Investimentos a longo prazo: como aplicar o seu dinheiro em meio à crise

por Andrea Cortes
3 minutos de leitura
investimentos a longo prazo

Estamos vivendo um momento de crise econômica que tem afetado não apenas o mercado brasileiro, mas a economia global. Em tempos de tantas incertezas, muitas pessoas têm procurado por investimentos a longo prazo para garantir uma estabilidade financeira no futuro. 

Contudo, com uma economia instável e tantas aplicações disponíveis no mercado, é comum sentir dúvidas na hora de investir. Para ajudar você, selecionamos algumas dicas de como fazer aplicações rentáveis em longo prazo. Vamos lá?

Avalie os melhores investimentos para o seu perfil

Ter uma carteira de investimentos diversificada é uma estratégia eficaz para reduzir riscos e aumentar a rentabilidade a longo prazo. No entanto, é importante escolher aplicações de acordo com o seu perfil de investidor e objetivos futuros. 

Diante disso, para tomar as melhores decisões, tenha em mente questões como:

  • Quanto do seu portfólio pode ser alocado em aplicações por pelo menos 5 anos?
  • Qual grau de risco você é capaz de assumir?
  • Qual a rentabilidade você deseja alcançar com as aplicações?
  • Existe alguma possibilidade de você precisar resgatar a quantia antes do prazo?

Com as respostas dessas perguntas em mãos, você pode avaliar quais são as aplicações  ideais para o seu perfil e planejamento pessoal

Opte pelos fundos de investimento

Considerados uma das formas mais fáceis de aplicações, os fundos de investimento são ideais para quem deseja começar a investir no longo prazo. No entanto, antes de iniciar as transações, é preciso levar em consideração alguns custos com:

  • Imposto de Renda
  • Antecipação de tributos
  • Taxa de administração
  • Taxa de performance

Entre os tipos de fundos de investimento dessa categoria, os mais comuns para investir no longo prazo são os seguintes:

Fundos de renda fixa 

Investir em fundos de renda fixa como CDBs, LCIs, LCAs e Tesouro Direto é uma maneira de proteger o seu patrimônio em meio à crise. Isso acontece porque eles oferecem uma boa rentabilidade no longo prazo e são consideradas opções seguras para investidores conservadores. 

Fundos de renda variável

Os investimentos em fundos de renda variável também são opções interessantes para quem busca aumentar seus rendimentos. Através deles, é possível comprar ações na Bolsa de Valores sem ter que lidar diretamente com o pregão. 

Afinal, quem toma as decisões de compra e venda não é você, mas sim o gestor do fundo. 

Fundos variáveis são investimentos rentáveis a longo prazo - Investimentos a longo prazo: como aplicar o seu dinheiro em meio à crise
Fundos variáveis são investimentos rentáveis a longo prazo

Faça um plano de previdência privada 

Os planos de previdências privadas são uma boa alternativa de garantir estabilidade financeira no futuro. Além disso, nesse tipo de aplicação, você escolhe uma quantia que deseja investir mensalmente durante um determinado período. Quando você decidir se aposentar, poderá resgatar o valor investido ao longo dos anos. 

No entanto, é preciso ler com atenção o plano da previdência e se informar sobre a tabela de impostos, taxas e outras tarifas. Quanto aos tributos, existem dois tipos de tabelas: a progressiva e a regressiva. 

A progressiva é indicada para quem precisa ter acesso ao dinheiro da aposentadoria em curto prazo. Já a regressiva, é recomendada para quem possui outras reservas financeiras e não pretende usar o dinheiro da aposentadoria no mínimo nos próximos 10 anos. 

Acompanhe o comportamento do mercado

O mercado financeiro é dinâmico e o seu comportamento pode ser alterado rapidamente, seja devido uma crise econômica ou de saúde como a que vivenciamos nos últimos tempos.

Portanto, para fazer bons investimentos no longo prazo, é importante acompanhar as tendências do mercado e se antecipar às mudanças. Uma boa ideia é ficar atento as informações divulgadas pelo Banco Central do Brasil e outras revistas ou blogs econômicos. 

Geralmente, eles informam sobre decisões como taxa de juros, índices de inflação e até o desempenho de ações e fundos de investimentos. Então, com base nessa informações, torna-se mais fácil fazer um planejamento financeiro e aplicações com boa rentabilidade no futuro. 

Envie ou receba dinheiro para corretoras nos Estados Unidos com a Remessa Online

Se você planeja investir nos Estados Unidos, será preciso enviar dinheiro para as corretoras norte-americanas de maneira rápida e prática. Para facilitar, você pode usar os serviços da Remessa Online, uma plataforma 100% digital para o envio e recebimento de transferências internacionais para mais de cem países e várias moedas. 

A Remessa Online ainda oferece outras vantagens:

  • • As moedas são convertidas com câmbio comercial, sem acréscimo de taxas;
  • • Taxa mais justa do mercado, a partir de 1,3% sobre o valor enviado;
  • • O beneficiário pode receber as transferências internacionais em até 1 dia útil e não precisa pagar nada para isso;
  • • Tarifa bancária de R$5,90 para transferências bancárias de até R$2.500. Acima desse valor, a tarifa é zero.

Por fim, a plataforma é uma opção tão segura quanto os bancos tradicionais. Suas operações são regulamentadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN). Além disso, usa tecnologia de ponta para criptografar as transferências financeiras. 

Para enviar remessas, basta criar o seu cadastro gratuito na plataforma. É online e demora apenas alguns minutos. Acompanhe o blog da Remessa Online e fique atualizado sobre investimentos e formas de enviar dinheiro para o exterior. 

Assuntos relacionados