10 livros sobre investimentos que você precisa ler

Se você é investidor ou pretende se tornar um, deve saber que o mercado de investimentos demanda conhecimento e busca por informações constantes. Por isso, além de acompanhar as notícias envolvendo economia e política, é interessante aprofundar conceitos e estratégias por meio de livros especializados no assunto.

Livros sobre investimentos: pilhas de livros com capas coloridas

Pensando em te ajudar a se qualificar e aprender mais sobre os temas relevantes do mercado de investimentos, preparamos este post com algumas dicas interessantes de livros sobre investimentos.

Além de se familiarizar com termos e expressões comuns, você vai aprender como compor sua carteira, fazer boas escolhas de ativos, interpretar demonstrações financeiras e agir diante de cenários complexos, tudo isso com  base no conhecimento de investidores experientes do mercado. Quer saber mais? Então continue a leitura e descubra!

1. O Investidor Inteligente — Benjamin Graham

Benjamin Graham foi um grande empresário e investidor da história dos Estados Unidos. Não é por acaso que ele é considerado o pai de conceitos como “value investing”.

Entre os seus “discípulos”, podemos destacar grandes empresários da história do país, como Irving Kahn e Warren Buffett. Para quem quer saber mais sobre investimento em valor, vale a pena pesquisar a história destes dois grandes investidores.

O livro “O Investidor Inteligente”, apesar de ter sido publicado no início do século XX, influencia fortemente empresários, executivos e investidores até os dias de hoje. Não é por acaso que as obras de Graham figurem na lista de leituras obrigatórias de cursos de Administração e Economia de inúmeras universidades.

Na obra, o autor mostra o que é análise fundamentalista, como funciona a alocação de ativos e como diversificar investimentos.

“Se você tiver que ler um só livro sobre investimentos em toda a sua vida, que seja esse.” Warren Buffett

2. Conversas com gestores de ações brasileiros — Luciana Seabra

Luciana Seabra, especialista em fundos de investimentos, apresenta uma obra focada em aprofundar o conhecimento acerca das técnicas e filosofia dos investidores profissionais brasileiros que mais ganharam dinheiro com investimentos na Bolsa de Valores.

No livro Conversas com gestores de ações brasileiros, você vai encontrar respostas para perguntas como: quais critérios estes investidores usam para selecionar as ações com maior potencial de lucro?

Entre os 23 entrevistados, estão os sócios de grandes gestoras de recursos, como da BTG Pactual, Dynamo, SPX Capital e Verde Asset.

Na obra, você vai encontrar relatos sobre a experiência destes entrevistados, acompanhados de conselhos que vão ajudá-lo a fazer escolhas mais alinhadas no mercado de investimento em renda variável. 

3. The Intelligent Asset Allocator — William J. Bernstein

Neste livro, escrito pelo investidor autodidata William Bernstein, você terá acesso a conselhos e dicas práticas sobre como construir e gerenciar uma carteira de investimentos a longo prazo.

Além de ter acesso a noções básicas sobre finanças, o autor mostra algumas estratégias testadas ao longo dos anos para melhorar a relação entre o risco e a recompensa e compartilha maneiras de aprimorar o foco e melhorar o gerenciamento da sua carteira.

The Intelligent Asset Allocator  é uma obra completa que abarca fundamentos, conceitos, alocações de ativos ideais, mercado e estratégias eficientes para implementação das suas estratégias. 

4. Interpretação das Demonstrações Financeiras — Benjamin Graham

Outro livro, originalmente publicado em 1937, mas que permanece atual e útil para os investidores, “Interpretação das Demonstrações Financeiras” é um guia essencial para quem busca conhecer mais sobre os conceitos do mercado de investimentos, aprendendo como compreender e interpretar melhor relatórios de demonstrações financeiras.

Benjamin Graham é considerado um dos mais importantes pensadores de investimentos do século XX e a obra de sua autoria é um guia incrível para todos os investidores que atuam no mercado de ações.

5.  Manias, pânico e crashes — Charles P. Kindleberger

Este é um livro um pouco diferente dos que indicamos até agora. Em “Manias, pânico e crashes” o autor traz informações e análises históricas envolvendo o comportamento eufórico e a relação com a depressão financeira ao longo dos últimos 400 anos de história da economia mundial.

O objetivo  de Charles P. Kindleberger é mostrar como manias que geram pânicos podem causar crises, gerando turbulência no mercado financeiro.

O leitor vai entender como essas crises têm características muito semelhantes e, olhando para a história, vai conseguir entender melhor as origens e as consequências desses fenômenos. 

