Por que passagens aéreas são mais baratas de madrugada?

Por que passagens aéreas de madrugada são mais baratas

Entenda porque passagens aéreas para a madrugada são mais baratas, e outras dicas para economizar na sua viagem.

Você já deve ter ouvido falar que é mais vantajoso comprar passagens aéreas de madrugada. Não é mesmo? Muitas pessoas afirmam que já fizeram o teste e conseguiram encontrar boas promoções de madrugada. Mas será que isso é realmente verdade?

O que determina o valor de uma passagem aérea barata? Neste artigo, vamos responder essa questão. Continue lendo. 

Passagem aérea de madrugada é mais barata?

Comprar passagem aérea de madrugada não muda o valor, mas comprar a passagem para o horário da madrugada sim
Comprar passagem aérea de madrugada não muda o valor, mas comprar a passagem para o horário da madrugada sim

Primeiramente, é importante esclarecer que tem uma diferença entre procurar uma passagem aérea barata durante a madrugada e comprar uma passagem para voar de madrugada. Ou seja, no primeiro caso, você aproveita o período da noite para fazer sua busca. No segundo caso, você compra a passagem com um voo para o horário da madrugada. 

Ao aproveitar a madrugada para fazer suas buscas, você terá o benefício de ter menos pessoas fazendo a mesma busca que você. Com isso, o site opera melhor, pois o volume de acessos é menor. Porém, isso não garante que você vai encontrar uma passagem aérea barata. Se há poucas pessoas acessando, não é interessante para a companhia fazer ofertas nesses horários. 

Em relação ao horário do voo, as viagens nacionais entre 23h e 5h enfrentam tráfego menor nos aeroportos, pois as pessoas preferem voar em outros horários.

Evitando os horários de pico, é possível ter uma economia de até 50% do valor da passagem. 

Para as companhias aéreas é interessante que os passageiros comprem essas passagens, justamente porque não há muito movimento nesses horários e os voos ficam vazios. Tanto é que muitas ofertas de passagens aéreas baratas são para horários fora do grande fluxo. 

5 dicas para comprar passagem aérea barata

1. Crie alerta de preços

O Google Flights e outras ferramentas permitem que você crie um alerta para monitorar os preços das passagens. O ideal é fazer isso com bastante antecedência, assim você pode acompanhar quando há períodos de baixa e alta. 

2. Evite viajar na alta temporada

Feriados, finais de semana e alta temporada são as piores datas para viajar. Como a procura é grande, os preços sobem muito. Dias como terça, quarta e sábado são os melhores para a data de partida e o retorno sempre segunda ou terça-feira. 

3. Seja flexível

Poder voar de pontos e em dias e horários alternativos pode te render uma boa economia. Quando a companhia aérea coloca o embarque e desembarque em aeroportos diferentes dos mais populares, ela consegue economizar nas taxas de embarque, por exemplo. 

O desconto obtido pelas operadoras é repassado ao viajante. Por isso, a flexibilidade vai gerar maior economia para sua viagem.

4. Viagens longas podem ser econômicas

Tanto para pacote de hospedagem, quanto para voos, os períodos mais longos ajudam a reduzir os custos. Em geral, as tarifas mais econômicas são oferecidas para quem vai aproveitar um período maior da viagem. 

5. Compre com antecedência

Entre 90 dias e 180 dias de antecedência é o período ideal para encontrar uma passagem aérea barata. 

Quer economizar ainda mais? Planeje como levar dinheiro para sua viagem internacional. Use a Remessa Online para enviar o dinheiro que vai levar na viagem para uma conta no exterior, dessa forma você paga menos IOF.

Resumindo

É verdade que passagens aéreas são mais baratas de madrugada

Vôos marcado para o horário da madrugada costumam ser mais baratos, porque a demanda por esses horários é menor. Com isso a taxa de ocupação do voo diminui, estimulando as companhias aéreas a oferecem menores preços.

Quando as passagens aéreas ficam mais baratas?

Em períodos de baixa temporada, com antecedência entre 90 e 180 dias, as passagens costumam ter preços mais em conta para o consumidor.