Você sabe o que é Salesforce? A gente te mostra!

Se você já ouviu falar na Salesforce, mas tem dúvidas se vale a pena, leia este texto. Aqui, vamos explicar os principais detalhes da empresa e suas soluções. Confira!

Se você tem uma startup e ainda tem dúvidas sobre o que é Salesforce, está na hora de acabar com todas elas. A empresa de tecnologia é, hoje, uma das maiores plataformas de otimização de vendas do mundo. Por isso, traz várias oportunidades para gerar o sucesso do seu negócio.

Isso acontece porque a solução é completa, com recursos em nuvem, CRM e funcionalidades voltadas ao atendimento ao cliente. Além disso, investe em Inteligência Artificial (IA) e muitas outras vantagens. Dessa forma, você consegue integrar, agilizar e otimizar os processos e os fluxos de trabalho.

Na prática, isso aumenta a chance de você ter sucesso com a sua empreitada. Especialmente, para quem está começando um negócio do zero. Afinal, as tomadas de decisão são mais acertadas com a ajuda da Salesforce, que tem seu CRM como um dos principais players do mercado.

Então, que tal saber mais sobre essa empresa e os softwares oferecidos? Saiba os principais aspectos e veja se é uma opção para você.

O que é Salesforce?

A Salesforce é uma empresa de software on demand. Oferece uma série de soluções focadas no atendimento e no relacionamento com o cliente, inteligência artificial, gestão de comunidades, marketing etc.

A participação de mercado mundial da Salesforce chega a 23,8%, segundo dados de 2021 do Statista. Muito desse resultado é derivado da robustez do sistema, que funciona via cloud computing. Além disso, há produtos específicos para vários segmentos, setores e portes de empresas.

Fundada em 1999, nos Estados Unidos, a empresa opera produtos especializados em vendas, marketing, atendimento ao cliente, comércio e mais. Ainda tem um braço de negócios chamado Ventures. Nesse caso, a especialização é o investimento em startups.

Com isso, a Salesforce tem participação em várias empresas. Por exemplo, DocuSign, Dropbox, SurveyMonkey e Slack.

Quais são as vantagens da plataforma?

O grande benefício de entender o que é Salesforce e aplicar no seu negócio é ter um software com interface simples. Dessa forma, você gerencia várias atividades em um único local. Por exemplo, é possível executar: 

  • gestão de contratos;
  • qualificação de leads;
  • organização de atividades e listas de tarefas pendentes;
  • foco nas negociações certas;
  • colaboração com o time;
  • mensuração de conquistas;
  • otimização do relacionamento com clientes e leads;
  • fechamento de vendas.

Ainda existem outros motivos para usar os produtos da Salesforce. Veja quais são os principais.

Organização dos dados

Os dados permitem tomar decisões acertadas e criar estratégias mais precisas. Isso porque oferecem informações valiosas. Com o CRM da Salesforce, você documenta, registra e verifica todas as interações com os clientes. Todos os colaboradores têm acesso a eles, o que evita a morosidade, a falta de conhecimento e as experiências negativas dos leads.

Melhoria da comunicação

A empresa oferece duas soluções que facilitam o acesso aos dados de clientes e leads, a fim de que o atendimento seja integrado, bem ao estilo omnichannel. Isso evita que o contato passe de um lugar para outro, gerando uma experiência desagradável. Ao mesmo tempo, os colaboradores também obtêm as informações de que precisam. Dessa forma, garante-se a otimização do tempo de trabalho.

Automação das tarefas

Em vez de perder tempo com atividades manuais, a equipe passa a ter foco nas ações estratégicas. Essa é uma forma da empresa ter bom desempenho e reduzir custos. Afinal, o software da Salesforce executa vários processos burocráticos, como o envio e a geração de relatório, a atualização de planilhas, o preenchimento de formulários e mais.

Otimização do atendimento ao cliente

O lead espera ter sua dúvida sanada com rapidez antes de tomar sua decisão de compra ou, até mesmo, no momento do pós-vendas. Esse processo faz parte da jornada de compra e também é essencial para a retenção de clientes.

Aumento da eficiência e da produtividade

O sistema armazena todos os contatos, e-mails, interações de redes sociais e detalhes de conversas telefônicas. Além disso, todos conseguem acessar os mesmos dados. Isso tende a elevar a eficiência e a produtividade, garantindo melhores resultados.

