De Olho no Câmbio #120: A economia mundial voltará a crescer fortemente?

por André Galhardo
3 minutos de leitura

As vacinas protagonizaram novamente o cenário econômico mundial, com o pedido do presidente estadunidense para quebrar as patentes e acelerar o processo de vacinação dos países menos desenvolvidos, com reflexos no Reino Unido e na União Europeia.

No Brasil, o processo de elevação dos juros também teve um novo capítulo, em função das expectativas com o crescimento econômico dos EUA.

Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.

Perspectivas

O dólar segue firme sua tendência de depreciação frente às principais moedas. O movimento permanece ancorado nas expectativas do impacto das políticas expansionistas na economia estadunidense e, potencialmente, no mundo.

Mas esta semana, o novo capítulo da quebra das patentes no mundo trouxe um suspiro de aceleração do crescimento da economia mundial, com reflexos sobre todas as moedas, especialmente dos países emergentes, como o Brasil. 

Em linha com os acontecimentos das últimas semanas do Dólar, devemos esperar a manutenção da apreciação do Real, em linha com o otimismo estadunidense e o crescente apetite ao risco por parte de investidores. 

Seguimos de olho.

Assuntos relacionados