Real vs Euro: apreciação do Real

Nesta semana, vimos uma forte apreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 4,59%. Veja mais!

A despeito do início da imunização no Reino Unido e em diversos países que compõem a União Europeia, o número de novas infecções pela Covid-19 tem crescido num ritmo elevado e preocupante. O aumento dos casos na Europa estão fazendo com que Espanha, Itália e Reino Unidos se aproximem rapidamente da marca de cem mil mortos. 

Paralelamente, o presidente francês Emmanuel Macron iniciou uma cruzada contra o desmatamento no Brasil associando o consumo da soja brasileira ao avanço do desmatamento. A polêmica gerou grande desconforto diplomático e muitas discussões, além de ter gerado volatilidade no mercado.

É relevante destacar que, em linha com nossa leitura em análises anteriores, a União Europeia está capitaneando um importante movimento em prol de uma economia mais sustentável, desse modo, a fala de Macron é coerente com a estratégia europeia. E, infelizmente, confirma nossa preocupação: o Brasil está ficando para trás nessa corrida.

Nesse contexto, o Euro abriu o pregão de segunda-feira (11) cotado a R$ 6,6192. Mas na abertura desta sexta-feira (15), a cotação foi de R$ 6,3152. Estamos falando, portanto, de uma apreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 4,59%.

Na comparação do Euro com o Dólar (GBP/USD), o Dólar ganhou força ao longo da semana. O Euro, portanto, se enfraqueceu aproximadamente 0,54%.

Confira o De Olho no Câmbio #104, a relação Real vs Libra Esterlina e do Real vs Dólar.