Euro: cotação pautada pelo Brexit

tendências para o euro

O valor do Euro caiu em relação ao Real com os desdobramentos do acordo do Brexit e a transição no comando do Banco Central Europeu

Com relação ao Euro, a semana permaneceu bastante pautada pelo Brexit. A moeda Europeia abriu a semana cotada a R$ 4,5831, e perdeu força de modo bastante expressivo em relação ao Real até sexta-feira (25).

A União Europeia, por sua vez, concordou nesta sexta-feira com um pedido feito pelo governo britânico para adiar o Brexit, mas sem datas definidas.  

Nesse ínterim, o Parlamento britânico deve decidir se acata ou não o pedido de Boris Johnson para antecipar uma eleição. Esses elementos alimentam as incertezas.

E, pra fechar, o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, passou definitivamente o bastão para a nova presidente do BCE, Christine Legarde. A nova presidente tem um desafio enorme pela frente: resgatar a pujança econômica do bloco.

Assim sendo, na primeira hora do pregão desta sexta-feira, o Euro foi cotado a R$ 4,4866, uma apreciação semanal do Real de aproximadamente 2,11% em relação à moeda europeia.

Veja também a análise sobre o Dólar e a Libra Esterlina.

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, com passagens pelo setor público.