma plataforma muito estruturada. Entre os produtos mais vendidos, você encontra desde bijuterias, maquiagem e acessórios eletrônicos até componentes para caminhão.

6. Rakumart

Assim como o Alibaba, o site Rakumart é uma plataforma B2B de vendas no atacado. Seu objetivo é conectar fornecedores chineses com importadores.

A página em português é fácil de navegar e conta com uma infinidade de produtos, organizados em categorias como ferramentas e ferragens, moto, carro e acessórios, pet, produtos infantis, decoração e muito mais.

Se você está começando a pesquisar como importar produtos da China, a plataforma Rakumart pode ser um bom lugar para começar. Isso porque todo o processo de compra e negociação é gerenciado pelo site. Isso facilita a vida de quem está iniciando nas importações e garante uma primeira experiência mais simples.

Pagamentos internacionais com a Remessa Online

Fazer um bom negócio se baseia em uma série de fatores e não somente em pagar mais barato por um produto. Tudo deve ser planejado adequadamente em busca sempre de melhores condições. Uma delas, é realizar pagamentos no exterior com eficiência, segurança e taxas baixas.

Se o site de onde você está comprando permitir o pagamento por wire transfer (transferência internacional), essa é uma alternativa mais vantajosa do que pagar via cartão de crédito. Afinal, o IOF cobrado será seis vezes mais barato.

Por isso, considere efetuar seus pagamentos via Remessa Online, a plataforma de transferências internacionais com o menor custo de serviço do mercado.

A Remessa Online é a melhor e mais segura forma para pagar sua importação na China. Com vasta experiência no mercado internacional e credenciada pelo Banco Central do Brasil, oferece condições exclusivas em um processo totalmente digital que irá proporcionar toda a comodidade e agilidade.

Saber tudo sobre como importar produtos da China é essencial para encontrar o que você precisa e atingir seus objetivos. Entretanto, é importante sempre estar atento às questões fiscais e regras de importação para garantir que tudo está correto e evitar prejuízos.

Animado para investir em uma estratégia de importação? Então, que tal conhecer outros sites para importar da China?

Resumindo

Como importar produtos da China?

Alguns passos que você deve seguir para importar produtos da China:
– defina seus objetivos e produtos com os quais quer trabalhar;
– mapeie o mercado; 
– pesquise fornecedores de confiança;
– avalie os custos da operação;
– estude a logística e as formas de envio;
– providencie documentação e desembaraço aduaneiro no Brasil.

Qual o melhor site para importar produtos da China?

Os melhores sites para importar produtos da China são:
– Alibaba;
– AliExpress;
– BangGood;
– DealeXtreme;
– GearBest;
– Rakumart.

Quais produtos posso importar da China?

É possível importar praticamente tudo da China, desde itens de papelaria até autopeças. Importadores brasileiros costumam comprar itens relacionados a decoração, vestuário, produtos para pets, itens infantis, eletrônicos em geral e acessórios para celular.

Related posts

Universidade da Pensilvânia: guia completo sobre a UPenn

De Olho no Câmbio #273: Juros nos EUA, conflito no Oriente Médio e revisão de meta fiscal castigaram o real

Mercado Pago telefone: 0800, WhatsApp e demais contatos