Guia definitivo de como viajar por conta própria

Neste artigo, você vai ter acesso a um guia definitivo sobre como viajar por conta própria, com dicas que vão

Saiba o que precisa planejar para viajar por conta própria

Neste artigo, você vai ter acesso a um guia definitivo sobre como viajar por conta própria, com dicas que vão ajudá-lo a entender como planejar a viagem, organizar um roteiro e estruturar as finanças. 

Enquanto algumas pessoas não abrem mão de contratar agências de turismo para organizar as suas viagens, outras preferem viajar por conta própria, montando o próprio roteiro e planejando sozinhas cada detalhe da sua viagem.

Existem vantagens e desvantagens de viajar por conta própria, entretanto, não existe certo ou errado. O mais indicado é que o turista escolha a opção que melhor se adapta ao seu perfil e objetivo da viagem.

Ainda, você vai ter acesso a dicas de hospedagem, locomoção, documentação, entre outros pontos importantes e que devem ser observados ao montar sozinho um plano de viagem.

Ficou curioso? Então continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Organizar a uma viagem por conta própria pode trazer uma economia significativa, além de permitir que você pesquise bastante sobre o destino para onde vai.
Organizar a uma viagem por conta própria pode trazer uma economia significativa, além de permitir que você pesquise bastante sobre o destino para onde vai.

Os benefícios de viajar por conta própria

A tecnologia e o acesso à internet permitiram que as pessoas pudessem programar sozinhas as suas viagens. Hoje, é possível fazer tudo de forma totalmente online: comprar passagens aéreas, reservar hotéis, alugar carro e até mesmo comprar tickets de ingressos para atrações ao redor de todo o mundo.

Além de representar a oportunidade de economizar dinheiro, organizar a sua própria viagem é uma forma de começar a viajar antes mesmo de chegar ao seu destino.

A pesquisa sobre a cultura local, atrações, hospedagem e restaurantes já transporta o turista para o seu destino e permite que ele aproveite ainda mais cada detalhe, absorvendo informações que vão enriquecer o seu passeio e tornar a experiência final mais rica.

Como planejar a sua viagem

O primeiro passo para organizar sua viagem por conta própria é realizar uma pesquisa aprofundada sobre o local de destino.

Você deve entender como é a cultura local, quais são os cuidados que os turistas devem ter ao visitar o país, a logística necessária para se locomover — trem, metrô, táxi, aluguel de carro, etc.—  a documentação necessária para ingresso no país — passaporte, visto, etc.—, enfim, deve fazer uma lista com todas as informações importantes relacionadas ao seu destino.

O segundo passo é o orçamento. Depois de coletar todas as informações sobre o local que você deseja conhecer, será o momento de fazer um levantamento de custos: quanto dinheiro você precisa para a sua viagem?

No orçamento você deve contemplar: passagens aéreas, hospedagem, alimentação, locomoção, ingressos em atrações e despesas com compras. É sempre bom acrescentar um valor a mais para cobrir possíveis despesas emergenciais que possam surgir.

Se você vai viajar para fora do país e o seu destino exige visto, é preciso incluir a despesa para obtenção do documento, já que geralmente o custo é significativo e pode representar uma parcela importante do seu orçamento.

Depois de ter planificado todas as informações sobre o destino e os custos, é hora de buscar as passagens aéreas. Com elas em mãos, você já pode providenciar as reservas em hotéis e a compra online dos tickets para visitação de museus.

Como encontrar os melhores preços

A melhor forma de conseguir bons preços na compra de passagens aéreas e de hospedagem em hotéis é antecipando ao máximo a sua compra. Por isso, recomendamos que quando você decidir fazer a viagem e já tiver organizado o seu orçamento e a documentação, já compre as passagens aéreas.

Existem aplicativos específicos que comparam os preços das companhias aéreas e podem ajudar na hora de escolher a passagem mais em conta. Você também pode usar aplicativos para comprar preços de estadias em hotéis, geralmente, o turista encontra excelentes opções.

Cuidados que devem ser tomados ao viajar por conta própria

Se você decidiu viajar por conta própria, o que precisa ter em mente é que o sucesso da sua viagem depende basicamente do seu planejamento.

Antes de comprar qualquer passagem ou reservar um hotel, faça uma lista com todas as informações sobre o local de destino, o orçamento que você tem disponível e uma previsão de custos. Lembre-se também de ter muita atenção com a documentação exigida para ingresso no país.

Em alguns lugares, como países da União Européia, por exemplo, um passaporte válido é suficiente para ingressar no país. Entretanto, outros países como os Estados Unidos, exigem um visto, que deve ser feito junto ao Consulado. 

Também é importante ressaltar que muitos países exigem a contratação de um seguro viagem internacional para permitir a entrada do turista no país. Se atente a isso e contrate um seguro antes de viajar. Na Europa, por exemplo, os países do Tratado de Schengen exigem esse seguro.

Os países europeus que exigem seguro viagem são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Liechtenstein, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca Suécia e Suíça.

Mesmo que o país para onde você vai não exija um seguro viagem, é prudente contratar um. Isso dá uma segurança extra durante a viagem.

Se o destino exigir visto, providencie o documento antes mesmo de comprar as suas passagens, já que você não sabe qual será o prazo de confecção do documento ou ainda, se o governo do país autorizará a sua entrada no território.

Existem ainda alguns países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação, um documento comprovando que o turista tem vacinas específicas. Se for este o seu caso, além de fazer a vacina, você precisa providenciar o Certificado junto à ANVISA.

Como você pode ver, viajar por conta própria é sinônimo de economia. Para quem gosta de começar a viajar antes mesmo de sair de casa, todo o processo que envolve a pesquisa e o planejamento é muito bacana. Se este é o seu caso, coloque nossas dicas em prática e comece a organizar a sua próxima viagem hoje mesmo. 

Você vai viajar por conta própria para fora do país? Então aproveite para conferir nosso post com tudo que você precisa saber antes de viajar para o exterior!

Use a Remessa Online para te ajudar a programar sua viagem ao exterior

Se precisar pagar despesas de hospedagem ou outras despesas internacionais você vai precisar fazer uma transação para fora do país. A melhor maneira de economizar nesse processo é usando a Remessa Online.

A Remessa Online tem o menor custo de envio do mercado, apenas 1,3%. Além disso, o dinheiro é enviado em até 1 dia útil. A plataforma é simples de usar e totalmente em Português! O suporte no site também é em Português e está a postos para esclarecer suas dúvidas.

Resumindo:

Vale a pena viajar por conta própria?

Com certeza! Além de economizar, o turista pode pesquisar sobre o seu destino e começar a curtir a viagem meses antes dela acontecer.

Como planejar uma viagem internacional?

Faça uma pesquisa sobre o seu destino levantando informações sobre costumes locais, preços, locomoção, regras relativas à documentação e hospedagem. Se atente também sobre a possível necessidade de vacinação ou seguro viagem.
Conhecer a cultura e entender como as pessoas se comportam no país também é muito importante, já que você é turista e deve respeitar os costumes locais.