Fiverr: o que é e como funciona essa plataforma?

por Remessa Online
3 minutos de leitura
Fiverr: o que é, como funciona?

Você é freelancer e sonha em trabalhar de forma remota, sem a necessidade de bater ponto em um escritório? Então certamente você precisa conhecer o Fiverr. Pela plataforma online, é possível contratar profissionais e vender seus serviços digitais para qualquer país do mundo. 

Ficou curioso para saber como funciona a plataforma Fiverr? Leia o artigo abaixo e confira como usar o Fiverr sendo um profissional freelancer e como receber pelos seus serviços. 

Fiverr: o que é e como funciona?

O Fiverr é uma plataforma de serviços online criada em 2010 que conecta profissionais freelancers e clientes ao redor do mundo.

Super prática de trabalhar, é possível comprar e vender serviços digitais variados, com preços mínimos cotados a USD$5,00.

O site é bastante intuitivo, com informações claras sobre valores, taxas cobradas e pela plataforma e formas de pagamento. Se você quiser oferecer seus serviços através do Fiverr, não vai ter problemas, já que a plataforma é bem fácil e intuitiva.

Para começar a utilizar a plataforma, é necessário acessar o site do Fiverr e clicar em em “Participar” para criar uma conta gratuita.

Assim que você preencher seus dados, será necessário confirmar a sua conta através do e-mail de confirmação.

Uma vez que você tenha tudo confirmado, sua página de participação vai mostrar um menu completo para você começar a usar a plataforma.

Contudo, antes de cadastrar o seu canal para receber pelos serviços realizados, você precisa vender um Gig antes de liberar o recurso de pagamento.

O serviço oferecido no Fiverr é chamado de Gig, uma gíria em inglês para “Bico”, com um preço mínimo de USD 5,00.

Após se familiarizar com a plataforma, você pode definir um serviço a ser oferecido e publicá-lo no Fiverr.

O processo é todo muito simples. Contudo, você deve oferecer informações detalhadas sobre o trabalho para garantir bons resultados para os clientes.

Você define um preço pelo serviço, sem margens para negociação, com a vantagem de poder ter contato direto com a pessoa que quer contratar o seus serviços.

Outra vantagem de ter uma conta no Fiverr é que você pode obter um link exclusivo para ser divulgado nas redes sociais e ampliar a sua rede de contatos.

Você pode criar diferentes pacotes para o mesmo serviço, divididos em “Básico”, “Standard” e “Premium”. Cada pacote terá algumas ofertas específicas e, claro, preços diferenciados.

Vantagens de usar o Fiverr

Existem diversas vantagens tanto para freelancers quanto para as empresas ao utilizar o Fiverr. Confira a seguir quais são elas:

Freelancers

A principal vantagem para os freelancers na hora de usar o Fiverr está no fato do site ser um ótimo local para encontrar boas oportunidades de trabalho.

Uma vez que você publica o seu serviço na plataforma, apesar de às vezes demorar um pouco, os clientes interessados no serviço vão aparecer.

Essa é uma ótima oportunidade não somente para atender um cliente, mas para criar parcerias frutíferas de longo prazo. Se o seu serviço tiver um bom resultado e agradar o cliente, é bem possível que ele queira construir um relacionamento de longo prazo com você e te chame para realizar mais serviços.

Outra vantagem para freelancers é que você pode atender clientes do mundo inteiro. Por se tratar de uma plataforma internacional, você pode arranjar clientes que pagam em moedas estrangeiras mais valorizadas do que o real.

Para o cliente estrangeiro é bom, pois ele não gasta tanto quanto iria gastar com um profissional que reside no mesmo país, e para o freelancer também é ótimo, já que tem a chance de receber em uma moeda mais valorizada do que o real.

– Empresas

Por outro lado, empresas também conseguem aproveitar diversas vantagens ao utilizar o Fiverr, como o fato de que é possível encontrar serviços por um preço mínimo de USD 5,00.

Essa é uma ótima forma de encontrar talentos que ainda estão se colocando no mercado e que tem muito potencial de crescimento.

Como dito no tópico anterior, caso o profissional freelancer faça um bom trabalho, é possível inclusive aprofundar a relação e contratá-lo para outros serviços futuros.

Outra vantagem do Fiverr é a enorme variedade de serviços oferecidos na plataforma.

