O que é o extrato MEI e como consultar?

O extrato MEI é importantíssimo para o microempreendedor desenvolver suas atividades dentro das leis e evitar transtornos sérios com o fisco.

O extrato MEI é o documento que valida todos os pagamentos realizados por meio da DAS, referente aos serviços prestados pelo Empreendedor Individual.

O extrato MEI é importantíssimo para o microempreendedor desenvolver suas atividades dentro das leis e evitar transtornos sérios com o fisco.

O mercado brasileiro conta com um número crescente de empresas cadastradas como MEI – Micro Empreendedor Individual e, de fato, as oportunidades podem ser interessantes para quem deseja ter o próprio negócio de forma regularizada.

Embora seja considerado microempresa, também existem obrigações legais que devem ser cumpridas para evitar transtornos com a lei. Nesse contexto, se manter em conformidade com as normas é extremamente importante para o negócio.

Uma das principais obrigações de quem se enquadra nesse regime tributário é o extrato MEI, que deve ter toda a atenção do empreendedor. Você sabe o que é e como consultar? Confira tudo sobre o assunto neste post!

O que é o extrato MEI?

O extrato MEI é um documento que comprova a quitação dos boletos pagos mensalmente para recolher os impostos pertinentes à atividade. O pagamento é pelo Documento de Arrecadação do Simples Nacional – DAS.

A principal forma de comprovar a regularidade do CNPJ MEI é por meio do extrato de pagamento do MEI, que pode ser emitido facilmente e apresentar as guias DAS MEI que estão pagas e as que ainda não foram quitadas.

O extrato MEI pode ser solicitado para comprovar que a empresa está regularizada junto à Receita Federal na abertura de contas bancárias, contratação de algum serviço ou para solicitar benefícios como o auxílio doença MEI.

Quais os documentos necessários para emissão do extrato?

A emissão do extrato de pagamento do SIMEI, gerada pelo Programa Gerador da DAS do Microempreendedor Individual – PGMEI, a mesma plataforma que são emitidas as guias mensais, segundas vias e consultas referentes à empresa.

O processo é muito simples, necessário apenas a confirmação de alguns dados e em poucos minutos o extrato estará pronto para ser impresso. Os documentos e informações solicitados no site do Simples Nacional são:

  • CNPJ;
  • CPF;
  • Código de acesso.

Como fazer a consulta?

A emissão do extrato MEI é realizada na plataforma PGMEI e é aconselhável que o empreendedor mantenha um arquivo físico e digital das declarações, para consulta caso seja necessário.

Veja um passo a passo para gerar o extrato MEI!

  • acesse o site do Simples Nacional;
  • clique na opção SIMEI na parte superior da página;
  • clique em cálculo da declaração;
  • na opção PGMEI, clique na chave na coluna código de acesso;
  • caso não tenha o certificado digital, cliente em CPF-CNPJ;
  • clique em consulta extrato/pendências;
  • clique em consulta extrato;
  • defina o ano de referência;
  • o demonstrativo do extrato MEI vai surgir na tela;
  • no final da página, clique em imprimir ou fazer download.

As informações descritas no extrato MEI apresentam as guias DAS MEI que foram pagas e as que estão pendentes. Funciona como uma certidão negativa de débitos e ajuda a identificar se algo ficou sem pagar, além de organizar as obrigações tributárias — é importante emitir o extrato ao final de cada ano, para verificar se está tudo certo.

Remessa Online: melhor alternativa para transferências internacionais

O objetivo de todo empreendedor, independente do porte, é expandir os negócios e trilhar caminho de sucesso. Para tanto, o mercado exterior oferece oportunidades únicas para ampliar a atuação e alavancar as vendas.

Investir no mercado internacional exige um planejamento adequado para evitar prejuízos, e pagar taxas mais baixas para enviar e receber dinheiro do exterior é fundamental para otimizar os custos e aproveitar melhor os recursos financeiros.

A Remessa Online oferece as melhores condições do mercado para transferências e pagamentos internacionais, por meio da plataforma digital 100% online que proporciona eficiência, comodidade e conclui operações em até 1 dia útil.

É um serviço moderno e totalmente seguro, já que as atividades da Remessa Online são credenciadas pelo Banco Central do Brasil. Além disso, é um processo simples e fácil, livre de burocracias permitindo que você economize até 8 vezes em taxas.

Como percebeu, estar regularizado com as leis é indispensável para evitar contratempos e o extrato MEI deve sempre estar atualizado e disponível, para certificar que as atividades do negócio estão em conformidade legal, e, assim, proporcionar toda a tranquilidade para o empreendedor.

Estar bem informado é importantíssimo para o mundo dos negócios. Se você curtiu o post e deseja ter acesso a conteúdos de qualidade, precisa saber que MEIs no Brasil podem solicitar nova linha de crédito. Veja mais sobre os benefícios que a sua empresa pode ter!

Resumindo

O que é o extrato MEI?

O extrato MEI é um documento que demonstra a situação do empreendimento em relação ao pagamento da guia mensal DAS MEI. Funciona como uma certidão negativa de débitos.

Como fazer a consulta?

acesse o site do Simples Nacional;
clique na opção SIMEI na parte superior da página;
clique em cálculo da declaração;
na opção PGMEI, clique na chave na coluna código de acesso;
caso não tenha o certificado digital, cliente em CPF-CNPJ;
clique em consulta extrato/pendências;
clique em consulta extrato;
defina o ano de referência;
o demonstrativo do extrato MEI vai surgir na tela;
no final da página, clique em imprimir ou fazer download.