Cartão de crédito no exterior: vale a pena?

Ninguém quer passar imprevistos no exterior, por isso levar um cartão de crédito na viagem pode ser sinônimo de prevenção.

Vale a pena usar cartao de credito no exterior

Ninguém quer passar imprevistos no exterior, por isso levar um cartão de crédito na viagem pode ser sinônimo de prevenção. Mas vale mesmo a pena usar cartão de crédito no exterior? Veja neste artigo o que você paga ao usar um cartão em compras internacionais.

Antes de realizar uma viagem internacional é imprescindível elaborar um bom planejamento financeiro. Nele, você deve fazer uma previsão de gastos, a análise de câmbio, cotação e compra de moeda estrangeira. Além disso, é recomendado analisar a viabilidade da utilização do cartão de crédito no exterior.

Utilizar um cartão de crédito internacional pode ser uma excelente opção tanto para o turista quanto para a pessoa que viaja a negócios. Entretanto, antes de optar por esta modalidade de pagamento, é importante conhecer quais são as suas vantagens e desvantagens e os cuidados que devem ser tomados na hora de utilizar o cartão fora do país.

Neste post, você vai descobrir os benefícios do cartão de crédito internacional e vai conhecer algumas dicas práticas que vão ajudar a minimizar os custos no uso da forma de pagamento. Acompanhe e entenda! 

Quais são as vantagens do cartão de crédito internacional?

Antes de viajar para o exterior é importante verificar quais são as alternativas de pagamento e saque de dinheiro em território internacional. Além dos cartões pré-pagos, outra alternativa muito utilizada são os cartões de crédito internacionais.

Uma das vantagens desta forma de pagamento é que ela pode oferecer a opção de saque em caixas eletrônicos de outros países, o que traz mais tranquilidade para o turista, que não precisa transitar com grandes quantias de dinheiro.

Além disso, a praticidade é outra grande vantagem do cartão de crédito no exterior. Muitas pessoas preferem viajar com dinheiro, mas com isso precisam carregar notas de papel, o que pode ser sinônimo de insegurança, independente do país que estiverem visitando.

Outra vantagem de utilizar o cartão de crédito no exterior é que o consumidor tem alguns incentivos como programa de milhas, descontos em hospedagens, lojas e restaurantes.

Quais são as desvantagens dessa modalidade de pagamento?

Em contrapartida às vantagens, existem alguns pontos de atenção, principalmente relacionados às taxas e impostos associados a este método de pagamento. Ao utilizar um cartão de crédito internacional, são cobradas as seguintes taxas:

  1. Imposto sobre Operações Financeiras (IOF): a alíquota do imposto incidente nas compras e saques internacionais é de 6,38%. Entretanto, estes valores variam de acordo com o tipo de operação e tipo de câmbio.
  2. Taxa de saque: em geral, as operadoras de cartões costumam cobrar uma taxa de saque. Isso significa que toda vez que o consumidor utilizar o cartão para realizar um saque, deverá pagar uma taxa específica relacionada à essa operação.
  3. Taxa de câmbio: outra taxa que impacta diretamente no uso do cartão é a taxa de câmbio. Neste caso, a cotação do câmbio só será fechada no dia do pagamento da fatura do cartão, o que torna difícil saber qual será o valor final gasto. Além disso, a instituição bancária cobra uma margem adicional, acima do câmbio praticado pelo mercado, o que representa um custo extra para o consumidor. 

Além disso, desde março de 2020, entrou em vigor uma nova regra envolvendo o uso de cartão de crédito no exterior. A partir de agora o Banco Central estabelece que os gastos serão convertidos para o real pela cotação do dólar no dia em que foi realizada a compra.

Desde novembro de 2016, as operações de cartão de crédito já podiam oferecer esta modalidade aos clientes. Mas na prática, poucos ofereciam. A partir da mudança, se tornou obrigatória a adaptação.

Com isso, ao comprar pela cotação que vale no dia da compra, o cliente tem maior previsibilidade com relação aos gastos. Antes, o cliente não sabia quanto pagaria, já que a cotação utilizada era do dia do fechamento da fatura, quando a conversão era feita.

Mas será isso uma vantagem ou desvantagem? Na prática, ninguém sabe, porque desde março as viagens internacionais estão mais escassas e pouco se sabe sobre a efetividade na implementação da mudança.

