Dólar Ptax: entenda qual o câmbio utilizado no cartão de crédito

As compras internacionais são convertidas pela taxa de câmbio do Dólar Ptax. Entenda como ela funciona e as taxas cobradas.

Dólar Ptax

Ao fazer compras internacionais com o cartão de crédito, muitas dúvidas surgem sobre como será realizada a conversão dos valores da moeda estrangeira para o Real. Normalmente, o câmbio utilizado é o Dólar Ptax, taxa calculada diariamente pelo Banco Central e que tem como base a média das taxas praticadas pelas principais instituições de câmbio do Brasil naquele dia. 

No entanto, o câmbio utilizado para as conversões fica a critério de cada instituição administradora do cartão de crédito. Você quer entender melhor como funciona essa conversão e quais são as outras taxas envolvidas? Acompanhe o artigo abaixo. 

Qual o câmbio utilizado nas cobranças do cartão de crédito?

O Banco Central do Brasil (Bacen) não possui uma regra que determine qual taxa deve ser usada para converter o câmbio no cartão de crédito usado no exterior. Cada banco ou administradora de cartão pode usar o câmbio que considerar melhor para fazer a conversão. Esse é um dos motivos pelo qual existe tanta diferença entre as cotações praticadas nos cartões de crédito. 

Sendo assim, para não ter grandes surpresas, procure saber junto a administradora do seu cartão qual o câmbio utilizado por ela para a conversão das moedas estrangeiras. 

Por outro lado, apesar de não ser obrigatório, na prática, a maioria das instituições usa como referência a taxa Ptax. No entanto, é possível que se use o Dólar comercial ou de turismo, apesar de essas cotações não serem muito utilizadas. 

Dólar Ptax – o que é?

O Dólar Ptax é, na verdade, o nome dado a taxa de câmbio utilizada como referência para a cotação do dólar. Essa taxa é calculada diariamente pelo Banco Central do Brasil e é a média dos valores utilizados ao longo do dia nas operações de empresas em compra e venda de dólar. 

Sendo assim, o Dólar Ptax costuma ser menor que a cotação do Dólar turismo e maior que o Dólar comercial. Ele está ligado diretamente a variação do dólar ao longo do dia porque, para calcular o seu valor, o Bacen consultas às taxas do dólar quatro vezes ao dia, nos seguintes intervalos:

  • Entre 10h e 10h10;
  • Entre 11h e 11h10;
  • Entre 12h e 12h10;
  • Entre 13h e 13h10.

Após essas consultas, o Bacen, calcula a média da taxa de câmbio com base nos números registrados em cada intervalo e divulga a taxa do Dólar Ptax diária.  

Taxas extras do Dólar Ptax
Os bancos e administradoras de cartão cobram taxas extras na conversão da moeda.

Taxa de conversão de câmbio – spread

Além do Dólar Ptax, normalmente os bancos e administradoras de cartão de crédito adicionam uma taxa extra sobre o valor da Ptax, chamada de “spread”, que é utilizada para cobrir os custos operacionais. 

Apesar de essa taxa não ter um valor fixo, costuma girar em torno de 4% sobre o valor da conversão.

Taxa de câmbio do dia gasto

A boa notícia é que, desde março de 2020, ao fazer compras internacionais, não existem mais surpresas ao chegar a fatura do cartão de crédito. Isso porque o Banco Central determinou que a cotação de dólar que será utilizada para a conversão de gastos com cartão de crédito no exterior passa a ser a do dia da compra feita pelo cliente e não no dia do fechamento da fatura. 

Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)

Além do Dólar Ptax e da cobrança de uma taxa extra sobre o valor do câmbio, ao fazer compras internacionais com o cartão de crédito, é preciso se lembrar que os gastos estão sujeitos à cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Esse valor é de 6,38%. 

Envie dinheiro para o exterior com a Remessa Online

Ao fazer compras internacionais, uma das melhores formas de enviar dinheiro para o exterior é com a Remessa Online. A plataforma brasileira é 100% digital, segura e prática. Além de ser devidamente credenciada pelo Banco Central do Brasil (Bacen).

Além disso, ao utilizar a plataforma você conta com diversas outras vantagens, algumas delas são:

  • Taxa até 8x mais econômica, a partir de 1,3% sobre o valor enviado;
  • Tarifa bancária que pode ser zerada, dependendo da moeda e do valor transacionado; 
  • A conversão da transferência é feita com o câmbio comercial, sem cobrança de taxa adicional;
  • A plataforma oferece a tecnologia de criptografia em todas as transações, garantindo a segurança dos usuários; 
  • O beneficiário recebe o montante em até 1 dia útil da transferência;
  • Para utilizar os serviços da Remessa Online, basta fazer o cadastro no site. 

Continue acompanhando o blog da Remessa Online e fique por dentro de outras vantagens para enviar e receber dinheiro do exterior.