Vantagens e desvantagens de se tornar um nômade digital

saiba quais são as vantagens e desvantagens de ser um nomade digital

Liberdade de horários, de local de trabalho… os benefícios de ser um nômade digital são muitos, mas também há desvantagens que precisam ser avaliadas. Confira neste artigo as vantagens e desvantagens de se tornar um nômade digital e veja se esse estilo de trabalho se enquadra no seu perfil.

Trabalhar com flexibilidade de horário e de qualquer lugar do mundo. Para muitas pessoas, esse é o cenário de vida perfeito, mas que já é a realidade vivida pelos nômades digitais.

Para empreendedores que prestam serviços para clientes no exterior, seguir esse caminho é bastante atrativo. Afinal, com mais flexibilidade de horário, os nômades digitais podem exercer suas atividades profissionais, inclusive enquanto viajam, seja pelo Brasil ou ou outro país do mundo. 

Mas saiba que, assim como em qualquer outra profissão, sempre vão existir  algumas pedras no caminho, até para os nômades digitais. Confira o artigo abaixo e descubra as principais vantagens e desvantagens para quem segue este estilo de vida.

Como ser um nômade digital?

Antes de conhecer as principais vantagens e desvantagens de ser um nômade digital, entenda que para trabalhar nessa carreira, ter um computador com excelente e confiável acesso à internet é fundamental.

Assim, você poderá prestar serviços para os seus clientes no exterior sem problemas. Além disso, mesmo trabalhando de forma remota, esteja sempre disponível para tirar dúvidas. Nesse caso, o uso de-mail, redes sociais, aplicativos de mensagens e vídeo, como WhatsApp ou Skype, entre outras ferramentas, facilitam o contato dos nômades digitais com os clientes. 

Contudo, nem todo tipo de trabalho pode ser feito de forma remota. Profissões como jornalista, produtor de conteúdo, web designer, fotógrafo, editor, vendedor em e-commerce, tradutor e professor online são as que, geralmente, entram na lista dos nômades digitais. 

Leia também: As melhores carreiras para ser um nômade digital

Então, se você tem interesse em seguir na profissão, veja quais são as principais vantagens e desvantagens.

um nômade digital tem mais liberdade para trabalhar, mas senso de responsabilidade e organização também precisam ser elevados.
Para que o trabalho como nômade digital dê certo, a pessoa precisa de organização e responsabilidade pois irá gerir seu próprio tempo.

Vantagens de ser um nômade digital

Alguns dos principais benefícios de trabalhar como nômade digital são:

Flexibilidade de horário

Você não terá horário fixo e, sendo próprio do próprio negócio, pode trabalhar de acordo com o seu volume de produção E quem define como isso será feito é o nômade digital. De manhã, tarde ou à noite, seja por 30 minutos ou quatro horas. Você é quem decide.

Conhecer pessoas

Podendo trabalhar de qualquer lugar, os nômades digitais costumam viajar enquanto prestam seus serviços. Assim, pode conhecer novas pessoas, lugares e culturas, ampliando seu leque de conhecimento e contatos. 

Sem escritório fixo

Há também a liberdade geográfica, já que o nômade digital pode escolher o local, a cidade e até o país onde quer morar ou passar uma temporada sem precisar deixar de trabalhar. Nesse caso, o que muitos fazem, é escolher uma cidade com custo de vida mais baixo e economizar dinheiro para viajar para outros lugares. 

Gerenciamento

Em outras palavras, você é o seu próprio chefe. Irá gerenciar e comandar todas as etapas do seu trabalho. Os nômades digitais também fazem as suas próprias regras, metas e prazos a cumprir. Uma grande oportunidade de ampliar conhecimentos.

Desvantagens de trabalhar como nômade digital

Mas assim como em outras profissões, trabalhar como nômade digital também apresenta seu lado negativo. Acompanhe:

Falta de rotina

Para muitas pessoas, essa pode ser uma vantagem, mas para os nômades digitais  a falta de rotina se torna um problema se não tiver muito planejamento e organização. Ainda, é preciso cuidado extra para não confundir a hora do trabalho com o lazer e, assim, cair na procrastinação.

Instabilidade financeira

Nem todo mês pode ser de grande produção para os nômades  digitais. Você pode ganhar muito bem em um determinado período, mas o volume de trabalho pode ser bem menor em outro mês. A não ser que você tenha contrato fechado com clientes fixos. Mas ainda sim, é um risco. Por não trabalhar com carteira assinada, nada garante que o cliente não queira encerrar os trabalhar de forma inesperada.

Assim, sempre busque ter uma reserva de emergência para os meses de pouco trabalho. 

Solidão

A vida de um nômade digital também pode ser bastante solitária, mesmo que você tenha a vantagem de conhecer muitas pessoas diferentes todos os dias. Além disso, é importante levar em conta que você passa boa parte do tempo longe da família e dos amigos mais próximos.

Não tem moradia

Os nômades digitais não tem um endereço fixo, afinal, a maioria dos profissionais escolhe viver em diferentes lugares do globo durante um período de tempo. O que muitos fazem, no entanto, é manter uma base fixa em uma cidade para garantir residência em caso de necessidade.

Remessa Online: como receber pagamentos no exterior

Se você é empreendedor independente e presta serviço para clientes no exterior, pode utilizar a Remessa Online para receber os seus pagamentos de diferentes países.

Por meio da plataforma online, você recebe transferências internacionais em até um dia útil e com taxas mais econômicas em relação aos bancos tradicionais. O cadastro é gratuito e a transferência é feita de maneira simples e intuitiva. 

Veja como é fácil receber dinheiro do exterior com a Remessa Online: