Euro é impactado pelos detalhes finais do Brexit

Entenda como o Euro foi impactado na semana

O Brexit segue causando forte impacto na economia da Europa como um todo, afetando não só a moeda britânica, mas também o Euro. Apesar disso, a moeda da União Europeia segue valorizada mediante o Real.

A semana para o Euro foi bastante pautada pelos avanços no Brexit. A moeda Europeia abriu a semana cotada a R$ 4,5354, e ganhou força de modo bastante expressivo em relação ao Real até sexta-feira.

Novamente, a exemplo da semana passada, boa parte do movimento parece ter sido pautado pelo Brexit, mas também combinado aos avanços da Guerra Comercial. O impulso maior certamente foi dado pela crise política brasileira que fez com que a moeda brasileira perdesse força.

É importante destacar que a Área do Euro ainda se encontra em uma situação econômica bastante delicada. O otimismo que fortaleceu a moeda de fato veio pelos avanços com o Brexit e com o conflito comercial. Devemos manter em mente, contudo, que ainda é cedo para estimar os impactos desses avanços.

Assim sendo, na primeira hora do pregão desta sexta-feira, o Euro foi cotado a R$ 4,6311, uma depreciação semanal do Real de aproximadamente 2,11% em relação à moeda europeia. Em relação ao Dólar americano, o Euro ganhou 0,75% do seu valor na semana entre segunda e sexta.

Veja também as análises sobre o dólar e a libra esterlina.

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, com passagens pelo setor público.