Passo a passo para tirar visto americano: como solicitar o seu

por Andrea Cortes
3 minutos de leitura
passo a passo para tirar visto americano

Morar nos Estados Unidos é o objetivo de muitos brasileiros que almejam melhor qualidade de vida ou até mesmo novas oportunidades de trabalho e estudo. Contudo, é necessário conhecer as questões legais para viver no país. O ponto de partida é dominar bem o passo a passo para tirar visto americano.

Acompanhe o artigo e descubra quais são os requisitos para solicitar a autorização de permanência e os tipos de visto. Assim como o procedimento para conseguir o visto para morar, trabalhar ou estudar no país. 

Requisitos para tirar o visto americano

Para morar legalmente nos Estados Unidos, os brasileiros necessitam de um visto americano. Contudo, antes de iniciar esse procedimento, é importante definir bem qual é o propósito da sua viagem. 

Dessa maneira, você pode escolher o visto que atende melhor às suas necessidades e aumenta as chances de ser aprovado. Para facilitar esse processo, confira abaixo quais são os tipos de visto e suas principais características:

  • Visto B1: para profissionais e acadêmicos que visitam os EUA a trabalho ou para participação em eventos como conferencistas;
  • Visto B2: destinado a turistas ou pessoas que precisam viajar para os EUA para receber tratamento médico;
  • Visto F1: para estudantes que pretendem frequentar escolas e faculdades nos EUA;
  • Visto EB-5: para estrangeiros que desejam investir nos Estados Unidos;
  • Visto H: para profissionais contratados por uma empresa americana para um trabalho temporário;
  • Visto L1: visto de trabalho para profissionais que trabalham em uma empresa multinacional e foram transferidos para os EUA.
visita ao consulado faz parte do passo a passo para tirar visto americano 1024x683 - Passo a passo para tirar visto americano: como solicitar o seu
Visite o consulado para solicitar o visto americano.

Passo a passo para tirar visto americano

Aprender o passo a passo para tirar visto americano é fundamental para morar nos Estados Unidos. Afinal, isso permite que você solicite a autorização da maneira certa e viaje tranquilo para fora do país. Confira.

Preencha o formulário

Preencha, em inglês, o formulário de solicitação de visto que melhor atende às suas necessidades. Insira todos os dados de maneira correta e ao fim de cada página,  lembre-se de salvar o que já estiver feito.

Por fim, guarde o número do “Application ID”, que pode ser necessário caso você precise consultar o formulário novamente. Ao terminar essa etapa, imprima a página de confirmação.

Agende a entrevista

A segunda etapa do passo a passo para tirar visto americano é o agendamento da entrevista. Para tanto, será preciso criar uma conta de usuário no site do Consulado Americano e inserir o número de confirmação DS-160.

Após isso, basta seguir as orientações indicadas para o agendamento. Durante o processo, também será preciso pagar a taxa de solicitação do visto que varia de acordo com o tipo escolhido.

No entanto, segundo o decreto emitido pelo governo de Donald Trump em 2017, todos os solicitantes de visto precisam passar pela entrevista no Consulado, exceto:

  • Pessoas menores de 14 anos e maiores de 79 anos;
  • Solicitantes de visto diplomático, funcionários de governos estrangeiros e organizações internacionais;
  • Solicitantes que tinham um visto na mesma categoria, expirado a menos de 12 meses antes de fazer o novo pedido.

Caso queira, os viajantes também podem fazer o agendamento para solicitar o visto por telefone. Os números de contato estão disponíveis no site do próprio Consulado e organizados por estado.

Ir ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto

O seguinte passo é ir ao CASV no dia agendado. Nesse momento, é importante levar o passaporte, a confirmação do formulário e o comprovante de pagamento da taxa.

No Centro, serão recolhidas as suas impressões digitais e tirada uma foto. Uma dica é não levar bolsas ou mochilas nesse dia, pois não é permitido entrar no recinto em posse desses pertences.

Ir ao Consulado Americano

Essa etapa do passo a passo para tirar visto americano consiste em ir ao Consulado ou à Embaixada Americana em posse do seu passaporte e da página de confirmação do formulário DS-160. 

Além disso, também é importante levar outros documentos que comprovem seu vínculo com o Brasil e que você pretende deixar os EUA após a visita. Aliás, embora não exista uma lista oficial de documentos, alguns exemplos são:

  • Holerite;
  • Escrituras;
  • Extratos bancários;
  • Carteira de trabalho;
  • Passaportes anteriores;
  • Certidão de casamento;
  • Documentos de veículos;
  • Declaração do imposto de renda;
  • Cartas de empregadores ou instituições que o convidaram para a viagem.

Aguardar o visto

Geralmente, os solicitantes recebem o visto em até 10 dias após a entrevista. No entanto, é possível acompanhar o status da solicitação dessa autorização por meio do site do próprio Consulado.

O passaporte do solicitante é devolvido de acordo com a opção de entrega escolhida no processo de agendamento, ou seja, retirar o documento no CASV ou recebê-lo em sua residência.

No caso da retirada do documento no CASV, ela pode ser feita tanto pelo próprio solicitante quanto por outra pessoa autorizada por ele. Para ter mais informações sobre isso, basta acessar o site do Consulado.

Faça transferências para os Estados Unidos com a Remessa Online

Se você planeja morar ou viajar para os Estados Unidos, vai precisar enviar dinheiro para o exterior e a Remessa Online pode te ajudar. A startup brasileira 100% digital é ideal para enviar e receber transferências internacionais com preços econômicos. 

A conversão da moeda é feita pelo câmbio comercial e a taxa de envio é a partir de 1,3%, mais econômica do que a dos bancos. Além disso, o beneficiário recebe a transferência em até 1 dia útil. 

E se você pretende investir nos EUA, não deixe de acessar o site da Remessa Online com todas as informações.

Assuntos relacionados