Como emitir nota fiscal por exportação de serviços

Como emitir nota fiscal em serviços prestados ao exterior

A prestação de serviços para o exterior também exige a emissão de notas fiscais. O prestador de serviços precisa emitir uma nota fiscal no Brasil e uma invoice para o exterior.  Esse processo gera muitas dúvidas nos profissionais, e o objetivo deste artigo é ajudá-los sobre como proceder.

Não sabe o que é invoice? Invoice é um documento equivalente a uma nota fiscal, porém é emitida apenas para serviços no exterior. A seguir, vamos explicar o que é esse documento e como deve ser feita a sua emissão. Confira!

O que é invoice?

Invoice é um documento que comprova a venda de um serviço para um cliente no exterior. Assim como a nota fiscal brasileira, na invoice, o prestador de serviços informa os serviços que foram prestados ao cliente no exterior, bem como seus valores etc. 

A emissão da invoice não substitui o uso da nota fiscal brasileira, pelo contrário. O prestador de serviços deve emitir os dois documentos. Um para enviar ao cliente no exterior e o outro para declarar a venda de serviços dentro do território brasileiro – onde seu CNPJ está inscrito. 

A emissão da invoice isenta o prestador do pagamento de alguns impostos como PIS e Cofins, conforme orientação do Ministério da Economia, mas outros impostos podem incidir sobre a atividade. 

Quando emitir a invoice e a nota fiscal?

A emissão da invoice deve ser feita assim que o serviço for faturado para o cliente, de acordo com as condições combinadas no contrato de prestação de serviços. A emissão e o envio do documento ao cliente são processos necessários para que a conclusão do serviço seja comunicado, informando também que o pagamento já pode ser realizado. 

Depois que o pagamento for realizado pelo cliente e recebido pelo prestador de serviços, é o momento de emitir a nota fiscal brasileira. A nota de serviços, emitida no Brasil, serve apenas para fins contábeis. 

Na nota fiscal, os valores devem discriminados em reais, e convertidos de acordo com o câmbio do dia do pagamento. É importante fazer a emissão da nota fiscal na mesma data em que o pagamento for realizado para inserir o valor correto, de acordo com a atualização cambial. Caso não seja possível, lembre-se de verificar o valor do câmbio na data do recebimento.

Faça o registro no Siscoserv

Juntamente com a emissão da Invoice, é preciso registrar a operação no Siscoserv. O Siscoserv (Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio), controla as informações sobre importações e exportações de serviços para o exterior. 

Toda venda ao exterior deve ser registrada nesse sistema, para controle da Receita Federal. O registro é feito diretamente no site do Siscoserv. 

A Remessa Online pode te ajudar a receber pelos serviços prestados ao exterior. Acesse o site e conheça a nossa plataforma Remessa Online for Business

Resumindo

O que é invoice?

 É o documento usado para faturar serviços prestados ou contratados, e produtos comprados ou vendidos no exterior. A invoice é fornecida por aquele que presta o serviço ou vende o produto.

Qual a diferença entre invoice e nota fiscal?

A invoice é emitida em transações internacionais. Já a nota fiscal é emitida para operações realizadas no Brasil, e é utilizada como base para cálculo de imposto.

Quando emitir a invoice e a nota fiscal?

A invoice é emitida no ato do faturamento do produto ou serviço ao cliente. Já a nota fiscal para serviços prestados ao exterior é emitida quando o pagamento chega, e no valor em reais convertido no dia do recebimento.