As melhores carreiras para ser um nômade digital

Como ser um nômade digital

Veja quais são as melhores opções de carreira para o empreendedor que deseja ser nômade digital e trabalhar de qualquer lugar fazendo seu próprio horário.

Trabalhar de casa ou em um café em qualquer lugar do mundo é o sonho de centenas de pessoas que desejam mais flexibilidade de horário. E para empreendedores que prestam serviços para clientes no exterior, a internet torna possível ter uma carreira fora do convencional. Assim, ao se tornar um nômade digital, você pode decidir as suas horas de trabalho e de qualquer país, usando a tecnologia a seu favor. 

E certamente esse tipo de carreira tem se tornado cada vez mais popular e atraído pessoas de todas as idades. Afinal, ser um nômade digital proporciona maior liberdade de tempo e opções para investir na atividade. 

Confira o artigo a seguir e descubra quais são as melhores carreiras para ser um nômade digital e como você pode receber pelos seus serviços prestados para clientes no exterior. 

Como começar a ser nômade digital?

O primeiro passo fundamental para ser um nômade digital é ter uma excelente e confiável conexão à internet, sobretudo se os seus clientes estão localizados em outros países e você deseja trabalhar enquanto viaja o mundo. Afinal, mesmo com liberdade e autonomia de um nômade digital para prestar serviço de qualquer lugar, é essencial manter o compromisso em relação a prazos. 

Além disso, caso o cliente necessite de orientações ou deseje acompanhar o andamento do trabalho, é importante fazer contato constante. Você pode usar e-mail, as redes sociais ou até mesmo realizar vídeo chamadas. Essas ferramentas facilitam a comunicação entre o nômade digital e seu cliente e dão mais segurança à seriedade de seu trabalho. 

Melhores carreiras para ser um nômade digital

Mas não é todo tipo de trabalho que permite ser feito de forma remota. Por isso, confira a seguir cinco opções de carreiras para investir nessa área:

Produtor de conteúdo

Pessoas físicas ou microempreendedores que trabalham com comunicação podem ser nômades digitais investindo em produção de conteúdo para a internet. O nômade digital pode trabalhar para diversas plataformas e abordar vários assuntos. 

Além de textos, você pode ainda produzir vídeos, fazer fotos, gerenciar redes sociais, entre outros. Se você é jornalista, use sua experiência para oferecer seus serviços. Mas saiba que não é necessário ter formação em jornalismo para ser nômade digital e criar conteúdos. Se você escreve bem e domina determinados assuntos, pode seguir essa carreira. 

Criação e gerenciamento de sites

Se desenvolver plataformas for o seu forte, você pode ser nômade digital na área de programação para a web e criar sites, inclusive para clientes de fora do país. Programadores, web designers e, mais atualmente, UX desginer são carreiras em expansão para quem deseja ser um nômade digital. Usar seu conhecimento em tecnologia e informática pode ser uma grande vantagem para começar seu próprio negócio.

Leia também: Como encontrar trabalho freelancer no exterior

Vendas

O e-commerce tem crescido bastante nos últimos anos com um número cada vez maior de pessoas que preferem fazer compras online a ir em lojas físicas. Portanto, é uma boa oportunidade para se trabalhar como nômade digital. 

Assim, se você tem talento para vender mas faz questão de uma vida nômade, essa pode ser uma excelente alternativa para iniciar sua carreira online. Com a internet, o acompanhamento de vendas ainda é facilitado por meio de serviços online voltado para o e-commerce. Você pode usar plataformas prontas, como Amazon ou Mercado Livre, ou criar sua própria plataforma.  

As principais vantagens de ser um nômade digital são horário flexível, possibilidade de trabalhar de qualquer lugar e para clientes do mundo todo.
As principais vantagens de ser um nômade digital são horário flexível, possibilidade de trabalhar de qualquer lugar e para clientes do mundo todo.

Oferecer cursos

Você pode ainda vender o seu conhecimento e assim virar um nômade digital. Toca guitarra? Conhece sobre fotografia? Não importa qual nicho você domina, faça cursos online e venda para pessoas interessadas em aprender. Além disso, também pode trabalhar para clientes estrangeiros oferecendo aulas de português, por exemplo. 

Você pode usar o Skype, Google Hangouts ou o próprio Whatsapp. Assim, não é necessário estar no mesmo continente do estudante. E também é uma comodidade para quem deseja aprender, quando e de onde quiser. 

Tradutor

Se você tem fluência em algum idioma estrangeiro, use as suas habilidades para trabalhar como tradutor. Muitas empresas internacionais adotam o trabalho remoto e contratam freelancers para trabalhos fixos ou conforme a demanda. 

Assim, como você pode ver, opções não faltam para que você comece a investir na carreira de nômade digital. Utilize os seus conhecimentos para ganhar dinheiro pela internet e ganhe flexibilidade e autonomia, sendo o seu próprio chefe. Claro, isso não significa trabalhar pouco, mas você certamente tem mais liberdade para fazer seus horários. 

Remessa Online: como receber pagamentos no exterior

Se você é empreendedor independente e presta serviço para clientes no exterior, pode utilizar a Remessa Online para receber o pagamento pelo seus serviços. 

Por meio da plataforma online, você faz e recebe transferências internacionais em até 1 dia útil, sendo pessoa física ou jurídica. No caso de MEI e ME há um cadastro simplificado e automatizado na própria plataforma.

As tarifas praticadas pela Remessa Online são as mais baixas do mercado e a plataforma envia dinheiro para mais de 100 países. O cadastro é gratuito e a transferência é feita de maneira simples e intuitiva. 

Acesse o site da Remessa Online e confira.