Educação financeira: confira 5 dicas de livros para gerenciar o seu dinheiro

Confira algumas dicas de livros sobre educação financeira para melhorar o planejamento do seu dinheiro

livros de educação financeira

Aprender sobre educação financeira é fundamental para qualquer pessoa. Não importa se seus ganhos são muito altos ou mais baixos, para se ter uma boa saúde financeira é preciso saber aplicar e administrar corretamente os recursos. Só assim, você terá conforto econômico e conquistar uma vida equilibrada, agradável e produtiva. 

Quem deve aprender sobre educação financeira? Todos. Isso mesmo, se você deseja ter uma vida equilibrada financeiramente, deve sempre aprender como organizar e administrar suas finanças.

Para te ajudar a aprender mais sobre o tema, separamos uma lista com 5 livros para você conhecer melhor o assunto e começar a organizar suas finanças o quanto antes. Vamos lá?

1. Pai Rico Pai Pobre – Robert Kiyosaki

O livro do autor Robert Kiyosaki é um dos mais importantes quando o assunto é educação financeira.  Ele aborda assuntos como finanças pessoais, empreendedorismo, além de como criar hábitos para gerar riqueza e acumular patrimônio. 

Para isso, o autor usa sua história pessoal para apresentar valiosas lições de como os ricos educam seus filhos para atingirem o sucesso financeiro. 

Ler esse livro é fundamental para quem deseja construir um patrimônio sólido. Isso porque, o autor ensina que muitos problemas da vida cotidiana podem ser resolvidos com inteligência financeira. 

2. Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

Outro livro que não pode faltar na leitura de quem deseja aprender sobre educação financeira é esse. O autor T. Harv Eker propõe uma abordagem psicológica que explica como pensam as mentes milionárias e quais são os impactos em suas decisões. 

Assim, ele mostra que é possível substituir uma mentalidade destrutiva pela mesma mentalidade que têm as pessoas mais ricas. 

A obra tem como foco ensinar a habilidade de diminuir os gastos, adotando um estilo de vida que depende menos de dinheiro. Assim, é possível investir mais para atingir seus objetivos financeiros rapidamente.

melhores livros de educação financeira
Leia os melhores livros de educação financeira e gerencie melhor o seu dinheiro.

3. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos – Gustavo Cerbasi

Já essa dica é do best-seller de um autor brasileiro, o consagrado Gustavo Cerbasi. O livro aborda as finanças sob o enfoque de um casal em todas as fases de um relacionamento. 

Além disso, o foco principal é apontar diferentes estratégias que conduzem o casal para uma parceria inteligente na administração das finanças familiares. Outros ensinamentos são:

  • Como identificar qual seu perfil financeiro;
  • Como combinar dois  diferentes perfis financeiros;
  • Como planejar as finanças em conjunto;
  • Alguns aspectos básicos sobre investimentos e economia.

4. A mente acima do dinheiro – Brad e Ted Klontz

Neste livro, os autores usam de suas experiências para explicar que existem soluções para os problemas financeiros das pessoas. Eles apontam quais são as 12 disfunções financeiras mais comuns e quais são as soluções para cada uma delas. 

Ainda, os autores abordam que o dinheiro não deve ser motivo de dor de cabeça. Sendo assim, esse livro é voltado para quem deseja tomar melhores decisões financeiras, assim como saber lidar com os desafios econômicos no dia a dia. 

5. O investidor inteligente – Benjamin Graham

A última dica é para quem deseja aprender a investir corretamente as economias para gerar mais renda, além de ter uma boa educação financeira e possuir um equilíbrio nas finanças.

A obra é considerada a bíblia do mercado de ações porque o autor elaborou uma rigorosa disciplina de investimento em ações e títulos do governo. Além disso, no livro é apresentada a interpretação do conceito de “valor do investimento”, que protege os investidores de cometer grandes erros.

Transfira dinheiro para o exterior com a Remessa Online

Uma excelente dica de educação financeira é economizar ao transferir dinheiro para o exterior. Para isso, a Remessa Online pode ser uma alternativa interessante para quem deseja enviar dinheiro para mais de cem países e em diversas moedas. Além de ser segura, rápida e barata. 

A plataforma brasileira Remessa Online é econômica porque possui taxas menores que as cobradas em bancos convencionais:

  • Taxa de envio fixa de 1,3% sobre qualquer valor enviado;
  • Em operações acima de R$ 2.500,00 não existe taxa bancária, já para valores menores, essa taxa é de apenas R$5,90;
  • As moedas são convertidas com câmbio comercial, sem cobrança de taxa adicional.  

Outra grande vantagem é que a Remessa Online garante muito mais segurança para seus usuários porque a sua atividade é credenciada pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Além disso, oferece a tecnologia de criptografia em todas as transações feitas na plataforma. 

Por fim, a plataforma também é rápida ao transferir dinheiro para o exterior. O beneficiário irá receber o dinheiro em apenas um dia útil, além de não pagar nada por isso. Para começar a fazer remessas, basta criar o seu cadastro gratuito no site. 

Continue acompanhando o blog da Remessa Online e fique por dentro de outras vantagens para enviar e receber dinheiro do exterior.