São 12 categorias principais que ainda são divididas em subcategorias onde você encontra de tudo, desde escrita e tradução, música, áudio, vídeo, assistência virtual, gráficos e design até marketing digital, analistas e redatores SEO, animação, publicidade, etc.

Isso é excelente para empresas, pois elas podem explorar todas essas categorias e encontrar ótimos profissionais para as mais diferentes necessidades.

Além disso, outra característica dos serviços oferecidos no Fiverr é a rapidez na entrega.

Se você está com um prazo muito apertado e precisa daquela entrega pra ontem, é possível encontrar profissionais que garantem uma entrega rápida e de qualidade.

É claro que, nesses casos, pode ser necessário despender um valor maior, mas essa é a vantagem do Fiverr.

Se você quiser um prazo mais apertado, é muito fácil requisitar isso do profissional, já que, na hora de postar o serviço na plataforma, ele tem a opção de colocar quais serão os custos adicionais para uma entrega com prazo reduzido.

freelancer - Fiverr: o que é e como funciona essa plataforma?
Por meio do Fiverr você pode prospectar projetos em qualquer lugar do mundo

Como funciona a reputação para vendedores?

Para melhorar a qualidade do serviço oferecido pelo Fiverr, a plataforma classifica os freelancers em um sistema de níveis de reputação, baseado em determinados requisitos. Por exemplo:

Novos Vendedores no Fiverr

Os requisitos para ser classificado como Novo Vendedor na plataforma são:

  • Estar 30 dias ativos no Fiverr;
  • Registar uma baixa taxa de cancelamento;
  • Concluir ao menos 10 pedidos individuais;
  • Manter uma avaliação acima de 4 estrelas.

Vendedores Nível 1 no Fiverr

Para ser classificado como Vendedor Nível 1, deve-se preencher os seguintes requisitos:

  • Completar ao menos 50 pedidos individuais em dois meses consecutivos;
  • Manter uma média de avaliação de acima de 4.5 estrelas;
  • Registrar uma baixa taxa de cancelamento baixa.

Vendedores Nível 2 no Fiverr

Confira abaixo os requisitos necessários para ser um Vendedor Nível 2:

  • Registrar pontuação acima de 5 estrelas;
  • Excepcional atendimento ao cliente;
  • Registrar uma taxa baixa de cancelamento;
  • Liderança de comunidade, participando do Fórum;
  • Volume de vendas.

Quais as taxas cobradas pelo Fiverr

É importante ficar atento porque o Fiverr cobra 20% de taxa sobre o valor do Gig ou serviço que o freelancer fechar. Ainda, cobra-se 10% de taxa do cliente que compra o serviço. Lembrando que é cobrada uma tarifa de 5% se você decidir transferir o seu pagamento para a conta do PayPal

Como receber os pagamentos

Você prestou serviço para o exterior por meio do Fiverr e precisa receber seu pagamento? Então saiba que existem duas maneiras de garantir seu dinheiro: através do PayPal ou converter sua receita em crédito para usar dentro da própria plataforma. 

Por outro lado, quem contrata um serviço pelo Fiverr tem a opção de pagar de outras formas:

  • PayPal;
  • Crédito do Fiverr;
  • Cartão de crédito internacional;
  • BitCoin;
  • Skrill.

A plataforma intermedia todas as transações e você não precisa se preocupar em entrar em contato com o comprador do seu serviço. No entanto, infelizmente, a plataforma só é liberado para retirada para a conta do PayPal entre 15 a 20 dias após o pagamento.

Receba seus freelancer para o exterior pela Remessa Online

No entanto, se você é freelancer e presta serviço para clientes no exterior, mas usa outros canais além do Fiverr, é possível receber seus pagamentos por meio da Remessa Online

Para isso, basta fazer o seu cadastro no site da Remessa Online. Você pode optar pelo cadastro simples ou o completo, dependendo do valor a ser enviado. Com seu cadastro criado, você já pode enviar e receber dinheiro do exterior de forma rápida e segura. Sem contar que os valores chegam na conta do beneficiário em até um dia útil após a identificação do pagamento.

Cadastre-se na Remessa Online para aproveitar as facilidades da plataforma brasileira com as menores taxas e total segurança. Cadastro para empresas ou cadastro para pessoa física.

Assuntos relacionados