O ponto positivo desta mudança é que agora as instituições bancárias são obrigada a informar a cotação do dólar praticada diariamente. Assim, a cotação deve ser definida na véspera e praticada ao longo do dia seguinte. Não podendo haver alterações na cotação ao longo do dia, como ocorre em casas de câmbio.

Usar um cartão de crédito no exterior pode resultar em salgadas taxas, por isso é preciso atenção aos gastos.

Usar um cartão de crédito no exterior pode resultar em salgadas taxas, por isso é preciso atenção aos gastos.
Usar um cartão de crédito no exterior pode resultar em salgadas taxas, por isso é preciso atenção aos gastos.

Como conseguir um cartão de crédito internacional?

Várias instituições bancárias oferecem cartão de crédito internacional, entre as mais conhecidas estão o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Bradesco, Santander e Itaú.

Além destes, os bancos online também oferecem o serviço de cartão de crédito internacional. Neon, Inter e Nubank são exemplos de bancos que disponibilizam esse serviço.

Leia também: O cartão Nubank é internacional?

Cartão de crédito ou dinheiro? Qual é a melhor opção?

Essa é uma dúvida muito comum de quem vai viajar para fora do país. Em geral, com relação aos custos, a melhor opção será sempre o dinheiro.

O viajante tem a opção de comprar o papel moeda com antecedência, pesquisar preços e fazer um bom planejamento para a sua viagem, reduzindo o risco de sofrer qualquer tipo de imprevisto. Além disso, em alguns lugares, o pagamento em dinheiro pode oportunizar ao viajante negociar descontos.

Por isso, quem não quer viajar com muita moeda em espécie e deseja evitar os custos extras do cartão de crédito, poderá enviar o seu dinheiro para uma conta bancária própria fora do país. Essa é uma ótima opção especialmente se você vai passar uma temporada no exterior.

Como a Remessa Online pode te ajudar?

A Remessa Online permite que você envie dinheiro para o exterior de maneira rápida, segura e com as menores tarifas.

A Remessa é a primeira plataforma de transferências internacionais de qualquer natureza totalmente online do Brasil. Nela, o cliente tem a opção de enviar e receber dinheiro do exterior de forma simples, com pouca burocracia e a um custo menor do que o praticado pelos bancos tradicionais.

Um dos grandes diferenciais da plataforma está no seu cadastro. Ele pode ser feito tanto por pessoas físicas, quanto jurídicas. Na prática, o que muda entre eles diz respeito à documentação necessária para começar a utilizar a plataforma. De qualquer forma, os dois cadastros são bem simples e não envolvem muita burocracia.

Mesmo o dinheiro sendo a melhor opção, é viável ter em mãos um cartão de crédito válido e pensar na estratégia de enviar dinheiro para o exterior usando uma conta bancária. O cartão de crédito auxilia a cobrir qualquer despesa extra ou imprevisto durante a sua viagem e a conta ajuda a economizar com as demais despesas.

Você quer saber mais sobre remessa internacional de dinheiro? Acesse o site da Remessa Online e conheça os nossos serviços.

Resumindo

Como ter um cartão de crédito internacional?

Você precisará encontrar um banco que ofereça esse tipo de cartão. Alguns bancos digitais como o Nubank, Neon e Inter permitem que o pedido seja feito totalmente online e praticam taxas menores.

Quais são as vantagens do cartão de crédito internacional?

O cartão de crédito internacional traz praticidade e segurança caso surjam imprevistos financeiros durante a viagem.

Quanto custa ter um cartão de crédito internacional?

Ao usar um cartão de crédito no exterior você estará sujeito a diversas tarifas como o IOF e a taxa de câmbio. Alem disso, dependendo do cartão poderá haver anuidade e outras tarifas.

Qual a melhor opção para comprar no exterior pagando poucas taxas?

Uma dica é abrir uma conta no exterior e enviar o dinheiro do Brasil através da Remessa Online. Dessa maneira, você poderá sacar no exterior se livrando de muitas taxas.

Como a Remessa Online pode ajudar você?

A Remessa Online permite que você envie dinheiro para o exterior de maneira rápida, segura e com as menores tarifas. Ela é a primeira plataforma de transferências internacionais de qualquer natureza totalmente online do Brasil. Nela, o cliente tem a opção de enviar e receber dinheiro do exterior de forma simples, com pouca burocracia e a um custo mais baixo do que o praticado pelos bancos tradicionais.