Cursos de Data Science 2023: as 14 melhores opções do mercado!

Os cursos Data Science podem ser uma ótima oportunidade para você se tornar um cientista de dados. Isso porque, na era da informação ágil e dinâmica, essa área ganha cada vez mais espaço. Como consequência, profissionais especializados em ciência de dados vêm sendo cada vez mais procurados pelo mercado.

As possibilidades de uso dos dados, como a oportunidade de prever comportamentos do consumidor, é o motivo dos cursos Data Science serem mais frequentemente procurados por profissionais de diversas áreas. Algumas que se destacam são: Administração, Estatística, Economia, Engenharia, TI e Computação.

Portanto, se você tem interesse na área, temos uma boa notícia. Existem diversos cursos Data Science que podem servir de base para a profissão. Acompanhe este conteúdo e conheça as melhores opções para se tornar um profissional de dados!

O que é preciso para ser um Data Science?

Para ser um profissional em Data Science, é essencial adquirir habilidades técnicas em áreas como bancos de dados, Machine Learning, infraestrutura de Big Data, matemática, estatísticas e linguagens de programação como Python, R e SQL. Também é importante estar familiarizado com ferramentas como AtoM, Sublime, Knim, Git, software de Business Intelligence (BI), como QlikView, Microsoft Power BI e Tableau, e ferramentas de ciência de dados como RapidMiner.

O que faz um profissional em Data Science?

O profissional de Data Science é responsável por transformar os dados coletados em informações ou produtos em uma empresa. Ele reúne, interpreta e comunica toda a informação relevante que surge dos dados analisados. O data scientist analisa os resultados atingidos e escolhe modelos de simulação e estatística para formular soluções para os problemas encontrados.

Quanto ganha um profissional de Data Science?

Um profissional de Data Science ganha no Brasil, em média, R$ 28,5 mil. A informação é do site Glassdoor. Por esse motivo, escolher bons cursos Data Science faz toda diferença no currículo e na atuação de um profissional.

Quais são os 14 melhores cursos Data Science?

Veja as melhores opções de cursos Data Science para você se aprofundar na área.

1. Become a Data Scientist (Udacity)

O curso de Data Scientist da Udacity é opção para quem quer atuar na prática de ciência de dados e já entende conceitos como Machine Learning e já domina Python. Também é importante ter skills de SQL, probabilidade, estatística e organização e visualização de dados (CSV e JSON).

A Udacity é uma instituição localizada no Vale do Silício com parcerias de grandes nomes, como Google e Facebook e Amazon. O curso é dividido em módulos, com uma duração estimada de 4 meses. O aluno interessado pode comprar o curso e realizá-lo nesse período ou optar por pagar mensalmente, caso precise de mais tempo para a conclusão.

Ao longo das aulas, é possível trabalhar em projetos desenvolvidos por especialistas e contar com uma mentoria especializada. O curso está disponível apenas na língua inglesa.

Os principais tópicos do curso Become a Data Scientist da Udacity são:

  • Solving Data Science Problems: resolução de problemas usando Data Science;
  • Software Engineering for Data Scientists: engenharia de software para Data Scientists;
  • Data Engineering for Data Scientists: engenharia de dados para Data Scientists;
  • Experiment Design and Recommendations: design experimental e recomendações;
  • Data Science Projects: projetos de Data Science.

2. Data Analyst (Udacity)

O curso de Data Analyst da Udacity é focado para quem deseja ser analista de dados. Aqui, é necessário conhecimento em linguagens de Python e SQL.

O analista de dados terá um aprendizado direcionado ao gerenciamento e interpretação dos dados recebidos. Ele é completamente online e tem 4 meses para sua conclusão. Além disso, conta com mentorias e as demais vantagens propostas pela instituição de ensino.

Porém, atenção: como os cursos da Udacity são desenvolvidos para um público internacional, eles são ministrados em inglês. Ainda não há legendas ou mesmo dublagens para as aulas. Caso você ainda não seja fluente no idioma, vale a pena conferir cursos de inglês direcionados para programadores.

