Turismo internacional: é melhor comprar moeda estrangeira ou transferir?

O planejamento financeiro é um dos pontos essenciais para quem deseja fazer turismo internacional. Aqui, é preciso saber qual é a opção mais vantajosa entre comprar moeda estrangeira ou transferir o valor. Aprenda agora!

Vai viajar para o exterior e não sabe se é melhor comprar moeda estrangeira ou transferir o dinheiro? Neste conteúdo comparamos os prós e contras!

Ao planejar uma viagem para o exterior, uma das principais preocupações dos turistas é como levar o dinheiro para outro país, principalmente considerando questões como a conversão da moeda e variações no câmbio.

Nesse momento, existem duas alternativas que devem ser avaliadas: comprar moeda estrangeira ou fazer uma transferência internacional. Para entender qual é melhor para o seu caso, preparamos este conteúdo comparando os prós e contras de cada opção. Acompanhe!

Quais são as vantagens e desvantagens de comprar moeda estrangeira?

Primeiro, listamos os principais pontos que resumem os prós e contras de comprar moeda estrangeira para fazer turismo internacional.

PRÓS 

Maior controle sobre os gastos

Quando você compra moeda estrangeira e leva as notas, é normal separar os valores em pacotes conforme o planejamento financeiro. Como consequência, fica mais fácil manter o controle do orçamento e evitar gastos excessivos.

CONTRAS

Menos segurança

As viagens internacionais costumam exigir que você leve um alto valor para ter segurança e se prevenir contra imprevistos. Por isso, também há mais riscos em relação à segurança diante da maior vulnerabilidade a perdas e furtos.

Limites de valor para levar

Se levar mais de R$ 10 mil para o exterior, é preciso preencher um formulário para levar o valor regularmente para outro país, caso contrário, você pode ter problemas. No entanto, não há cobranças de taxas nessa declaração.

Taxas de câmbio e tarifas mais altas

A compra de moeda estrangeira costuma ter taxas elevadas, principalmente quando é feita de última hora, já que impede uma pesquisa atenta para verificar a conversão e as tarifas.

Quais são as vantagens e desvantagens de transferir?

Para não ficar com dúvidas na hora de escolher, também listamos os prós e contras de transferir o dinheiro para o exterior.

CONTRAS

Necessidade de ter uma conta internacional

A principal desvantagem de transferir o dinheiro é que você precisará de uma conta internacional para movimentá-lo no outro país sem taxas, mantendo o saldo na moeda desejada. Porém, existem diversas opções de bancos de digitais que oferecem essa opção para brasileiros.

PRÓS

Melhor custo-benefício

A transferência pode ser feita de diversas formas. Apesar de as agências bancárias cobrarem taxas na conversão da moeda e na transação, existem plataformas especializadas que garantem um ótimo custo-benefício, com tarifas atrativas. Assim, é possível conseguir custos melhores do que na compra de moeda.

Agilidade no envio

Dependendo da plataforma utilizada para fazer a transferência, o valor é liberado em um dia útil. Além disso, toda a transação é feita pela internet, garantindo mobilidade, praticidade e agilidade.

Possibilidade de saques e débito

Se você tem uma conta internacional, terá acesso ao cartão para fazer transações simples, como saque e débito. Assim, é possível contar com dinheiro em espécie, sacando apenas quando precisar e sem taxas elevadas.

Quais são as outras alternativas para gastar no exterior?

Outras opções para as viagens internacionais é utilizar o cartão de crédito, débito ou pré-pago, que faz a conversão automática. Apesar da praticidade, já que basta ter um cartão internacional de uma conta brasileira, você pagará as taxas bancárias  — que costumam lucrar em cima da conversão do câmbio — e ainda precisa pagar IOF de 6,38% do valor da transação.

Como escolher a melhor opção para fazer transferência internacional?

Para acertar na escolha, é importante comprar os prós e contras para determinar qual atenderá melhor as suas necessidades. A transferência costuma ser mais vantajosa do que comprar moeda estrangeira, já que oferece um ótimo custo-benefício, mas é importante contar com uma plataforma de confiança para aproveitar todos os benefícios.

Na Remessa Online você consegue enviar dinheiro para contas de sua titularidade no exterior com conversão pelo câmbio comercial, e:

  • Custo administrativo competitivo – a partir de 1,3%.
  • IOF, recolhido pela Receita Federa.
  • Tarifa de bancária, que pode ser zerada, dependendo da moeda e do valor

O valor fica disponível em até um dia útil, garantindo toda a agilidade que você precisa.

Gostou de saber as vantagens e desvantagens de comprar moeda estrangeira e transferir? Aproveite e acesse o nosso site para fazer simulações e entender como enviar ou receber dinheiro do exterior!

Resumindo

Prós e contras de comprar moeda estrangeira

Facilidade para controlar gastos;
Mais preocupações com a segurança e perda do dinheiro;
Observação de limites de valores para declarar;
Taxas mais altas na conversão da moeda.

Prós e contras de transferir o dinheiro

Melhor custo-benefício na conversão da moeda;
Agilidade no envio de valores;
Possibilidade de fazer saques e usar o débito;
Necessidade de ter uma conta internacional.