Taxas do Airbnb: como pagar menos impostos e receber mais rápido do serviço

Conheça quais são as taxas e impostos cobrados para anfitriões e hóspedes no Airbnb.

taxas do airbnb

Alugar um quarto ou imóvel no Airbnb é uma excelente forma de gerar renda. Contudo, antes de se tornar um anfitrião e receber os primeiros hóspedes, é preciso conhecer as taxas do Airbnb e impostos incidentes em cada reserva. 

A plataforma usa estruturas de taxas para diferentes tipos de anfitriões e os impostos variam de acordo com a localização do imóvel. Acompanhe o artigo abaixo e saiba mais sobre o tema. Vamos lá?

Entenda as taxas do Airbnb

No preço das reservas estão incluídas algumas taxas do Airbnb que são cobradas para os hóspedes e anfitriões. Em geral, o objetivo dessas tarifas é cobrir as despesas operacionais do Airbnb como atendimento 24 horas, serviços e outros custos. 

Atualmente, a Airbnb conta com duas estruturas de taxas diferentes: uma taxa compartilhada entre hóspedes e anfitriões e uma cobrada apenas para os anfitriões. 

Os donos das propriedades podem escolher entre a taxa compartilhada ou somente para anfitriões. Para tanto, basta acessar a opção “Taxa de Serviço” na área de “Pagamento” do sistema.

Como declarar dinheiro recebido do exterior no Imposto de Renda?

Taxa compartilhada entre hóspede e anfitrião

A taxa de serviço para anfitriões é padrão para acomodações individuais, mas ela varia entre 3% até 15% em alguns casos específicos como:

  • Anfitriões da modalidade Airbnb Plus;
  • Anúncios com política de cancelamento rigorosa; 
  • Anfitriões com acomodações na Itália e na China continental.

Essa taxa é deduzida automaticamente do pagamento do Airbnb feito aos anunciantes. O valor é calculado com base no subtotal da reserva que inclui a diária, taxa de limpeza e de hóspede adicional. Excluindo os impostos e as taxas do Airbnb. 

Por outro lado, a taxa de serviço para hóspede é exibida apenas para os hóspedes no checkout, antes de fazer a reserva. Mas ela costuma ser inferior a 14,2% do valor do subtotal da acomodação. 

Taxa apenas para anfitriões

Essa é uma das taxas do Airbnb aplicadas para hotéis e outras empresas de hospitalidade. Foi criada para que os estabelecimentos tenham controle sobre o valor pago pelos hóspedes. 

Normalmente, o valor das tarifas varia entre 14% a 20%. Também há uma taxa extra de 2% nos anúncios com política de cancelamento rigorosa. Para as acomodações localizadas na China Continental o valor é ainda menor, de apenas 10%. 

Quais são as taxas cobradas pelo PayPal em transferências internacionais.

as taxas do airbnb são variaveis
As taxas do Airbnb são variáveis

Impostos do Airbnb

O imposto de serviço também incide nas taxas do Airbnb. Atualmente, esse tributo é cobrado em acomodações localizadas nos seguintes países:

  • União Europeia;
  • América Latina;
  • China;
  • Coreia do Sul;
  • Arábia Saudita;
  • África do Sul;
  • Austrália;
  • Nova Zelândia;
  • Singapura;
  • Malásia.

Os tributos variam de acordo com a legislação de cada país, por exemplo, nas acomodações dos países europeus e da América Latina incidem o Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Já no Japão, é cobrado imposto JCT e na Austrália, Nova Zelândia, Malásia e Singapura o GST. 

O imposto é deduzido do pagamento e calculado com base no valor da taxa de serviço do anfitrião. Caso a reserva seja alterada, o imposto deve ser ajustado de acordo com o novo valor. 

Aprenda a precificar corretamente seu imóvel no Airbnb.

Como pagar menos impostos? 

Nem todos os rendimentos que os anfitriões recebem são tributáveis. Para pagar menos impostos, o recomendado é conversar com um contador sobre as possíveis isenções que você pode obter pelo Airbnb. 

Além disso, o contado irá orientar sobre a alíquota dos impostos cobrados na região onde você mora. Com essas informações em mãos, é possível ter uma base do quanto será descontado em cada reserva feita na plataforma. 

Como receber o dinheiro do Airbnb?

Depois das taxas do Airbnb serem descontadas, os pagamentos são emitidos em até 24 horas após a data do check-in. Contudo, o prazo para o dinheiro ser enviado para sua conta bancária varia de acordo com o método de pagamento escolhido. As opções disponíveis no Airbnb são:

Receba pagamentos do exterior por produtos exportados com a Remessa Online

Para receber o pagamento das suas reservas do Airbnb mais rápido, a Remessa Online é uma ótima opção. A plataforma brasileira é 100% online, econômica e prática para enviar e receber dinheiro do exterior. 

Algumas vantagens da Remessa Online são: 

  • Recebimento do dinheiro em até 2 dias úteis;
  • A moeda é convertida pelo câmbio comercial e sem cobranças de taxas adicionais;
  • Isenção de tarifa bancária para envios acima de R$2.500 ou com custo fixo de R$5,90 em valores menores;
  • Conta gratuita e sem cobrança de taxas extras;
  • As transações da Remessa Online são regulamentadas pelo Banco Central, por isso são tão seguras quanto as dos bancos. 

Para receber dinheiro do exterior pela Remessa Online é muito simples, basta fazer o seu cadastro gratuito em menos de 5 minutos. 

Continue acompanhando o blog da Remessa Online e fique por dentro de outras vantagens para enviar e receber dinheiro do exterior.