3. Applied Data Science with Python (Coursera)

O curso de Data Science Ciência de Dados Aplicada com Python, oferecido pela Coursera em parceria com a Universidade de Michigan, é um dos melhores da área. Ele é destinado para quem deseja ter um aprendizado mais completo e ainda não é especialista em Python. Ele cobre todo o assunto de Data Science relacionado a Python.

O curso é composto por 5 outros da plataforma. Isso requer um aprendizado básico na temática abordada por parte do aluno.

Os cursos integrados do curso Ciência de Dados Aplicada com Python são:

  • Introdução ao Data Science em Python;
  • Gráficos e Representação de Dados em Python;
  • Machine Learning em Python;
  • Mineração de Texto Aplicada em Python;
  • Análise de Rede Social Aplicada em Python.

O curso pode ser concluído em 4 meses, caso o aluno cumpra uma carga horária de 10 horas semanais. A plataforma requer uma assinatura para acessar todos os materiais. Contudo, também disponibiliza auxílio financeiro para alunos que não têm como arcar com os valores. O curso é em inglês, mas legendas são disponibilizadas em outros idiomas.

4. Data Science Fundamentals with Python and SQL (Coursera)

O curso Data Science Fundamentals with Python and SQL, oferecido pela IBM na Coursera, é direcionado para quem está iniciando na área. Ou seja, trata-se de um aprendizado mais simples, com um período menor de duração e conceitos mais básicos.

Ainda assim, esse é um dos melhores cursos de Data Science, por oferecer certificados reconhecidos e possibilitar ao aluno uma base sólida no assunto.

Cursos envolvidos na formação do curso Data Science Fundamentals with Python and SQL:

  • Ferramentas para Data Science;
  • Python para Data Science, Inteligência Artificial e Desenvolvimento;
  • Projeto Python para Data Science;
  • Estatística para Data Science com Python;
  • Banco de Dados para Data Science com Python.

A formação dura cerca de 2 meses com uma dedicação semanal de 10 horas. A programação requer prática e memorização. Então, manter uma rotina fixa de estudos é fundamental.

5. Data Scientist with Python (DataCamp)

O curso Data Scientist with Python não tem pré-requisitos para quem deseja aprender Data Science. Ele é disponibilizado pelo DataCamp e conta com alunos de diversas instituições como Google, PayPal, Ebay, Uber etc. Ao todo, são 90 horas de aulas nas quais exercícios práticos são aplicados para melhor fixação do conteúdo, além da realização de diversos projetos. 

Vale ressaltar que ele reúne cerca de 25 módulos de conhecimento, como exclusão, importação e programação de dados no Python. O curso é em inglês e pode ser contratado tanto em plano individual quanto em plano coletivo — ideal para quem quer economizar e estudar com colegas.

6. Data Analysis in Excel (DataCamp)

O curso de Data Analysis in Excel é em inglês e um de seus 3 módulos é gratuito. Nele você vai conhecer e praticar as principais funções do Excel no uso de dados. O curso ajuda a usar o Excel para analisar e pesquisar dados. Ele dura apenas 4 horas e dispõe de quase 50 módulos só de exercícios.

Além disso, você acompanha 12 videoaulas que abordam preparação e exportação de dados para outros sistemas e plataformas comuns nas organizações. Sempre com a integração do seu trabalho com outras atividades do setor de TI em mente.

7. Data Science: Visualization (edX)

O curso de Data Science: Visualization da edX é uma preparação de nível introdutório em inglês muito valioso no mercado. Ele dura 8 semanas e é ensinado pelo professor de bioestatística em Harvard, Rafael Irrizarry. 

Os conhecimentos adquiridos envolvem visualizar e explorar a interpretação de dados, considerando os preconceitos e outros erros. É uma excelente oportunidade para quem deseja iniciar na área e precisa contar com um certificado de instituição de renome.

