Wire transfer: o que é? Como fazer?

O que é wire transfer

Veja neste artigo o que é uma wire transfer, como fazê-la, quais as semelhanças entre wire transfer e uma TED e como usar a Remessa Online para realizá-la

Wire Transfer é o nome técnico para transferências internacionais de dinheiro por meio eletrônico. Tratam-se das transferências de dinheiro entre instituições financeiras de diferentes países, como as realizadas pela Remessa Online.

Por que se chama wire transfer?

O nome wire transfer se deve ao fato de que elas começaram na época do telégrafo. Quando uma pessoa no Brasil precisava enviar dinheiro para outra pessoa nos Estados Unidos, o que os bancos faziam era informar um ao outro por telegrama que o cliente brasileiro estava mandando dinheiro para o cliente norte-americano. A mensagem era encaminhada pelos fios do telégrafo, ou wire, em inglês.

Na prática, o banco brasileiro recebia o dinheiro do cliente remetente, e guardava consigo, enquanto o banco norte-americano depositava o dinheiro na conta do cliente beneficiário. Depois os dois bancos somavam os telegramas de transferências e pagavam entre si apenas a diferença entre os vários envios.

Ainda hoje o procedimento por trás de um envio é muito similar a essa sistemática original. A diferença é que hoje as mensagens circulam por mensagem eletrônica, no caso da SWIFT, ou pela blockchain, no caso da Ripple, parceira da Remessa Online. Também no caso de uma TED, DOC ou pagamento de boleto há troca de mensagens, que são realizadas de forma eletrônica pela Câmara Interbancária de Pagamentos.

Como pagar ou receber uma wire transfer

Quando constar em uma invoice ou fatura que o meio de pagamento aceito para aquele produto ou serviço é uma wire transfer, significa que você tem que fazer uma remessa internacional para a conta que está discriminada no documento. Basicamente, você terá que enviar dinheiro para uma conta no exterior.

Para fazer isso, basta se cadastrar na Remessa Online e fazer o envio de dinheiro para a conta no exterior. Os dados necessários para pagamento, como os códigos IBAN e SWIFT/BIC da conta, devem estar discriminados na invoice. 

Já se precisar receber por wire transfer, caso do AdSense, Spotify, AirBnB e outros, o procedimento é o mesmo para receber dinheiro do exterior. Neste caso, quem deve fornecer os códigos IBAN e SWIFT é você, mas fique tranquilo, eles estão disponíveis na sua área logada na Remessa Online.

Resumindo

O que é uma wire transfer?

Wire Transfer é o nome técnico para transferências internacionais de dinheiro por meio eletrônico. Tratam-se das transferências de dinheiro entre instituições financeiras de diferentes países.

Como fazer uma wire transfer?

Basta se cadastrar na Remessa Online e fazer o envio de dinheiro para a conta no exterior. Os dados necessários para pagamento, como os códigos IBAN e SWIFT/BIC da conta, devem estar discriminados na invoice do pagamento.