Real vs Euro: apreciação do Real

Nesta semana, observamos uma apreciação do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 4,59%. Saiba mais!

Há poucas semanas, Portugal assumiu a presidência semestral da União Europeia. Seu “plano de governo” deu maior ênfase a acordos com a Índia em vez do Mercosul e/ou Brasil, levantando rumores acerca de eventuais dificuldades na relação entre os blocos.

Contudo, o embaixador português anunciou esta semana apoio português ao acordo entre Mercosul e UE que segue pendente desde 2019. Concomitantemente, a liderança do bloco já se pronunciou em prol da tentativa de acelerar e assinar o acordo este semestre. 

A notícia pode trazer bons frutos para o Mercosul e especialmente para o Brasil, haja vista as perspectivas negativas para a economia neste ano que não realmente não deve ser tão melhor do que o anterior. 

Nesse contexto, o Euro abriu o pregão de segunda-feira (11) cotado a R$ 6,6192. Mas na abertura desta sexta-feira (15), a cotação foi de R$ 6,3152. Estamos falando, portanto, de uma apreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 4,59%.

Na comparação do Euro com o Dólar (GBP/USD), o Dólar ganhou força ao longo da semana. O Euro, portanto, se enfraqueceu aproximadamente 0,54%.

Confira o De Olho no Câmbio #105, a relação Real vs Libra Esterlina e do Real vs Dólar.