O curso ensina a utilizar o ggplot2 para a criação de gráficos personalizados, além de mostrar erros comuns das visualizações em gráficos. Além disso, dá uma visão mais analítica e precisa diante dos dados coletados.

8. Data Privacy and Technology (Harvard)

O Data Privacy and Technology é um curso de Data Science que explora os avanços tecnológicos na área e debate sobre a coleta e uso de dados de terceiros. Ele também questiona até que ponto as políticas de privacidade e acesso anônimo realmente protegem os usuários.

A que ponto as empresas podem ser responsabilizadas legalmente por vazamentos e uso malicioso de informações pessoais de clientes? Esse é o tipo de conteúdo que ajuda você a desenvolver o seu senso crítico. Além disso, permite conhecer mais sobre legislação cibernética mundial e a se aprofundar no uso de dados no mercado.

A inscrição no curso é paga e garante o acesso ao material didático, às aulas e à certificação. Ele é disponibilizado por Harvard, dura 5 semanas e é ministrado em inglês.

9. Power BI Expert na Prática (Viscari)

O curso Power BI Expert na Prática, da Viscari, vai te introduzir para a área de análise de dados. Com a ferramenta Power BI você ficará apto a transformar banco de dados em relatórios dinâmicos e formular dashboards.

O objetivo desse curso é mostrar na prática do básico até conhecimentos avançados. Você aprenderá a criar relatórios funcionais, dinâmicos e com visuais que prendem atenção.

A carga horária é de 30 horas, sendo 11 módulos e acesso vitalício.

10. Python para Finanças: Investimentos & Análise de Dados (Udemy)

O curso de Python para Finanças: Investimentos & Análise de Dados tem aulas que ensinam o aluno a calcular risco e o retorno de carteiras de investimento, criar gráficos Matplotlib e entender o modelo de precificação de ativos de capital. O conteúdo é dos mais completos do segmento.

Até quem não possui tanta experiência em programação pode aproveitar o curso, que aborda desde metodologias básicas a avançadas.

O curso é disponibilizado pela Udemy. Ele conta com 17 seções e 109 aulas, tendo duração de 7h.

11. Power BI Completo – Do Básico ao Avançado (Udemy)

O curso de Data Science Power BI Completo – Do Básico ao Avançado da Udemy consiste em aulas passo a passo sobre tudo o que você precisa saber sobre Power BI.

Usando o Business Intelligence, será ensinado a criar dashboards e relatórios dinâmicos, além de gráficos e mapas.

O curso é 100% prático e conta com 83 aulas, com duração de 10 horas. O tempo todo o aluno estará aplicando e exercitando, para se preparar da melhor forma possível a qualquer caso que tenha que resolver na vida profissional.

12. Curso de Análise de Dados e Big Data – Excel (Udemy)

O curso de Análise de Dados e Big Data – Excel da Udemy traz uma abordagem prática sobre aplicações de ferramentas do cientista de dados. As funcionalidades estudadas são de probabilidade, estatística e análise de dados, a fim de solucionar problemas reais de diversas áreas de atuação profissional.

A proposta é que o profissional consiga tomar as melhores decisões sobre fenômenos que envolvem incerteza. Você aprenderá a criar histogramas, boxplots, calcular medidas, resumo, identificar funções e densidade de probabilidade para conjuntos de dados usando suplementos do Excel.

Não é necessário ter conhecimento avançado em Excel, mas sim uma familiaridade com o programa. O curso tem uma carga horária de 12,5 horas.

13. Arquitetura de Software, Ciência de Dados e Cybersecurity (PUCPR)

O curso de Arquitetura de Software, Ciência de Dados e Cybersecurity da PUCPR oferece aos alunos um desenvolvimento das habilidades em construir sistemas, escolher componentes, direcionar estratégias, fazer migrações e criar ambientes seguros.

As aulas são compostas com questões de contexto real e estratégia metacognitiva. São mais de 15 professores inseridos no curso, que tem uma carga horária de 20 horas.

