A maneira tradicional de contratar mudou muito nos últimos anos e, por isso, o mercado de trabalho freelancer cresce à cada dia. Conheça mais da nova categoria de profissionais, os chamados freelancers, e quais as áreas estão em alta neste segmento!
Você sabe o que é um freelancer? Trata-se de um profissional que pode realizar trabalhos para diversas empresas pois não possui vínculo empregatício com nenhuma delas. No caso de profissionais de tecnologia e comunicação, por exemplo, basta um notebook com uma boa internet e um espaço tranquilo e pronto, o trabalho pode ser desenvolvido de qualquer lugar.
O freelancer faz seu horário, aceita os trabalhos que quer e trabalha de qualquer canto. Apesar disso, há algumas desvantagens que também devem ser consideradas. Vamos falar delas em breve.
A diferença entre trabalhador remoto e freelancer
Existe muita confusão entre os termos “trabalhadores remotos” e “freelancers”. Pois bem:
Os trabalhadores remotos têm vínculo empregatício, apesar de não trabalharem no escritório da empresa todos os dias. Já os freelancers são prestadores de serviço sem vínculo empregatício com a empresa contratante e que são contratados para um projeto ou um serviço temporário.
Quais áreas contratam freelancers?
Apesar do termo estar muito ligado à profissionais de comunicação e tecnologia, os freelancers estão se espalhando para diversas áreas.
Confira uma lista com algumas opções para sua carreira de freelancer!
Comunicação:
- Redator
- Designer Gráfico
- Social Media
- Tradutor
- Editor de Vídeos
- Fotógrafo
Tecnologia:
- Desenvolvedor de apps
- User Interface Design
- Data Scientist
- Analista de Dados
- Desenvolvedor
- Programador
Beleza, Saúde e Estética:
- Maquiador
- Cabeleireiro
- Estilista
- Personal Trainer
- Vendedor de cosméticos
Diversos:
- Professores de música
- Professores de dança
- Colorista
- Pesquisador
- Revisor
- Jornalista
Leia também:
Como encontrar freelancer no exterior
As vantagens e desvantagens de ser um trabalhador freelancer
Um trabalhador freelancer possui maior liberdade para aceitar projetos e muito mais autonomia em seus trabalhos.
Além disso, controlando bem seus horários, é possível mesclar sua rotina de trabalho com atividades rotineiras, sem precisar faltar um dia inteiro no serviço para ir em uma consulta médica, por exemplo.
Outra grande vantagem é que, em cidades grandes, o profissional freelancer que trabalha em casa não fica exposto à um dos grandes motivos de stress: o trânsito.
Além destas, o que leva muitos profissionais a se tornarem freelancers é a possibilidade de aumentar a renda ou ganhar mais do que em um emprego tradicional, afinal, você pode trabalhar para mais de uma empresa ou cliente ao mesmo tempo.
As desvantagens também são algo à se considerar, já que trabalhos em casa podem reduzir seu contato com pessoas diferentes e afetar suas habilidades sociais.
Caso não haja equilíbrio entre vida profissional e pessoal, é comum que freelancers troquem o dia pela noite e confundam a liberdade de um freela com falta de comprometimento. Isso causa acúmulo de trabalho ou pior, falta dele.
As desvantagens também vem em estigmas sociais, principalmente para os mais novos. É comum que familiares e amigos não levem sua vida como freelancer à sério e tenham certo preconceito por você trabalhar em casa.
Por ser um trabalho sem vínculo empregatício, direitos como 13° salário, plano de saúde, seguro-desemprego, vale transporte e férias remuneradas não se aplicam ao freelancer.
Como receber o salário por realizar trabalho freelancer para clientes do exterior?
Uma das vantagens de ser freelancer é conseguir jobs no mundo todo. As plataformas de emprego estão cheias de clientes internacionais e algumas vezes o pagamento é negociado por fora destes sites. Por isso, é muito importante encontrar uma forma de receber os valores com uma taxa justa para o cliente e você, sem grandes descontos ou burocracia exagerada.
Para receber seu pagamento como freelancer de maneira segura, rápida e sem os descontos que os bancos tradicionais aplicam em remessas internacionais, a melhor opção é a Remessa Online!
A Remessa Online surgiu em 2016, e é um serviço da BeeTech. Uma das fintechs que mais cresce no Brasil. A plataforma é totalmente online e trabalha com as menores tarifas do mercado.
O processo de recebimento é totalmente online e você pode receber salário de serviços prestados no exterior, do Google AdSense, investimentos e até aporte de capital, caso você seja uma pessoa jurídica.
Leia também:
Remessa Online lança plataforma para microempreendedores
Emita gratuitamente o documento necessário para receber do exterior
Se você já prestou, está prestando ou pretende prestar serviços para o exterior, precisará emitir uma invoice para receber pelo trabalho. Trata-se de um documento usado para faturar serviços, fornecido pelo prestador da atividade realizada.
Mas você não precisa se preocupar!
Criamos uma plataforma de geração de invoice para descomplicar a sua vida global. Ela é simples e segura, e está disponível para clientes e não clientes da Remessa Online.