Quais os documentos para exportação? Conheça os principais

A comercialização no exterior é uma atividade importante à economia e exige documentos para exportação específica. É um assunto que deve ser entendido por quem deseja empreender fora do país.

Os documentos para exportação são essenciais para assegurar um processo legal e sem transtornos. Confira neste post os principais que não podem faltar!

A comercialização no exterior é uma atividade importante à economia e exige documentos para exportação específica. É um assunto que deve ser entendido por quem deseja empreender fora do país.

Os negócios no mercado internacional podem ser burocráticos, por isso, saber quais são os documentos para exportação é indispensável para quem deseja evitar problemas ou atrasos nos processos.

A documentação é relevante em todas as etapas, tanto para a legalidade do processo quanto para a segurança do produto, portanto, é um fator que deve ser considerado e analisado com detalhes para garantir a eficiência da exportação.

Se você deseja conhecer os documentos para exportação e compreender melhor essa etapa importantíssima para a empresa, está no lugar certo! Confira neste post os principais documentos que não podem faltar para exportar!    

Qual a importância de saber os documentos para exportação?

Expandir os negócios para o exterior é o objetivo de muitas empresas e nesse momento, o planejamento para a exportação é recomendável, pois o mercado internacional oferece oportunidades únicas para o crescimento e a estabilidade.

Entretanto, a obrigatoriedade dos documentos para a exportação mostra a importância de saber tudo sobre a legalidade antes de iniciar o processo. Para evitar atrasos, prejuízos ou comprometimento do relacionamento com os clientes em outros países, é essencial conhecer cada detalhe.

Quais os principais documentos necessários para exportar?

Para fazer uma exportação são exigidos documentos contendo informações relevantes para a segurança do processo. Com objetivos diferentes, os exportadores devem ter conhecimento e familiaridade sobre todos os documentos para exportação!

Fatura Comercial ou Invoice

A fatura comercial é um documento internacional semelhante à Nota Fiscal em outros países e deve ser emitida obrigatoriamente pelo exportador. É um dos documentos mais importantes exigidos pelas autoridades alfandegárias internacionais.

Romaneio ou Packing List

O Romaneio é necessário para que o embarque dos produtos seja possível. É um documento emitido pelo exportador, que apresenta todos os itens que serão embarcados e as informações sobre eles.

Conhecimento de Embarque

É um documento emitido pela transportadora que assegura o recebimento de uma carga de mercadorias, a forma e condições de embarque e a garantia de entrega. O conhecimento de embarque é um recibo de mercadorias, sendo crucial para o processo de exportação.

Apólice de Seguro de Transporte

A apólice de seguro de transporte é necessária quando no ato na negociação é identificada a exigência de um seguro para a carga. Deve ser realizado com antecedência e acompanhar o embarque.

Certificado de Origem

O certificado de origem é um documento importante para o comércio internacional, pois comprova a origem da mercadoria. É necessário em todas as operações de exportação, sendo também exigido quando ocorre isenção ou redução do imposto de importação.

 Carta de Crédito

A carta de crédito é um documento que relaciona o acordo de pagamento entre as partes em um negócio de exportação. Nela, é apresentado todas as informações e acordos entre o vendedor e o comprador, sendo necessário para a segurança financeira da transação.

Transações Internacionais Remessa Online

Toda exportação envolve transações financeiras internacionais, seja para pagamentos, enviar ou receber dinheiro do exterior. É uma operação inevitável e que merece toda a atenção para evitar as taxas abusivas.

Sendo assim, para otimizar o planejamento financeiro e pagar mais barato para realizar as transferências internacionais é essencial escolher um meio que combine economia e eficiência.

Nesse contexto, a Remessa Online se destaca por oferecer as melhores condições do mercado com processos eficientes e totalmente online, proporcionando comodidade e a eficiência de processos concluídos em até 1 dia útil.

Credenciada pelo Banco Central do Brasil, a Remessa Online oferece as melhores condições para realizar as transações financeiras necessárias para a exportação, de um jeito moderno, prático, barato e livre de burocracias.

O mercado internacional é altamente competitivo exigindo que as empresas sempre estejam atualizadas e dentro da legalidade para executar os serviços. Portanto, os documentos para exportação são essenciais e precisam sempre ser uma prioridade para o negócio.

Agora que você já sabe quais os documentos necessários para exportação, o que acha de aperfeiçoar seus conhecimentos? Não deixe de ler sobre os tipos de exportação e conheça cada um deles!

Resumindo

Quais os principais documentos necessários para exportação?

Fatura Comercial ou invoice;
Romaneio ou packing list;
Conhecimento de Embarque;
Apólice de Seguro de Transporte;
Certificado de Origem;
Carta de Crédito.