5 dicas para o planejamento financeiro de 2020

por Remessa Online
3 minutos de leitura
Saiba 5 dicas para te ajudar no seu planejamento financeiro 2020

Se você está meio perdido e não sabe como e por onde começar a fazer seu planejamento financeiro 2020, este é o artigo certo para você. Neste texto, listamos 5 dicas para de ajudar a montar o seu planejamento financeiro de 2020. Confira!

Fazer o planejamento financeiro do ano que vai começar não é uma prática comum entre os brasileiros. Porém, oferece muitas vantagens para quem realiza. Com o planejamento, é possível definir quais viagens fazer, metas para conquistar, como trocar o carro ou fazer aquele investimento que todo mundo sempre adia, mas que estará no planejamento de 2020.

Planejamento Financeiro 2020 1538790806 - 5 dicas para o planejamento financeiro de 2020
Quando você planeja seus gastos, está um passo a frente rumo a concretizar seus objetivos.

Planejamento financeiro 2020: 5 dicas para começar o seu

Abaixo listamos cinco dicas valiosas para que você organize seu planejamento financeiro 2020 e possa finalmente tirar algum planos do papel, como fazer um intercâmbio ou aquela viagem dos sonhos, por exemplo.

1. Faça um levantamento de suas despesas fixas

No início do ano, todo mundo tem um pouco mais de contas para pagar. São as contas das compras e presentes de Natal, IPVA, IPTU, matrícula da escola dos filhos, viagem de férias etc. Liste todas essas contas antes de começar o próximo ano. Isso vai te ajudar a ter uma dimensão de como você vai começar 2020. 

Depois liste em seu planejamento financeiro 2020 todas as suas despesas fixas, como aluguel, mensalidade escolar, financiamento de veículos etc. Ter esses valores vai te ajudar a saber qual é a sua média de gastos mensais e o quanto sobrará de dinheiro para você usar de outras formas.

2. Liste seus projetos para o ano

O que você quer realizar em 2020? Trocar de carro? Fazer uma viagem internacional com a família? Dar um intercâmbio de presente para o filho ou começar a investir no exterior? Não importa a sua meta. Coloque-a no papel, defina uma data para conquistá-la e faça um levantamento de quanto será necessário investir para conseguir.

Com todas essas informações em mãos, divida o valor total do investimento pela quantidade de meses que antecedem o prazo para conquistar sua meta. Essa conta vai te mostrar quanto você precisará por mês para chegar ao seu objetivo. Depois defina a melhor forma de guardar esse dinheiro. Você pode comprar um título de renda fixa para isso, por exemplo.

3. Evite gastar dinheiro de forma supérflua

Um dos maiores desafios de quem está guardando dinheiro é se deparar com pequenas despesas do dia a dia, como almoçar fora, comprar objetos desnecessários, pagar serviços que não utiliza e assim por diante. 

Você não precisa deixar de fazer o que gosta, mas pode rever seus gastos e analisar o que é interessante e te faz mais feliz e o que só te dá um prazer momentâneo e te afasta do seu objetivo principal. O planejamento financeiro 2020 também tem esse objetivo.

plnejamento financeiro para 2020 416135350 - 5 dicas para o planejamento financeiro de 2020
Coloque sua meta no papel, defina uma data para conquistá-la e faça um levantamento de quanto será necessário investir para conseguir.

4. Programe uma transferência automática ou crie alertas no celular

Não deixe de transferir dinheiro para sua conta de investimentos ou para a conta que garantirá a economia para realização de seu sonho. Para evitar que você se esqueça, programe uma transferência automática em sua conta para o dia em que você sabe que terá o valor total do mês. Dessa forma, você não corre o risco de esquecer ou não conseguir fazer por outros motivos.

Você também pode colocar um alerta no seu celular. Não é tão eficiente quanto a sugestão anterior, mas ajuda. 

5. Economize ao transferir seu dinheiro para o exterior

Se o objetivo que você tem para 2020 é fazer uma viagem internacional, investir em ações no exterior ou mandar o seu filho para um intercâmbio, temos uma dica que vai te ajudar a economizar mais. Faça uma remessa do dinheiro para uma conta no exterior.

Em viagens internacionais, é bastante comum que as pessoas usem o cartão de crédito, mas esse recurso gera muitas taxas para o viajante. O mesmo acontece com quem vai fazer um investimento no exterior. As taxas de uma transferência de uma conta no Brasil para outro país giram em torno de mais de 6% de IOF. Por isso é importante conhecer outra alternativa mais barata caso precise levar dinheiro ao exterior ou enviar para alguém lá fora.

Através da Remessa Online você pode enviar dinheiro ao exterior para pagar sua graduação, pós-graduação, intercâmbio, fazer investimentos e muitos outros objetivos. A Remessa Online pratica as menores tarifas do mercado, apenas 1,3% de custo de envio. O dinheiro é enviado em até 1 dia útil para mais de 100 países!

No site da Remessa Online você envia o seu dinheiro de forma rápida, segura e prática. Conheça a Remessa Online!

Para conferir um guia com tudo o que você precisa saber para planejar um objetivo internacional em 2020, confira nosso post especial Planejamento 2020: amplie seu mundo e tenha uma vida global.

Assuntos relacionados