Dólar turismo: descubra porque foi criado

Saiba como e para que foi criado o dólar turismo.

Muitas pessoas não sabem que o dólar não tem uma cotação única e que a cotação usada na operação influencia diretamente no valor final da mesma. Você sabe o que é dólar turismo e como ele é cotado? Descubra neste artigo.

Quem já viajou para o exterior ou está planejando uma viagem já deve ter se deparado com alguns termos, como câmbio, variação cambial etc. Além de ter visto que há mais de uma nomenclatura para definir o dólar

O dólar turismo é a moeda adquirida por quem quer fazer uma viagem ou realizar compras em sites estrangeiros com o cartão de crédito, mas você sabe por que ele surgiu e por que há variações do dólar? Descubra neste texto.

O que é o dólar turismo?

O dólar turismo é um dos tipos de cotação de dólar (a outra é o dólar comercial) e é utilizada para transações que envolvem compras para pessoa física, transações no exterior feitas com cartão de crédito ou aquisição da moeda para viagens. Essa taxa de câmbio é a praticada em corretoras. 

A cotação do dólar turismo é sempre mais alta do que a cotação do dólar comercial. Isso porque ao custo da moeda são somadas algumas taxas, como o spread do agente de câmbio, despesas com a exportação da moeda, segurança e a taxa de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Por que o dólar turismo foi criado?

No início dos anos 1990, o Brasil viveu momentos de instabilidade em sua moeda. Com isso, a comercialização do dólar de forma ilegal no país começou a crescer. As pessoas acreditavam que adquirindo a moeda, conseguiriam proteger suas finanças. 

Entretanto, a comercialização do dólar, dessa forma, não era fiscalizada pelo Banco Central. A ação foi chamada de mercado de câmbio paralelo, uma transação irregular, passível de punição por ser considerada crime contra o sistema financeiro.

Para tornar a fiscalização mais eficiente e regularizar as transações de compra e venda de dólares, as divisões de dólar comercial e dólar turismo foram criadas.

Leia também: O que é dólar paralelo?

Como comprar dólar de maneira legal no Brasil?

Existem duas alternativas para quem quer comprar dólar turismo no Brasil. A primeira é procurando o banco em que você é correntista e a segunda é procurando uma agência de câmbio. Nesse segundo caso, é fundamental buscar as agências que são autorizadas pelo Banco Central. Isso vai garantir que você está realizando uma transação dentro da lei. 

Antes de adquirir os seus dólares, é importante acompanhar as cotações e analisar a variação cambial. Se a sua viagem é daqui a um ano, será interessante começar a comprar a moeda aos poucos. Isso permitirá que você consiga comprar o dólar a preços interessantes.

Para comprar moeda em espécie sem sair de casa, conheça a BeeCâmbio. Através dela você compra a moeda pela plataforma e recebe na sua casa.

Caso precise fazer uma remessa para o exterior para pagar um curso, um intercâmbio ou por outros motivos, use a Remessa Online. A cotação usada na transação pela Remessa Online é o dólar comercial, mais barato que o dólar turismo. Além disso, a plataforma pratica a menor tarifa do mercado: apenas 1,3%. Saiba como enviar dinheiro ao exterior pela Remessa Online.

Importante: Para acompanhar a variação cambial, visite a nossa página de cotação de dólar. Confira

Resumindo

Qual a diferença do dólar turismo para o dólar comercial?

O dólar comercial é a cotação oficial do dólar calculada pelo Banco Central. Já o dólar turismo é a moeda vendida para pessoas físicas utilizarem em viagens, e sua cotação é superior à do dolar comercial.