14. Formação Data Science (Alura)

O curso de Formação Data Science da Alura ensina técnicas de análise, estatística, modelagem e visualização de dados. Os alunos também terão acesso a 3 podcasts sobre a temática para audição.

A metodologia do curso engloba conhecimentos de Python, bibliotecas e ferramentas paralelas focadas em linguagem de programação.

As aulas ensinarão a coletar, preparar e explorar os dados, além de transmitir informações por meio de gráficos. O curso de Formação Data Science da Alura tem uma carga horária de 102 horas, e um total de 5 professores envolvidos.

Como pagar cursos de Data Science no exterior pela Remessa Online?

Para pagar cursos Data Science no exterior pela Remessa Online:

  1. cadastre-se na Remessa Online;
  2. ao fazer o login na sua conta, clique em “Enviar dinheiro”;
  3. selecione “Para outra pessoa ou empresa”;
  4. selecione a opção “pagar curso ou faculdade”;
  5. escolha o país e a moeda do envio;
  6. selecione o código que deseja usar (código SWIFT ou ABA Number, no caso dos Estados Unidos);
  7. preencha os dados da conta da instituição de ensino, inserindo também o IBAN e a matrícula ou código identificador;
  8. insira o valor de pagamento do curso;
  9. envie a invoice;
  10. aguarde a aprovação (o envio será aprovado em até duas horas);
  11. após a aprovação, faça o pagamento via TED e envie o comprovante até as 16h do dia da operação.

Os custos de transação variam conforme o valor da operação e a moeda. Quanto maior o valor transferido, menor são as taxas cobradas. Faça uma simulação em nosso site.

Fazer um curso de Data Science vai alavancar sua carreira profissional

A ciência de dados é multidisciplinar. Portanto, cursos Data Science possibilitarão uma visão ainda mais ampla da área. É fundamental o domínio de áreas como programação e estatística para, assim, tornar seu currículo mais versátil e atualizado.

Com seu grande impacto no ambiente organizacional, os conhecimentos adquiridos nos cursos Data Science o tornam um profissional valioso. A partir de um bom treinamento, as noções de otimização, gerência e tomada de decisão podem alavancar sua carreira.

Por se tratar de um campo novo, o domínio do assunto representa para o profissional uma capacidade de adaptação às novidades. Além disso, profissionais de diversas áreas acabam por realizar cursos Data Science justamente para manterem-se atualizados. Gostou do conteúdo? Siga a Remessa Online nas redes sociais para saber mais: Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e YouTube.

Resumindo

Quanto ganha um profissional de Data Science?

Um profissional de Data Science ganha no Brasil, em média, R$ 28,5 mil. A informação é do site Glassdoor. Por esse motivo, escolher bons cursos Data Science faz toda diferença no currículo e na atuação de um profissional.

O que faz um profissional em Data Science?

O profissional de Data Science é responsável por transformar os dados coletados em informações ou produtos em uma empresa. Ele reúne, interpreta e comunica toda a informação relevante que surge dos dados analisados. O data scientist analisa os resultados atingidos e escolhe modelos de simulação e estatística para formular soluções para os problemas encontrados.

Quais são os 14 melhores cursos Data Science?

1. Become a Data Scientist (Udacity);
2. Data Analyst (Udacity);
3. Applied Data Science with Python (Coursera);
4. Data Science Fundamentals with Python and SQL (Coursera);
5. Data Scientist with Python (DataCamp);
6. Data Analysis in Excel (DataCamp);
7. Data Science: Visualization (edX);
8. Data Privacy and Technology (Harvard);
9. Power BI Expert na Prática (Viscari);
10. Python para Finanças: Investimentos & Análise de Dados (Udemy);
11. Power BI Completo – Do Básico ao Avançado (Udemy);
12. Curso de Análise de Dados e Big Data – Excel (Udemy);
13. Arquitetura de Software, Ciência de Dados e Cybersecurity (PUCPR);
14. Formação Data Science (Alura).

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático