Aprenda como colocar um preço em seu imóvel no Airbnb

por Remessa Online
3 minutos de leitura
Saiba como colocar um preço em seu imóvel no Airbnb

Colocar um imóvel para alugar no Airbnb pode ser uma ótima oportunidade de renda extra. Mas como precificar corretamente seu espaço? Neste post, vamos te ensinar como estipular um preço para seu imóvel no Airbnb e oferecer uma experiência incrível para os seus visitantes.

Se você aluga ou tem interesse em alugar o seu imóvel por meio de plataformas como o Airbnb, com certeza já se deparou com diversas dúvidas envolvendo o preço e os cuidados que devem ser tomados antes de receber o seu hóspede.

A plataforma Airbnb (Air, Bed and Breakfast), foi criada em 2008 por Brian Chesky, Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk, na época estudantes de design. Em 2012, o Airbnb já era considerado uma das principais plataformas de oferta de hospedagem do mundo. Presente em mais de 192 países, é possível encontrar diversas opções de hospedagem, inclusive em casas na árvore e iglus.

Se você deseja ter uma renda extra e possui um espaço adequado para receber hóspedes, o Airbnb pode ser a solução perfeita.

Neste post, além de entender melhor como a plataforma funciona, você vai descobrir como precificar o Airbnb e atrair o interesse de turistas brasileiros e estrangeiros que viajam para a sua cidade. Confira!

precificar corretamente seu espaco no airbnb 1024x683 - Aprenda como colocar um preço em seu imóvel no Airbnb
Alugar seu imóvel pelo Airbnb pode representar uma renda extra, mas é preciso estar atento à precificação.

Como o Airbnb funciona na prática?

O sistema é muito simples e bastante intuitivo. Para descobrir quais são os imóveis à disposição para locação, você deve realizar um cadastro inicial. Nesta etapa, você informa se está procurando um lugar para ficar ou se quer alugar a sua casa.

Se você quer ser um anfitrião, deve prestar uma série de informações para a plataforma, como nome completo, dados para contato, localização do imóvel, características do imóvel (com fotos), valores da estadia, entre outros.

Como alugar sua casa pelo aplicativo?

Para alugar  a sua casa ou apartamento pelo aplicativo basta fazer o cadastro e responder a todas as perguntas solicitadas. Também é imprescindível tirar fotos do local que serão incluídas nos anúncios da locação.

Como definir o melhor preço do seu imóvel?

Sem dúvida, este é um dos questionamentos mais comuns de quem está começando a anunciar no Airbnb. Como saber qual é o preço adequado do seu imóvel?

A plataforma do Airbnb não traz qualquer restrição no sentido de impor precificação. Por isso, cabe somente ao usuário definir qual será o valor cobrado dos seus hóspedes. A dica para quem está em dúvida é buscar referências de espaços semelhantes na sua cidade, o que ajuda a ter uma ideia dos valores de mercado.

Se você não encontrar nenhum imóvel com características semelhantes ao seu (espaço e localização), pode pesquisar por imóveis maiores ou menores e fazer uma estimativa considerando as diferenças.

Além disso, pesquisar preços de diárias em hotéis e pousadas também pode ser uma boa ideia, pelo menos você consegue entender quais são os valores cobrados nestas modalidades e utilizar como parâmetro para definir os preços da diária do seu espaço.

Outra questão importante diz respeito às taxas adicionais. O usuário tem a opção de incorporar o preço de limpeza ao preço por noite ou adicionar uma taxa de limpeza à parte nas suas configurações de preço. 

Além disso, a plataforma permite cobrar outras taxas como por exemplo taxa de animal de estimação ou taxa de check-in. Tenha em mente que você só vai conseguir cobrar do hóspede se as informações estiverem descritas com clareza no seu anúncio.

Como fazer a gestão financeira dos seus recebimento via Airbnb?

Agora que você já sabe quais são os primeiros passos para alugar o seu espaço pela plataforma AirBNB, é importante entender um pouco sobre pagamentos e gestão financeira.

O pagamento recebido pelo anfitrião é o preço por noite menos a taxa de serviço do anfitrião, que é o custo cobrado pelo Airbnb para oferecer os seus serviços.

Este custo cobre as despesas com atendimento ao cliente e processamento de cartões de crédito, por exemplo, que são custeados pela plataforma.

Por isso os hóspedes pagam para a plataforma um valor superior ao da acomodação, que já inclui a referida taxa de serviços.

Na plataforma é possível visualizar os valores a serem recebidos e os eventuais descontos aplicados, como por exemplo, com o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), cobrando em alguns casos.

Saiba como colocar preço em seu imóvel no airbnb - Aprenda como colocar um preço em seu imóvel no Airbnb
Pesquisando os imóveis na região ao redor do seu, você terá uma ideia da média do valor praticado pelo mercado regional e assim ficará mais fácil precificar seu imóvel no Airbnb.

Como receber pagamentos do Airbnb

Se você possui um imóvel no exterior ou até mesmo no Brasil mas aluga para estrangeiros, vai precisar realizar uma transação internacional para receber seu pagamento. Os bancos tradicionais cobram valores muito elevados para fazer esse tipo de transação. Por isso é importante buscar uma alternativa.

A Remessa Online é uma fintech que chegou ao mercado para revolucionar a maneira como as pessoas fazem transferências internacionais. Credenciada pelo Banco Central, a plataforma permite que você receba dinheiro estrangeiro (ou envie ao exterior) com o menor custo de serviço do mercado.

Aprenda como receber dinheiro pela Remessa Online, faça seu cadastro e comece a ampliar o horizonte de seu negócio alugando seu imóvel para pessoas de todos os cantos do mundo e recebendo seu dinheiro pela plataforma.

Como você pode ver, alugar o seu espaço pela plataforma Airbnb é muito simples e precificar a locação vai depender essencialmente das características de mercado da sua cidade ou região.

Uma boa pesquisa na própria plataforma costuma ser suficiente para que você saiba quanto os outros anfitriões estão cobrando por espaços semelhantes ao seu.

Agora que você já sabe como precificar o seu imóvel no Airbnb, siga a Remessa Online nas redes sociais — Facebook, LinkedIn e Twitter — e fique por dentro de dicas e conteúdos exclusivos sobre transferência internacional de dinheiro e assuntos relacionados ao tema.

Assuntos relacionados