Como receber dinheiro do Japão?

Como receber dinheiro do Japão?

Receber dinheiro do Japão é uma operação mais comum e necessária do que parece. Atualmente a presença de imigrantes brasileiros no Japão voltou a ser relevante. De acordo com o Consulado Geral do Brasil em Tóquio, o número de brasileiros residentes no país chegou a 198 mil pessoas em 2018. Este número inclui 15 mil pessoas a mais que em 2013, quando o fluxo migratório voltou a crescer.

O imigrante japonês, ou dekassegui, é em sua maioria um trabalhador que busca gerar renda para voltar ao Brasil e iniciar alguma iniciativa de trabalho. A Associação Brasileira de Dekasseguis conta inclusive com uma parceria com o Sebrae para ajudar o imigrante que volta ao Brasil para usar a sua renda na abertura de um novo negócio.

Como se instalar e trabalhar no Japão

O governo japonês criou uma cartilha com as orientações necessárias para um brasileiro interessado em migrar para o Japão. Ela traz todas as instruções para instalação no país, tanto em relação à legislação quanto a serviços como educação e aluguel.

O imigrante que se instala no Japão precisa ter uma qualificação de permanência. Essa documentação é solicitada quando se desembarca no país, no momento em que é carimbado o passaporte. A qualificação de permanência está relacionada ao visto que a pessoa tira antes de sair do Brasil.

O visto de trabalho no Japão dura até três anos. Quem pretende ficar mais do que esse período precisa fazer uma solicitação no escritório local de imigração. Além disso, o imigrante que vai permanecer mais de 90 dias no país precisa solicitar na prefeitura da cidade em que vai morar o registro de estrangeiro residente.

Como enviar dinheiro do Japão para o Brasil

Na Remessa Online é possível receber transferências diretamente em iene para reais no Brasil. Para isso, o familiar do imigrante que será beneficiário da Remessa deve se cadastrar na nossa plataforma.

Uma vez cadastrado, acesse a área do cliente e clique em novo recebimento. Você poderá escolher entre sete diferentes moedas de recebimento: dólar americano, euro, libra esterlina, dólar canadense, dólar australiano, franco suíço e iene. Ao escolher iene, você terá acesso aos seus códigos IBAN e SWIFT exclusivos para recebimento. É só compartilhar esses dados com o parente que está no Japão.

De lá, ele deverá acessar o banco dele no país e programar uma remessa para a conta indicada. Quando o dinheiro chegar ao Brasil você será informado por e-mail. Indique a natureza “transação entre pessoas físicas”. Se o valor for superior a USD 20 mil, será necessário incluir um documento que comprove a origem dos recursos, como uma declaração de imposto de renda do familiar que mora no Japão. Lembre-se que quem mora no exterior precisa declarar imposto de renda.

Pronto, o dinheiro estará disponível para resgate na sua conta no Brasil. Cadastre-se em nossa plataforma e faça uma experiência de transferir dinheiro do Japão para o Brasil.