Preço do dólar: fatores que impactam a cotação da moeda

por Andrea Cortes
3 minutos de leitura
Preço do dólar

O dólar desempenha uma função essencial nas finanças internacionais. A maioria dos Bancos Centrais internacionais mantém reservas monetárias em moedas estrangeiras expressas em dólares.

Além disso, a moeda é usada em mais de 80% das transações mundiais. Por isso, é essencial entender o preço do dólar e os fatores que influenciam o valor da moeda. 

Quer saber mais sobre a importância do dólar e o que afeta o seu preço? Acompanhe o artigo abaixo para entender os detalhes.

Por que o preço do dólar é importante?

O preço do dólar impacta a vida de todo mundo, desde as pessoas que têm interesse em investir em outros mercados, viajar para o exterior, importar ou exportar produtos e serviços ou fazer transferências internacionais. 

A moeda é tão importante que grande parte das transações realizadas por instituições internacionais utilizam o dólar. Por exemplo, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) opera transações em moeda americana e, como resultado, cada país que comercializa petróleo contribui para a troca de dólares americanos ao mesmo tempo. 

Não apenas no caso do petróleo, mas para quase todas as matérias-primas, inclusive ouro, são expressos em dólares. Portanto, esse e outros motivos fazem do dólar a moeda mais importante do mundo.

variacao do preco do dolar - Preço do dólar: fatores que impactam a cotação da moeda
O preço do dólar é influenciado por diversos fatores econômicos.

O que afeta o preço do dólar

Acompanhar a variação do dólar diariamente é fundamental para garantir que suas operações financeiras, independente do porte, sejam mais lucrativas. E você sabia que existem vários fatores internos e externos que afetam o valor da moeda? 

Sim! Por isso, é essencial entender cada um deles para ter noção de qual caminho o preço do dólar vai tomar.  

Questões políticas internas e externas

Um dos primeiros fatores que afetam o preço do dólar é o andamento da política nos Estados Unidos e em outras partes do mundo. Isso porque, a situação política e o desempenho econômico de um país podem afetar a força de sua moeda. Um país com menos risco de turbulência política é mais atraente para investidores estrangeiros. 

O aumento do capital estrangeiro, por sua vez, leva a uma apreciação do valor de sua moeda nacional. Um país com uma política financeira e comercial sólida, como é os Estados Unidos, não dá margem a incertezas quanto ao valor de sua moeda. Por exemplo, durante as Eleições Americanas no final de 2020, o preço do dólar sofreu variações constantes

Relação com outras moedas

Outro fator que altera o preço do dólar é sua relação com as outras moedas, a chamada taxa de câmbio. Essa taxa compara o valor do dólar com as moedas de outros países e determina o quanto de uma moeda é preciso para trocar por um dólar.

Um exemplo, à medida que a taxa de câmbio euro/dólar aumenta, diz-se que o dólar se valoriza e o euro se deprecia porque será necessário mais euros para comprar um dólar. 

O Federal Reserve (FED), o Banco Central dos Estados Unidos, tem muitas ferramentas monetárias que podem influenciar a força do dólar. Essas ferramentas permitem ao governo regular as taxas de câmbio, ainda que indiretamente.

Oferta e demanda da moeda

O preço do dólar muda de acordo com a lei da oferta e da demanda, causando oscilações no mercado de câmbio.

Para atingir objetivos específicos de política monetária e econômica, o Federal Reserve pode influenciar a taxa de câmbio “comprando” ou “vendendo” moeda estrangeira.

Quando os EUA criam mais demanda por dólares, como na exportação de produtos ou quando as empresas emitem títulos para levantar capital, pressiona a oferta de dólares, aumentando seu valor em relação às moedas que estão sendo vendidas para comprar dólares. 

Além disso, o dólar americano é considerado um porto seguro  em tempos de incerteza econômica global. Portanto, a demanda por dólares pode persistir, apesar das flutuações no desempenho da economia americana, o que também afeta seu valor. 

Taxas de juros

A taxa de juros é outro fator importante que define o preço do dólar. Ela é fixada pela Reserva Federal dos EUA que divulga a taxa dos Fed Funds a qualquer momento do mês.

Um aumento nas taxas de juros causa a valorização da moeda porque os credores recebem taxas mais altas e, portanto, atraem mais capital estrangeiro. Isso pode causar um aumento no valor de uma moeda. 

Por outro lado, o corte das taxas de juros pode levar a uma desvalorização da moeda.

Dólar Ptax: entenda qual o câmbio utilizado no cartão de crédito

Conclusão

Saber o preço do dólar é muito importante, especialmente quando se faz negócios financeiros com o exterior, já que a moeda é usada na maioria das transações financeiras em todo mundo. Por isso, você deve acompanhar notícias sobre o valor do dólar assim como do que acontece com a economia mundial.

Para entender melhor sobre a importância do preço do dólar, veja nesse artigo como a alta do dólar impactou a vida do brasileiro em 2020

Assuntos relacionados