Brazil IT Plus: conheça o programa de fomento à exportação de serviços de TI

Brazil IT Plus é o programa de fomento à exportação de serviços de tecnologia da informação

A crise econômica no Brasil e as mudanças na tributação dos Estados Unidos estão aumentando o interesse das empresas pela exportação de serviços. Algumas empresas já estão se movimentando e buscando formas de tornar a oferta de seus serviços possível nos EUA. Neste artigo, vamos apresentar o programa Brazil IT Plus, uma iniciativa de fomento à exportação de serviços de TI. Confira!

O Brasil está entre os 10 países do mundo todo que mais investem em Tecnologia da Informação. Em 2017, 38 bilhões de dólares foram investidos, de acordo com os dados da Associação Brasileira das Empresas de Software – Abes. O dado mostra o potencial da escalabilidade das empresas, que pode ser aplicado em outros mercados. 

O que falta ainda é um pouco mais de conhecimento sobre como inserir a empresa no mercado de outros países. Há vários programas de fomento à exportação de serviços. O Brazil IT Plus é uma delas, e pode ajudar os empreendedores do setor de Tecnologia da Informação com esse processo.

O que é a Brazil IT Plus?

A Brazil IT+ é uma iniciativa formada por instituições e empresas que acreditam na capacidade do setor de Tecnologia da Informação brasileiro de criar e desenvolver negócios sólidos no exterior. 

A iniciativa é uma forma de certificar a competência e a qualidade do setor no Brasil, assegurando a entrega de soluções eficientes, inovadoras e práticas. A Brazil IT Plus forma times de empresas que contam com atributos fundamentais para entender o mercado estrangeiro. Algumas frentes são business expertise, criatividade, flexibilidade, diversidade, infraestrutura e tradição na realização de parcerias sólidas.

O objetivo do programa é desenvolver uma agenda de internacionalização de empresas e de promoção das exportações. Para isso, a marca é usada por organizações do Governo e do setor privado em projetos estruturados para o fomento comercial e em ações de relacionamento com clientes, potenciais compradores de serviços brasileiros, formadores de opinião e imprensa internacional.

O projeto foi criado em 2005. Desde então, atua na participação de delegações brasileiras em congressos e feiras internacionais, em missões empresariais e convidando jornalistas, formadores de opinião e potenciais compradores a conhecer a expertise brasileira neste setor.

Exportação de serviços é visto como oportunidade para empresas de TI brasileiras

O cenário econômico desafiador que o Brasil vem enfrentando desde 2015 tem feito as empresas buscarem oportunidades de negócio em outros países. O objetivo é reduzir a dependência no mercado interno. 

A prova desse comportamento está nos investimentos que já estão sendo feitos no exterior. Em 2017, as empresas brasileiras aumentaram seus investimentos em 71,9%. Nesse mesmo período, o investimento interno foi de apenas 39%. Os investimentos são altos, mas o retorno ainda é baixo. Em média 24% da receita dessas empresas vem de outros países. Apesar disso, as companhias seguem prospectando o mercado internacional. O objetivo de conquistar novos clientes e ampliar a participação no exterior. 

Iniciativas como a Brazil IT+ são fundamentais para continuar estimulando a exportação se serviços de TI. Elas ajudam a aumentar o contato entre empresas e clientes, bem como o interesse pelos fornecedores brasileiros.

Por meio da Remessa Online é possível receber por serviços prestados ao exterior. Negócios como service desk internacional, fábricas de software ou consultorias de implantação de sistemas podem usar a nossa plataforma. Aproveite para nos conhecer melhor.