Libra esterlina: Brexit e impactos da Previdência

tendências para a libra esterlina

A Libra Esterlina sofreu efeitos do Brexit, mas acompanhou os impactos da Reforma da Previdência no valor do Real.

Depois de cumprido o desafio de chegar a um entendimento com a União Europeia sobre os termos da saída do Reino Unido do bloco europeu, o Parlamento britânico rejeitou o acordo.

Foi uma perda política bastante significativa do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Agora, ventila-se a possibilidade de eleições antecipadas para substituir os membros do parlamento. 

A ideia não tem agradado os parlamentares, tampouco o mercado, que enxerga toda essa situação com mais incertezas!

Com o acordo sendo desenhado especialmente desde a semana anterior, a Libra abriu a semana cotada a R$ 5,3170. A moeda britânica seguiu trajetória de depreciação em relação ao Real que, por sua vez, ganhou força esta semana graças a previdência.

Em meio às incertezas britânicas, o Real se manteve em trajetória de apreciação é  relação à Libra, sendo negociada no patamar de R$ 5,1877 na abertura do pregão de sexta-feira (26). Na semana, a apreciação é de aproximadamente 2,5%.

Veja também a análise sobre o Dólar e o Euro.

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, com passagens pelo setor público.