Os melhores destinos na América do Sul para incluir em seu roteiro

Saiba quais são os melhores destinos na América do Sul para incluir em seu roteiro

A América do Sul oferece atrações incríveis e que atendem a diferentes perfis de viajantes. Você pode escolher entre esqui na neve ou passeio no deserto, além de opções como praias paradisíacas, cidades históricas e vinícolas incríveis. Neste post, você vai conhecer alguns dos destinos na América do Sul favoritos dos turistas. Confira!

Além dos destinos icônicos, a América do Sul é uma excelente opção para os brasileiros que querem reduzir a burocracia relacionada com a emissão de vistos e passaportes

O Mercosul, firmado entre países como o Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Chile, Bolívia, Peru e Colômbia, desburocratiza o trânsito de pessoas entre os países que compõem o acordo. 

Além da inexigência de emissão de visto e de passaporte, alguns países aceitam o Real como forma de pagamento. Outro ponto positivo é o idioma, o Espanhol da América Latina é relativamente fácil de ser compreendido, por isso, mesmo quem não domina o idioma consegue se comunicar tranquilamente nesses países.

Confira a seguir quais são os destinos favoritos dos turistas e comece a planejar a sua viagem hoje mesmo!

Bariloche — Argentina

Destinos na América do Sul: Homem e mulher em pés na neve, vestidos para praticar snowboard.
Bariloche é um dos destinos favoritos dos brasileiros que querem curtir a neve sem precisar ir muito longe.

Se o seu objetivo é ver neve e praticar ski e snowboard, com certeza Bariloche é o destino perfeito! Neste caso, o inverno é a melhor época para realizar a sua viagem.

Por outro lado, o local possui paisagens exuberantes e oferece passeios ao ar livre e caminhadas que são mais convidativas durante o verão, quando a temperatura é mais agradável e ocorrem menos chuvas.

Além de ser um destino próximo do Brasil, não é necessário apresentar visto ou passaporte, a sua carteira de identidade, também chamada de “carteira verde” é o único documento que precisa ser apresentado na fronteira.

Planejando sua viagem com antecedência, a passagem aérea pode sair por um preço bem interessante.

Buenos Aires — Argentina

Destinos na América do Sul: Pessoas transitando por uma rua de comércios em Buenos Aires, na Argentina.
A capital da Argentina carrega um charme que encanta os visitantes.

Outro destino clássico na Argentina e que atrai milhares de brasileiros todos os anos é Bueno Aires. A capital do país possui um grande influencia da cultura européia, por isso é comum que ela seja comparada com os países do velho mundo.

Além do tradicional Tango, existem inúmeras alternativas de passeios gastronômicos, apresentações culturais, museus e teatros. 

Se você planeja conhecer Buenos Aires, inclua no seu roteiro uma visita ao Puerto Madero, aos bosques do Palermo, Caminito, Casa Rosada, Obelismo e a Plaza del Mayo.

Com um clima temperado oceânico, a cidade pode ser visitada em qualquer época do ano. Mas, para os turistas que não dispensam um clima mais ameno e agradável, a primavera e o outono (abril, maio, setembro e outubro) são as melhores épocas.

Bogotá — Colômbia

Bogotá é uma das maiores e mais pulsantes cidades da América do Sul.
Bogotá é uma das maiores e mais pulsantes cidades da América do Sul.


Localizada na Colômbia, Bogotá é a quinta maior cidade da América Latina e um dos principais destinos na América do Sul para negócios. Recebe anualmente um grande fluxo de turistas. 

A Colômbia é um país que vale a pena conhecer, além da receptividade do seu povo, é possível aproveitar inúmeras opções de atrações turísticas, culturais e uma variada cultura gastronômica.

Para os passeios durante o dia, o Centro histórico é uma excelente opção, já que reúne grande parte das atrações turísticas. Se você gosta de eventos noturnos, a dica é ficar hospedado na região do Chapinero, que traz diversas opções para o público que gosta de aproveitar a noite.

O clima no país se caracteriza por temperaturas estáveis, por isso, qualquer época é boa para conhecer Bogotá. 

Cartagena das Índias — Colômbia

Cartagena é uma oportunidade de mergulhar na história e na cultura da Colômbia.
Cartagena é uma oportunidade de mergulhar na história e na cultura da Colômbia.

Para quem busca um resgate histórico cultural, Cartagena das Índias é um destino muito bacana. Durante o período colonial Espanhol, a cidade foi um dos portos comerciais mais importantes da América e isso faz com que existam muitas histórias interessantes sobre a região.

A parte mais antiga da cidade é cercada por uma muralha, por isso também é conhecida como Ciudad Amurallada e é a região favorita dos turistas, pois reúne atrações como a Torre do Relógio e o Palácio da Inquisição.

Por ser uma cidade muito colorida, a dica é aproveitar os dias quentes de verão. Como as épocas mais chuvosas são de agosto a novembro, recomenda-se a visita no período mais seco e ensolarado, alta temporada do turismo, que vai de janeiro a março. 

Colônia Del Sacramento — Uruguai

Destinos na América do Sul: Casa antiga com arvore de flores rosas em frente, localizada na Colônia Del Sacramento no Uruguai.
A localização estratégica de Colônia de Sacramento faz com que ela seja um destino muito interessante para visita.

Localizada a pouco mais de uma hora de Buenos Aires e duas horas de Montevideo, Colonia Del Sacramento é uma pequena cidade, repleta de casas coloridas, ruas de pedras e flores.

