Como funciona a plataforma Fiverr

Fiverr: o que é, como funciona?

Entenda o que é, como funciona, quais as taxas e como receber da plataforma de freelancers Fiverr.

Você é freelancer e sonha em trabalhar de forma remota, sem a necessidade de bater ponto em um escritório? Então certamente você precisa conhecer o Fiverr. Pela plataforma online, é possível contratar profissionais e vender seus serviços digitais para qualquer país do mundo. 

Ficou curioso para saber como funciona a plataforma Fiverr? Leia o artigo abaixo e confira como usar o Fiverr sendo um profissional freelancer e como receber pelos seus serviços. 

Fiverr: o que é 

Criada em 2010, o Fiverr é uma plataforma online de serviços que conecta freelancers e clientes em diversas partes do mundo. Super prática de trabalhar, aqui é possível comprar e vender serviços digitais dos mais variados, com preços cotados com o mínimo de US$ 5,00. 

O site é bastante intuitivo, com informações claras sobre os valores, taxas cobradas pela plataforma e formas de pagamento. Portanto, se você quiser oferecer seus serviços por meio do Fiverr, não vai encontrar problemas. 

Fiverr: como funciona

Para começar a usar a plataforma, você precisa acessar o site do Fiverr e clicar em participar para criar a sua conta gratuita. Assim que seus dados forem preenchidos, será necessário confirmar sua conta através do e-mail de confirmação. 

Com tudo confirmado, sua página de participação agora mostra um menu completo para você começar a usar a plataforma. No entanto, antes de cadastrar o seu canal para receber pelos serviços realizados, você precisa vender um Gig antes de liberar o recurso de pagamento.

O serviço que você oferece no Fiverr é chamado de Gig, com um preço mínimo de USD 5,00. 

Após se familiarizar com a plataforma, você pode definir o serviço a ser oferecido, ou mais de um, e publicá-lo no Fiverr. O processo é muito simples, mas lembre-se de oferecer informações detalhadas sobre o trabalho para garantir bons clientes. Ainda, você define um preço pelo serviço, sem margens para negociação, com a vantagem de você poder ter contato direto com a pessoa que quer contratar o seu trabalho. 

Outra vantagem de ter uma conta no Fiverr, é que você pode obter um link exclusivo para ser divulgado nas redes sociais e ampliar a sua rede de contatos. 

Você pode criar diferentes pacotes para o mesmo serviço, dividos em Básico, Standard e Premium. Cada pacote terá algumas ofertas específicas e, claro, preços diferenciados. 

Por meio do Fiverr você pode prospectar projetos em qualquer lugar do mundo
Por meio do Fiverr você pode prospectar projetos em qualquer lugar do mundo

Como funciona a reputação para vendedores?

Para melhorar a qualidade do serviço oferecido pelo Fiverr, a plataforma classifica os freelancers em um sistema de níveis de reputação, baseado em determinados requisitos. Por exemplo:

Novos Vendedores no Fiverr

Os requisitos para ser classificado como Novo Vendedor na plataforma são:

  • Estar 30 dias ativos no Fiverr;
  • Registar uma baixa taxa de cancelamento;
  • Concluir ao menos 10 pedidos individuais;
  • Manter uma avaliação acima de 4 estrelas.

Vendedores Nível 1 no Fiverr

Para ser classificado como Vendedor Nível 1, deve-se preencher os seguintes requisitos:

  • Completar ao menos 50 pedidos individuais em dois meses consecutivos;
  • Manter uma média de avaliação de acima de 4.5 estrelas;
  • Registrar uma baixa taxa de cancelamento baixa.

Vendedores Nível 2 no Fiverr

Confira abaixo os requisitos necessários para ser um Vendedor Nível 2:

  • Registrar pontuação acima de 5 estrelas;
  • Excepcional atendimento ao cliente;
  • Registrar uma taxa baixa de cancelamento;
  • Liderança de comunidade, participando do Fórum;
  • Volume de vendas.

Quais as taxas cobradas pelo Fiverr

É importante ficar atento porque o Fiverr cobra 20% de taxa sobre o valor do Gig ou serviço que o freelancer fechar. Ainda, cobra-se 10% de taxa do cliente que compra o serviço. Lembrando que é cobrada uma tarifa de 5% se você decidir transferir o seu pagamento para a conta do PayPal

Como receber os pagamentos

Você prestou serviço para o exterior por meio do Fiverr e precisa receber seu pagamento? Então saiba que existem duas maneiras de garantir seu dinheiro: através do PayPal ou converter sua receita em crédito para usar dentro da própria plataforma. 

Por outro lado, quem contrata um serviço pelo Fiverr tem a opção de pagar de outras formas:

  • PayPal;
  • Crédito do Fiverr;
  • Cartão de crédito internacional;
  • BitCoin;
  • Skrill.

A plataforma intermedia todas as transações e você não precisa se preocupar em entrar em contato com o comprador do seu serviço. No entanto, infelizmente, a plataforma só é liberado para retirada para a conta do PayPal entre 15 a 20 dias após o pagamento.

Receba seus freelancer para o exterior pela Remessa Online

No entanto, se você é freelancer e presta serviço para clientes no exterior, mas usa outros canais além do Fiverr, é possível receber seus pagamentos por meio da Remessa Online

Para isso, basta fazer o seu cadastro no site da Remessa Online. Você pode optar pelo cadastro simples ou o completo, dependendo do valor a ser enviado. Com seu cadastro criado, você já pode enviar e receber dinheiro do exterior de forma rápida e segura. Sem contar que os valores chegam na conta do beneficiário em até um dia útil após a identificação do pagamento.

Acesse o site da Remessa Online e realize o seu cadastro para aproveitar as facilidades da plataforma brasileira.