Afinal, vendas, marketing e atendimento compartilham as mesmas informações relevantes sobre clientes e leads. Ou seja, o processo de trabalho se torna mais uniforme e fica mais fácil para que os consumidores passem por todas as etapas do funil de vendas. Assim, há mais chances de compras e fidelização.

Quais são as principais ferramentas?

Como você pôde perceber, a Salesforce tem soluções bastante completas para fazer o seu negócio decolar. O uso é mais voltado para os setores de vendas e marketing digital. Porém, outras áreas também têm a chance de utilizar as ferramentas a seu favor devido à grande quantidade de dados gerada e armazenada.

Por isso, vale a pena conhecer as opções disponíveis. Todas funcionam no modelo de Software as a Service (SaaS), o que é crucial para incentivar a adoção de um ecossistema de startups. Além disso, você verá que elas oferecem vários usos, que atendem a diferentes características, necessidades, setores e portes organizacionais.

Entenda melhor nos tópicos a seguir.

Sales Cloud

É o CRM, ou seja, o software de gestão do relacionamento com o cliente. Busca a automação de processos, o suporte e a integração do atendimento e o fornecimento de dados para marketing e vendas. Por meio do sistema, é possível acompanhar informações e etapas das vendas, assim como as interações dos leads.

Também são gerados relatórios personalizados. Eles facilitam as tomadas de decisão, a organização de processos, a integração das equipes de vendas e pós-vendas e a otimização da experiência do consumidor. Outros recursos são: 

  • gestão de contatos, oportunidades e leads;
  • geração de painéis e relatórios;
  • previsão de vendas;
  • colaboração de vendas;
  • gerenciamento de parceiros;
  • fluxos de trabalho e de aprovações.

Portanto, você monitora todas as atividades, inclusive de clientes atuais e futuros. Dessa forma, consegue cuidar mais dos leads qualificados.

Service Cloud

É focado no atendimento ao cliente, oferecendo serviço e suporte personalizados e instantâneos. O objetivo é melhorar a experiência do consumidor e incentivar a fidelização. Isso é feito por meio de vários recursos.

Um deles é a comunicação com as marcas via os canais de preferência dos clientes. Por exemplo, redes sociais, e-mail, chat, telefone etc. Todos os contatos são transformados em dados de forma automatizada. Cada um dos casos é encaminhado para o setor responsável, a fim de fornecer informações, resolver dúvidas e atender às necessidades de cada lead.

Além de trazer agilidade no atendimento, há economia de tempo. Isso porque as equipes têm uma visão geral sobre os consumidores por meio do dashboard chamado Lightning Console.

Marketing Cloud

Foca o relacionamento com os consumidores por meio das ações de marketing. Assim, é possível atrair, personalizar, engajar, encantar e fidelizar os clientes. Isso porque o software controla os diferentes processos para flexibilizar a jornada de compra dos leads e tomar decisões quando necessário.

Além disso, o Marketing Cloud permite a interação em diferentes canais ou dispositivos, atendendo às características do omnichannel. Você também pode identificar quais meios são mais indicados utilizando a plataforma de IA. Dessa forma, você descobre clientes semelhantes e suas características para gerar conteúdos personalizados para cada etapa da jornada.

Salesforce Community Cloud

É uma plataforma que permite criar uma comunidade para cada um dos públicos relevantes da sua empresa. Ou seja, você conecta parceiros, clientes e funcionários e outros stakeholders, como candidatos de um processo seletivo, agências, vendedores, varejistas, fornecedores e mais.

Todas as estratégias que melhoram a experiência digital da marca são conectadas ao CRM. Assim, o Salesforce Community Cloud permite: 

  • expandir as operações para clientes e parceiros;
  • criar diferentes experiências para demandas específicas;
  • integrar dados, por exemplo, pedidos e informações financeiras;
  • utilizar temas e modelos para criar experiências únicas;
  • gerar conteúdos e veiculá-los em qualquer canal.

Salesforce Platform

Oferece todas as ferramentas necessárias para criar aplicativos na infraestrutura cloud da Salesforce. Assim, você desenvolve sistemas de forma rápida e eficiente, em diferentes idiomas e para acesso em dispositivos variados.

O ambiente é unificado e garante que as equipes de TI e as organizações façam o desenvolvimento com criadores a partir de serviços integrados, ferramentas profissionais e sem código. Por que vale a pena utilizar essa plataforma? A resposta está em ampliar as soluções de vendas e serviços e automatizar processos.