Considerado um clássico entre os especialistas em mercado financeiro, a análise dos autores inclui dois fatores importantes: a psicologia e o papel da mídia na propagação das bolhas e pânicos. Além disso, inclui uma análise da primeira crise global do século XXI, nos anos de 2007 e 2008. 

6. Stocks for the long run — Jeremy Siegel

Outro clássico das finanças, Stocks for the long run, é uma obra que tem o objetivo de responder todas as questões importantes do mercado de investimentos:

  • como as crises alteram os mercados financeiros e as perspectivas futuras de retorno das ações;
  • é necessário se proteger contra a instabilidade de uma moeda;
  • quais são as fontes de crescimento econômico a longo prazo.

Além disso, a edição atualizada inclui uma análise da crise financeira, dados econômicos da China e da Índia, um estudo sobre mercados globais e avaliações de mercado.

7. The little book of Behavioral Investing — James Montier

James Montier, autor de The Little Book of Behavioral Investing é considerado um dos principais analistas comportamentais do mundo. Nesta obra, ele apresenta desafios comportamentais comumente enfrentados pelos investidores, barreiras psicológicas comuns e mostra como a emoção, o excesso de confiança e outras características psicológicas podem influenciar a tomada de decisões.

Um livro completo com análise técnica aprofundada, mas ao mesmo tempo acessível a qualquer leitor interessado no assunto. Este livro vai ajudar o leitor/investidor a identificar e eliminar traços comportamentais que podem estar atrapalhando os resultados nas suas estratégias de composição de uma carteira de investimentos de sucesso.

8. Superprevisões: a arte e a ciência de antecipar o futuro — Dan Gardner

Philip Tetlock, psicólogo e cientista social, mostra, neste livro, que algumas pessoas têm habilidade de previsão 60% mais precisa que a média. Esta afirmação está baseada em mais de vinte anos de estudos aprofundados sobre o tema.

Em Superprevisões, ele revela os segredos dessas pessoas e oferece conselhos práticos de como podemos utilizar este tipo de característica em benefício próprio.

9. Os axiomas de Zurique — Max Gunther

A obra Os axiomas de Zurique é outro livro sobre investimentos clássico, considerado leitura indispensável por quem quer saber mais sobre o assunto. 

O autor, Max Gunther, conta os segredos de homens que investem naquele que é um dos sistemas bancários mais ricos do mundo. Ele apresenta regras e princípios infalíveis que grandes banqueiros estabeleceram para diminuir riscos e aumentar lucros.

As regras são divididas em 12 axiomas principais e 16 secundários, que podem servir como norte para quem busca melhorar os resultados das suas estratégias de investimentos.

10. Investimentos: segredos de Soros e Warren Buffett — Mark Tier

Se você quer conhecer o exemplo de investidores que começaram do zero e construíram grandes fortunas, este livro é leitura obrigatória.

Warren Buffett e George Soros são investidores que começaram com muito pouco e conseguiram construir fortunas bilionárias exclusivamente por meio de investimentos.

A grande sacada do livro é que a história dessas duas figuras é completamente diferente. Enquanto Buffett compra ações e empresas a preços baixos e prefere mantê-las, Soros prefere fazer apostas rápidas e de alta alavancagem no mercado financeiro. Leitura interessante para quem busca inspiração e incentivo para investir.

____________________

Como você pode ver, é possível montar uma biblioteca com livros que contam histórias e apresentam dicas incríveis de grandes investidores e especialistas no mercado de investimentos. Aproveite esta lista para começar a conhecer mais sobre o assunto e aplicar este conhecimento nas suas escolhas financeiras.

Você gostou destas dicas sobre livros de investimentos? Então aproveite para conhecer nossos conteúdos exclusivos sobre o tema, confira este artigo da Remessa que traz dicas de investimentos mais seguros durante épocas de crise.


Resumindo – 10 livros sobre investimentos

Quais são os livros sobre investimentos que você precisa ler?

Entre as dicas de leitura para quem quer aprofundar o seu conhecimento sobre o mercado de investimentos, vale destacar os livros: 
1. Conversas com gestores de ações brasileiros, por Luciana Seabra; 
2. Os axiomas de Zurique, por Max Gunther; 
3. Investimentos: segredos de Soros e Warren Buffett, por Mark Tier; 
4. Superprevisões: a arte e a ciência de antecipar o futuro, por Dan Gardner; 
5. The Little Book of Behavioral Investing, por James Montier; 
6. Interpretação das Demonstrações Financeiras, por Benjamin Graham; 
7. The Intelligent Asset Allocator, por William J. Bernstein; 
8. Stocks for the long run, por Jeremy Siegel; 
9. O Investidor Inteligente, por Benjamin Graham; e, 
10. Manias, Pânico e Crashes, por Charles P. Kindleberger.