Como a cidade é bem pequena, recomenda-se que o viajante inclua no seu roteiro o passeio à cidade em uma viagem à Buenos Aires ou Montevideo. Em uma tarde você consegue aproveitar a gastronomia, passear pelas lindas ruelas e tirar lindas fotografias.

Não deixe de visitar a Calle de los Suspiros, ela é uma das ruas mais famosas de Colônia e aproveite para conhecer a Basília, o Porto e o Farol.

A alta temporada acontece no verão, entretanto, o calor pode não ser muito convidativo para alguns turistas. Neste caso, recomenda-se os meses de novembro e março, quando a temperatura está mais amena e os preços são mais em conta.

Cusco — Peru

Destinos na América do Sul: Paisagem de rochas em centro histórico localizado em Cusco, no Peru.
Custo fica localizada a mais de 3000 metros de altitude!

Destino na América do Sul conhecido de muitos turistas, Cusco é a cidade que possui maior influência da colonização espanhola no país.

Localizada a 3.400 metros acima do nível do mar, você deve estar preparado para lidar com a situação, já que problemas de saúde como o famoso mal de altitude podem acometer viajantes que visitam Cusco.

Muitas agências de turismo vendem um passeio que passa pelos principais pontos turísticos da cidade. Como a cidade possui muita história, pode ser interessante investir em um tour guiado, já que você vai conhecer mais sobre as peculiaridades e curiosidades da cidade.

Machu Picchu — Peru

Destino turístico mais famoso do Peru, Machu Picchu encanta em cada detalhe.

Atração muito conhecida em todo o mundo e um dos principais destinos na América do Sul, Machu Picchu foi eleita uma das maravilhas do mundo moderno. E não é por acaso, a cidade foi construída com pedras pelos Incas e até hoje paira o mistério de como o projeto foi executado.

Se você tem curiosidade em conhecer o local, é importante planejar a viagem com antecedência. Por se tratar de um destino histórico que recebe milhares de visitantes ao longo do ano, o número de visitantes diários é limitado.

Há inúmeras opções de trilhas à disposição dos turistas e todas elas oferecem paisagens deslumbrantes. Para visitar Machu Picchu o ideal são os meses de abril, maio, junho, setembro e outubro.

Fernando de Noronha — Brasil

Praia com água limpa e azul em Fernando de Noronha.
Um paraíso intocado em pleno Oceano Atlântico, essa é a ilha de Fernando de Noronha.

Se você quer conhecer uma das praias mais paradisíacas do mundo, precisa visitar Fernando de Noronha.

Além de ser uma ótima pedida para quem pratica mergulho e surfe, a ilha oferece trilhas, passeios de barco e uma gastronomia praiana imperdível.

No arquipélago você também terá a chance de ver de pertinho golfinhos, tubarões, tartarugas e peixes de diversas espécies.

Fique atento às regras de visitação da ilha e planeje sua viagem com antecedência. O turista é obrigado a pagar uma “taxa diária” para permanecer na ilha. Os valores podem ser recolhidos antecipadamente ou durante a chegada no aeroporto.

Você também pode alugar bugs, que facilitam a locomoção entre as praias. Os passeios em algumas trilhas precisam ser agendados com antecedência, pois o número de visitantes diários pode ser limitado.

Entre setembro e outubro a transparência da água é melhor, e de dezembro a março é o melhor período para quem vai surfar.

Pantanal — Brasil

Destinos na América do Sul: Dois tucanos em galhos de uma árvore no Pantanal.
O Pantanal vem se tornando um destino muito atraente para amantes do ecoturismo.

Você já pensou em visitar o Pantanal? É um destino na América do Sul perfeito para quem gosta de admirar a natureza, praticar atividades como pescaria, passeios à cavalo, passeios de barco e contemplação.

De maio a setembro, é o período de seca e esta é uma boa época para ver os animais pantaneiros. Com o fim das chuvas, a água passa a ser mais escassa, por isso os mamíferos aparecem em busca de água e alimento. 

Como as paisagens mudam em cada estação, o turista precisa avaliar qual a melhor época para fazer os passeios escolhidos. Planeje a viagem de acordo com um cronograma personalizado conforme suas necessidades.

Santiago — Chile

Destinos na América do Sul: conjunto de montanhas cobertas de neve em Cordilheira dos Andes, no Chlie.
Santiago é a porta de entrada para a Cordilheira dos Andes.

Capital do Chile, Santiago oferece uma vista magnífica da Cordilheira dos Andes. A cidade possui um ar cosmopolita com características europeias e oferece opções que vão desde atrações boêmias até passeios por parques municipais e museus.

Se você vai viajar para Santiago, aproveite para conhecer as vinícolas da região, a Concha Y Toro é uma opção conhecida mundialmente e que oferece um tour sensacional pelos vinhedos e barricas de carvalho onde o vinho descansa.

Estas são apenas algumas opções de destinos na América do Sul. A dica para quem está planejando viajar de férias, é definir o tipo de passeio que melhor se enquadra nos seus objetivos, o orçamento disponível e a melhor época para visitar o local.

Você gostou deste post com dicas de destinos na América do Sul para visitar? Então siga a Remessa Online nas redes sociais — Facebook, LinkedIn e Twitter — e acompanhe outros conteúdos como este.

Leia também: Os melhores países para viver depois de se aposentar