Salesforce Einstein

É a IA da empresa. Com esse software, gestores e desenvolvedores podem criar um assistente inteligente de forma personalizada para atender às suas necessidades. Assim, podem ser gerados bots de compreensão de linguagem natural, interpretação inteligente, saída e entrada de voz etc.

Tudo isso é assegurado por conta dos diferentes recursos disponibilizados pelo Salesforce Einstein. Entre eles estão: 

  • descoberta de insights que trazem perspectivas e dados diferenciados sobre os clientes;
  • previsão de resultados para a tomada de decisão acertada;
  • recomendação das melhores estratégias para aproveitar ao máximo cada envolvimento;
  • automação de atividades rotineiras para garantir que a equipe foque o sucesso do cliente.

Salesforce Commerce Cloud

É uma solução específica para e-commerces. Foca o aumento da conversão de leads ao unificar a experiência de compra e integrar os pontos de contato. Isso garante uma visão completa de atividades, pedidos, inventário etc.

Basicamente, é uma plataforma de vendas online. A IA ainda permite ter uma visão aprofundada do comportamento dos consumidores e ter acesso a dados sempre atualizados.

Como usar a Salesforce em sua estratégia?

As diferentes soluções são utilizadas de forma diferente. Por isso, é necessário avaliar o que a sua empresa realmente precisa para entender o que pode e vale a pena ser feito. Portanto, o primeiro passo é realizar uma análise interna para descobrir: 

  • os desafios a superar;
  • as áreas a priorizar;
  • o orçamento disponível etc.

A partir disso, você pode escolher entre diferentes soluções da Salesforce integradas ou fazer uma implementação gradual. De toda forma, você receberá uma consultoria com especialistas para identificar suas necessidades.

Vale a pena começar, pelo menos, com o CRM. Isso porque todos os dados de outros sistemas poderão ser transferidos de forma segura. Além disso, essa é a solução mais aplicável a empresas de todos os portes e setores.

Também serão fornecidos treinamentos aos colaboradores para que aproveitem o potencial máximo do sistema. E sua empresa contará com um suporte de até 3 meses após a implementação. Esse período é válido para corrigir bugs e problemas de desempenho, além de realizar ajustes.

No caso de pequenas empresas, as dicas são as mesmas. Afinal, a Salesforce é mais utilizada por grandes companhias. Ainda assim, a implementação do software permite profissionalizar a equipe de vendas. Ou seja, você consegue criar um bom método de trabalho e fazer um planejamento bem estruturado.

Outras formas de usar as soluções no seu negócio são: 

  • conhecer os clientes e os leads de forma mais aprofundada para os times de vendas e marketing estabelecerem um relacionamento mais próximo;
  • reduzir a perda de clientes ao criar estratégias de aumento da satisfação. Isso porque são utilizadas informações sobre o comportamento e as preferências dos consumidores.

Tudo isso ajuda na internacionalização de startups. Ou seja, sua empresa tem a chance de expandir suas operações para outros países e aumentar seu market share. Esse processo ajuda, inclusive, nas diferentes fases de financiamento para conseguir viabilizar o seu negócio.

Dessa forma, você utiliza as soluções da Salesforce na sua startup e tem a chance de potencializar os resultados. Afinal, com um CRM qualificado e a oportunidade de ter outras soluções para personalizar o atendimento e o relacionamento com os clientes, a jornada de compra é mais rápida e as etapas do funil de vendas recebem ações mais precisas.

Agora, só falta você continuar recebendo informações valiosas para sua startup. Para isso, curta os perfis da Remessa Online nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram.

Resumindo

O que é Salesforce e para que serve?

A Salesforce é uma empresa de tecnologia que fornece várias soluções empresariais. A principal é um CRM.

O que é trabalhar com Salesforce?

Trabalhar com Salesforce significa utilizar uma das soluções da empresa para facilitar a realização de processos.

O que é um objeto Salesforce?

Normalmente, um objeto nas soluções da Salesforce equivale a uma guia na interface do usuário.

Quais são os produtos da Salesforce?

Os produtos da empresa são: Sales Cloud, Service Cloud, Marketing Cloud, Salesforce Community Cloud, Salesforce Platform, Salesforce Einstein e Salesforce Commerce Cloud.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático